O que é AMEX - American Stock Exchange

AMEX - American Stock Exchange ou em tradução para o português: Bolsa de Valores Americana. Foi uma bolsa de valores norte-americana.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A bolsa de valores em questão, já foi a 3ª maior do mercado financeiro estadunidense. Em seu auge, movimentava cerca de 10% de todos os bens dos EUA.

Em 2008 a então AMEX, foi adquirida pela NYSE Euronext, sendo assim, nos anos seguintes passou a ser conhecida como: NYSE Amex Equities, ou NYSE MKT.

A AMEX era uma organização mútua que pertencia aos seus membros. A organização, após aprovação da SEC, foi responsável por um atraso de 350 microsegundos nas negociações financeiras.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da AMEX - American Stock Exchange

Para falarmos sobre a AMEX, é necessário falar sobre sua história. A bolsa de valores surgiu no século XVIII nos EUA quando o mercado financeiro ainda estava se desenvolvendo.

Durante esse período embrionário, os negócios entre os corretores da bolsa eram feitos de maneira muito informal, sendo comum muitas transações ocorrerem em cafés ou nas ruas.

Em 1842 surgiu o New York Curb Exchange, que traduzindo para o português fica da seguinte forma: Trocas na Calçada de New York.

Esse termo se refere às trocas comerciais que eram feitas em frente à NYSE, justamente porque essas ações não se qualificavam para entrar na bolsa.

Durante o século XX, ocorreram algumas mudanças na empresa. Em 1921 a organização passou a contar com um espaço interno amplo feito para as negociações, além de estabelecer um conjunto de regras a serem seguidas.

Após a 2ª Guerra Mundial, mais especificamente entre os anos 50 e 60, houve um grande boom! no que se refere às empresas listadas na New York Curb Exchange.

Os números subiram de 12 bilhões para 23 US$ bilhões. Foi nesse período, inclusive, que o nome da empresa mudou, passando a adotar a alcunha de American Stock Exchange (AMEX).

A organização, em 1998 acabou sendo comprada pela National Association of Security Dealers (NASD) a mesma organização que está por trás da Nasdaq.

Durante a virada do século, já era comentado uma possível quebra da AMEX.

Pois, enquanto bolsas de valores, como a Nasdaq e a NYSE conseguiam realizar com sucesso seus negócios tanto de forma presencial quanto remota, a AMEX não conseguia se adequar a nenhum método vigente.

Outro fator que pesou muito para a queda da AMEX, foi o fato da International Securities Exchange (ISE) acabar “engolindo” a empresa com seu método de negociação baseado em um mercado eletrônico.

Por conta disso, a tão famosa bolsa de valores acabou sendo adquirida pela NYSE Euronext em 2008, e as duas organizações se uniram para formar a NYSE American.

A importância da AMEX

A AMEX, infelizmente acabou perdendo seu espaço no mercado financeiro, mas ainda é muito conhecida pelo legado que deixou.

A organização se tornou responsável por ser a pioneira na negociação de novos produtos financeiros e classes de ativos.

Destaquemos alguns exemplos. Algumas opções de negócios passaram a ser realizadas na AMEX em meados dos anos 70. Isso ocasionou a distribuição de alguns materiais didáticos demonstrando riscos e benefícios desses derivativos.

Posteriormente, nos anos 90, começou a ser negociado na AMEX, o ETF (Exchange Traded Fund), o qual é um ativo que indica índices na bolsa.

Além disso, a AMEX também é muito conhecida pelo seu alto número de negociações. Quando a organização estava em seu auge, correspondia a 10% das negociações do mercado financeiro estadunidense.

Sendo assim, muitos títulos de empresas já passaram pela AMEX, pois a organização foi vista por vários anos como símbolo de credibilidade, prosperidade e eficiência.