O que é amortização

Amortização é uma ferramenta utilizada no mundo da contabilidade para diminuir o valor de algo finito ou infinito, onde o acréscimo é acrescentado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por exemplo, ao ser adquirido um bem como um imóvel ou carro há um determinado número de prestações. O saldo devedor do adquirente diminui a cada mês, se tornando amortizado.

O valor da amortização é calculado em cima do valor total da dívida estabelecida. E as parcelas não se referem somente à amortização, mas aos encargos e juros também.

No Brasil, são utilizadas diferentes formas de amortização financeira sendo as mais populares: o Sistema de Amortização Constante (SAC) e a tabela Price.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o SAC

O SAC é muito utilizado para financiamento de imóveis, onde o valor das prestações tende a diminuir conforme são pagas as parcelas do financiamento.

Esta técnica é denominada constante, pois, o valor deduzido do principal da dívida todos os meses é o mesmo. Vale ressaltar que sempre há uma pequena alteração em relação aos juros.

Os juros do financiamento são calculados com base no saldo devedor, sendo assim, o valor de cada parcela tende a diminuir com o tempo.

Resumidamente, o valor das amortizações do método SAC é derivado de um valor constante derivado de juros e encargos financeiros preestabelecidos no contrato.

Como funciona a tabela Price

Em relação ao uso da Price no financiamento de algum bem, o valor tende a ser o mesmo com o decorrer do pagamento das parcelas, ela é muito utilizada para a compra de veículos.

Sendo assim, o adquirente do bem almejado já sabe qual é o valor das parcelas de seu financiamento, pois tudo fica esclarecido durante o ato de negociação entre as partes envolvidas.

Diferente do método SAC, a tabela Price calcula o valor das parcelas e dos juros, definindo dessa forma a sua amortização durante o período de pagamento das parcelas.

Outros meios de amortização

Além da tabela Price e SAC, existem alguns outros meios de amortização que são utilizados no mercado financeiro. Entre os quais podemos destacar:

  • Sistema Americano - nesse meio de pagamento, as amortizações não ocorrem de maneira mensal. Além disso, o devedor deverá realizar o restante do pagamento do financiamento no término do empréstimo.
  • Pagamento Único - como o nome sugere, o devedor deverá realizar o pagamento do financiamento solicitado de uma única vez, sendo assim, a amortização é calculada com base no valor total da dívida.

Esses são alguns dos outros meios possíveis para a amortização de um empréstimo ou financiamento. Vale ressaltar que há alguns outros, porém, os mais utilizados no mercado financeiro são esses.

Amortização extraordinária

A amortização extraordinária é basicamente um método de amortização que consiste na amortização das parcelas com base na antecipação de algumas pelo devedor.

Esse método de amortização é muito utilizado com o FGTS, por exemplo. Usando esse recurso o devedor consegue quitar algumas parcelas na qual está envolvida ou até mesmo quitar a sua dívida.

Em relação à redução das parcelas, o que acaba diminuindo no fim das contas é o seu valor, e não o número.

Sendo assim, a pessoa que está em débito deve pensar duas vezes antes de utilizar o recurso de amortização extraordinária.

Vale ressaltar que caso haja interesse na diminuição da quantidade de parcelas, haverá consequentemente uma redução dos juros e encargos financeiros.

Saiba escolher o melhor método de amortização

É importante pensar bem qual será o método de amortização utilizado no financiamento financeiro.

O método SAC, por exemplo, é indicado para os devedores que têm noção de que haverá um consequente aumento do valor de sua renda.

A tabela Price, por outro lado, surge como uma alternativa para quem já possui uma renda mais estável, e consequentemente já possuem uma certa noção do valor a ser arcado.