O que é ANA - Aviso de Negociação de Ações

ANA – Aviso de Negociação de Ações

O que é ANA – Aviso de Negociação de Ações. significado, conceito, para que serve e como funciona.

O que é ANA – Aviso de Negociação de Ações

ANA – Aviso de Negociação de Ações é um comprovante que é emitido e distribuído pela BOVESPA. O seu objetivo é fornecer ao investidor a relação de todas as operações financeiras realizadas em seu nome.

O relatório é enviado de maneira quinzenal para o investidor para o seu endereço cadastrado na corretora de valores a qual está atrelada  a ele.

Vale ressaltar que, caso o corretor acabe investindo em mais de uma corretora de valores, consequentemente acabará recebendo dois relatórios ANA.

Dentre as informações contidas no documento ANA estão discriminadas as compras e vendas realizadas pelo corretor nos últimos 15 dias, de maneira bem detalhada.

Como o ANA é um conjunto de documentos que faz parte de um conjunto de investimentos, acaba sendo analisado em conjunto com outros documentos do investidor financeiro.

Esses documentos pertinentes ao ANA, são baseados nas operações da Bolsa. Sendo assim, as notas de corretagem e os extratos mensais acabam se tornando pertinentes na categoria.

Banner will be placed here

Entenda a função do ANA

A relação de movimentações que é fornecida pelo ANA acaba se tornando essencial para que o investidor tome as rédeas de suas decisões no âmbito financeiro e empresarial.

Vale ressaltar que como a corretora de investimentos pode realizar somente operações com a devida autorização do investidor, tudo o que estiver listado no ANA deve acabar correspondendo às movimentações dele no fim das contas.

Outrossim, a Análise Bolsista de Avaliação técnica nos dados financeiros publicados pelas empresas em títulos negociados na bolsa de valores são discriminados pelo ANA.

ANA e comparações de teor financeiro

Sendo assim, as previsões de agentes especializados no mercado financeiro, e dos dados disponibilizados no mercado, tais como: cotações, lucro por ação ou dividendos; objetiva uma comparação dos dados entre si e de outras empresas.

A comparação dos dados financeiros entre diferentes companhias, ocorre para selecionar as melhores empresas e os melhores mercados disponíveis para investimento.

Destaca-se ainda em relação a ANA que a principal diferença entre uma análise bolsista e uma fundamentalista é a utilização de rácios (múltiplos mercados).

A análise bolsista tem o intuito de efetuar diferentes comparações entre diferentes empresas existentes no mercado financeiro.

Os tipos de rácios mais utilizados na análise bolsista são: PER (Price Earnings Ratio), PBV (Price Book Value) e PCF (Price Cash Flow).

Características do ANA

O ANA, possui algumas características que tornam esse serviço oferecido pela BOVESPA, algo único no mercado de investimentos financeiros.

Dentre as suas principais características podemos ressaltar:

  • A opção de acessar os comprovantes de teor financeiro exclusivamente pela internet, por meio eletrônico através do CEI – Canal Eletrônico do Investidor;
  • Como já dito anteriormente, caso o investidor opte por não acessar seus comprovantes pelo canal eletrônico, é possível receber no seu endereço físico;
  • Os comprovantes do ANA são emitidos de maneira quinzenal pela B3, não sendo possível mudar a periodicidade em que eles são emitidos.

Essas são algumas das principais características do ANA, por meio delas é possível entender melhor como funciona esse conceito do mercado financeiro que é tão usado pelos investidores da bolsa.

Cadastro do ANA

É importante ressaltar que para que o investidor acabe recebendo os seus comprovantes financeiros por meio do ANA é necessário realizar um cadastro.

Como já dito anteriormente, é possível acessar as informações do ANA por meio do CEI. O acesso eletrônico realizado pela plataforma é feito por meio de uma página criptografada e de um teclado virtual.

Em relação ao comitente, é válido ressaltar que ele pode acabar cancelando o envio do informativo em papel pelo correio ou cancelar o acesso eletrônico.

Caso o investidor acabe não se manifestando quanto ao acesso, ele continuará recebendo normalmente o informativo pelo correio.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE