O que é Amortização Contábil

Amortização contábil é um termo usado no mercado financeiro para calcular a perda de bens que são considerados intangíveis pela empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Podemos definir como bens intangíveis como aqueles que não são possíveis de serem apalpados, ou não possuem existência física.

Esses bens, assim como os materiais, de certa forma acabam perdendo o seu valor com o tempo, o que acaba sendo refletido no mundo da contabilidade.

Podem ser definidos como bens intangíveis o registro de marcas e patentes, de softwares e o fundo de comércio adquirido pelo investidor durante o processo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Compreenda a definição de Amortização Contábil

Como já citado anteriormente, a amortização contábil tende a calcular a amortização de bens que são considerados intangíveis para uma empresa.

Esses bens são considerados ativos permanentes que é uma categoria que busca definir os ativos que não vão ser alienados a curto prazo.

Basicamente, esses bens tendem a ficar ativos na empresa somente por um certo período de tempo, depois acabam se esvaindo.

Da mesma forma com os bens tangíveis, os intangíveis tendem a perder o seu valor com o decorrer do tempo, sofrendo dessa forma uma desvalorização.

Sendo assim, a desvalorização que esses bens acabam sofrendo deve ser registrada, e esse registro é o que chamamos no mercado financeiro de amortização contábil.

Também é válido dizer que a desvalorização que os bens acabam sofrendo é de certa forma uma amortização contábil.

Exemplo de Amortização Contábil

Como todos os conceitos apresentados até aqui são muito teóricos, procuraremos explicitar de forma mais clara o conceito de amortização contábil por meio de alguns exemplos.

Vamos supor que uma empresa possui um bem no valor de R$ 750 mil em ativo permanente (que, como visto anteriormente,  é o valor que define os ativos não alienados a curto prazo).

Dentre os bens intangíveis da empresa está o cadastro de uma patente que foi realizada no ano de 2007.

Agora, vamos deduzir que a mesma empresa acabou pagando por volta de R$ 50 mil para registrar a patente deste produto, que é valor a ser exibido nos registros contábeis da companhia.

Devido ao fato do valor do dinheiro sofrer mudanças por conta da inflação e outros fatores, como: políticos e econômicos, o valor monetário da patente tende a ser desvalorizado com o tempo.

Vale ressaltar que o bem intangível não perde valor com o tempo de uso, pois não é como um carro e uma moto que precisa de manutenção.

Esse bem perde apenas o valor monetário por conta da inflação e outros fatores, porém não perderá a sua eficácia.

Para resumir de maneira breve. O cálculo feito para calcular a variação do preço do produto intangível desde que ele foi adquirido pelo investidor até um determinado período de tempo é chamado de amortização contábil.

Vantagens da Amortização Contábil

A amortização contábil oferece algumas vantagens para os investidores que precisam fazer uso dela na empresa, dentre as quais se destacam:

  • Impossibilidade de penalizações - o investidor que tenha interesse em usar a amortização contábil em seu negócio não sofrerá penalidades previstas por lei. Caso haja ocultamento de informações contábeis o empreendedor pode ser acusado de fraude;
  • Planejamento Orçamentário assertivo - realizar descontos com valores referentes à taxa de amortização ajuda o fluxo de caixa durante a operação do negócio;
  • Redução de gastos - a amortização contábil pode gerar grande impacto na receita da empresa, consequentemente, isso pode acabar gerando mais lucro para o investidor, pois ele pode acabar pagando menos impostos para o governo.

Essas são algumas das principais vantagens que a amortização contábil pode oferecer para o investidor durante o processo de desenvolvimento da empresa.