Quem foi Amos Tversky

Amos Tversky foi um estudioso da área da psicologia cognitiva e matemático. Seus estudos influenciam consideravelmente o mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através de seus estudos, acabou contribuindo para a gestão de riscos e finanças comportamentais de maneira geral. Acabou falecendo no ano de 1996.

Vale ressaltar que Amos Tversky foi um colaborador de longa data do teórico da economia comportamental Daniel Kahneman.

Além disso, o psicólogo exerceu papel fundamental para a descoberta do enviesamento humano sistemático, além da já mencionada contribuição para a gestão de risco.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Biografia de Amos Tversky

Amos Tversky nasceu na Palestina Britânica em 1937. Sua mãe era assistente social e seu pai veterinário, mais tarde sua mãe acabou se envolvendo com política, ao se tornar membro do partido dos trabalhadores.

Durante o ensino médio, Tversky, o futuro psicólogo e estudioso do mercado financeiro acabou tendo aulas de crítica literária, e nesse período fez amizade com Dahlia Ravikovich que se tornou mais tarde uma poeta premiada.

No ano de 1961, o psicólogo acabou obtendo a aprovação de seu currículo pela Hebrew University of Jerusalem. Em 1963 acabou se casando com a colega de ofício Barbara Gans.

Tversky se formou como doutor pela University of Michigan em 1973. Após trabalhar com afinco em sua área, se tornou docente da Stanford University em 1978, onde permaneceu ativo até o término de sua carreira.

No ano de 1996, Tversky acabou falecendo por conta de um melanoma metastático.

Amos Tversky e Daniel Kahneman

Dentre os trabalhos de maior relevância de Amos Tversky, se destaca os estudos em parceria com Daniel Kahneman.

Os estudos dos psicólogos buscavam explorar os desvios e falhas nas tomadas de decisões humanas.

Os primeiros artigos dos pesquisadores buscavam falar sobre as ilusões cognitivas que acabam por prejudicar o julgamento das pessoas.

O trabalho acabou tendo grande importância na área da Economia, pois pressupõe a racionalidade dos agentes envolvidos em operações econômicas.

Os estudos de Kahneman e Tversky acabaram se tornando a teoria da perspectiva que pressupõe de maneira contrária a teoria da utilidade esperada, de Neumann e Morgenstern.

A diferença entre as duas teorias é que enquanto na teoria da utilidade esperada são considerados somente agentes racionais, a da perspectiva considera o comportamento realdos indivíduos envolvidos.

Amos Tversky e Craig Fox

Amos Tversky é muito conhecido por seu trabalho com Kahneman, porém, também realizou estudos muito importantes em parceria com Craig Fox.

Foi durante seus estudos com Fox que surgiu um conceito muito importante no mercado financeiro, que é o da ambiguidade.

O conceito define que as pessoas envolvidas no mercado financeiro não gostam de escolhas ambíguas.

Sendo assim, a proposta de Fox e Tversky supõe que a atenção das pessoas só é atraída pela ambiguidade quando confrontadas por ela.

Para exemplificar melhor vamos supor que uma pessoa tem duas opções. A alternativa não-ambígua consiste em apostar em uma bola dentro de uma sacola que possui uma proporção idêntica de bolas com cor parecida.

Enquanto isso, a alternativa ambígua consiste em apostar na cor de uma bola que está dentro de uma sacola, porém possui dimensões ignotas.

Em relação às duas alternativas, os investidores do mercado financeiro ou pessoas no geral tendem a escolher a primeira alternativa (não-ambígua).

Porém, ao serem apresentadas as duas opções para os indivíduos, sem a definição da ambiguidade, as pessoas tendem a escolher qualquer uma das alternativas.

Prêmios de Amos Tversky

Tversky acabou recebendo um Nobel de Economia póstumo por conta do trabalho que desenvolveu em parceria com Kahneman ao longo de sua carreira no ano de 2002.

Além disso, o autor também recebeu em 2003 o prêmio Grawemeyer Award, da University of Louisville pertencente aos seus estudos da área de psicologia.