A Amazon (AMZO34) adicionou nesta quinta-feira (01) dois novos “princípios de liderança” em sua lista de filosofias de negócios destinadas aos objetivos de longo prazo e missões da empresa.

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Muitos dos princípios da Amazon existem desde os primeiros dias da empresa, como “Obsessão pelo cliente” e “Inventar e simplificar”.

Permanecer perto de seus clientes, ter uma verdadeira obsessão por suas necessidades e entender o contexto por trás deles são a base de sua cultura corporativa. 

Desde então outros Princípios de Liderança foram introduzidos. A última atualização na lista tinha sido em 2015, quando adicionou um 14º princípio, “Aprenda e seja curioso”.

As mais novas adições possuem um tom distinto, adotando o tema das críticas proeminentes que vêm sendo feitas contra a empresa.

A decisão pode ser um dos últimos atos de Bezos como CEO, já que ele deve deixar formalmente o cargo de presidente-executivo em 5 de julho, passando o comando para o chefe da computação em nuvem Andy Jassy.

Bezos fará a transição para presidente executivo do conselho da Amazon, dando a ele mais tempo para se concentrar em “novos produtos e iniciativas iniciais”, escreveu em um e-mail para os funcionários da Amazon em fevereiro.

Esforce-se para ser o melhor empregador da Terra

O primeiro novo princípio adicionado, “Esforce-se para ser o melhor empregador da Terra”, conclama os líderes a “trabalhar todos os dias para criar um ambiente de trabalho mais seguro, mais produtivo, com melhor desempenho, mais diversificado e mais justo”.

"Eles lideram com empatia, divertem-se no trabalho e tornam mais fácil para os outros se divertirem. Os líderes se perguntam: meus colegas de trabalho estão crescendo? Eles têm poder? Eles estão prontos para o que vem a seguir? Os líderes têm uma visão e um compromisso com o sucesso pessoal de seus funcionários, seja na Amazon ou em qualquer outro lugar."

Este princípio de liderança está de acordo com o que o CEO Jeff Bezos expôs em sua carta final aos acionistas no início deste ano, na qual reconheceu que a Amazon precisa fazer um trabalho melhor para os funcionários. 

A empresa tem enfrentado críticas de rotina de funcionários que dizem que ela cultivou uma cultura de trabalho brutal, com as tensões crescendo em abril em meio a uma votação de sindicalização fracassada em um de seus armazéns no Alabama.

Sucesso e escala trazem ampla responsabilidade

Outra adição, “Sucesso e escala trazem ampla responsabilidade”, destaca como o status da Amazon como o maior varejista on-line e empresa de computação em nuvem do mundo trazem consigo novos desafios.

“Começamos em uma garagem, mas não estamos mais lá”, afirma o novo princípio. 

Somos grandes, impactamos o mundo e estamos longe de ser perfeitos. Devemos ser humildes e atenciosos até mesmo sobre os efeitos secundários de nossas ações. ”

"Nossas comunidades locais, planeta e gerações futuras precisam que sejamos melhores a cada dia. Devemos começar cada dia com a determinação de fazer melhor, fazer melhor e ser melhor para nossos clientes, funcionários, parceiros e o mundo em geral. E devemos terminar cada dia sabendo que podemos fazer ainda mais amanhã. Os líderes criam mais do que consomem e sempre deixam as coisas melhores do que as encontraram."

A Amazon enfrenta uma pressão cada vez maior de reguladores e legisladores em todo o mundo sobre se está exercendo injustamente seu tamanho e influência contra os concorrentes.

16 Princípios de Liderança da Amazon

A Amazon possui atualmente 16 Princípios de Liderança que orientam a cultura da empresa, em como faz negócios, como os líderes lideram e como mantém o cliente no centro das decisões. 

Obsessão pelo cliente

Os líderes começam com o cliente e trabalham para trás. Eles trabalham vigorosamente para ganhar e manter a confiança do cliente. Embora os líderes prestem atenção aos concorrentes, eles são obcecados pelos clientes.

Propriedade

Os líderes são proprietários. Eles pensam a longo prazo e não sacrificam o valor de longo prazo por resultados de curto prazo. Eles atuam em nome de toda a empresa, não apenas de sua própria equipe. Eles nunca dizem "esse não é o meu trabalho"

Invente e Simplifique

Os líderes esperam e exigem inovação e invenção de suas equipes e sempre encontram maneiras de simplificar. Eles estão externamente cientes, procuram novas ideias de todos os lugares e não estão limitados por "não inventados aqui". Ao fazermos coisas novas, aceitamos que podemos ser mal compreendidos por longos períodos de tempo.

Estão certos, muito

Os líderes estão muito certos. Eles têm um julgamento forte e bons instintos. Eles buscam perspectivas diversas e trabalham para refutar suas crenças.

Aprenda e seja curioso

Líderes nunca acabam de aprender e sempre buscam se aprimorar. Eles estão curiosos sobre novas possibilidades e agem para explorá-las.

Contrate e desenvolva o melhor

Os líderes elevam o nível de desempenho a cada contratação e promoção. Eles reconhecem talentos excepcionais e os movem de boa vontade por toda a organização. Os líderes desenvolvem líderes e levam a sério seu papel de treinar os outros. Trabalhamos em nome de nosso pessoal para inventar mecanismos de desenvolvimento, como o Career Choice.

Insista nos mais altos padrões

Os líderes têm padrões implacavelmente elevados - muitas pessoas podem pensar que esses padrões são excessivamente elevados. Os líderes estão continuamente elevando o nível e direcionam suas equipes para fornecer produtos, serviços e processos de alta qualidade. Os líderes garantem que os defeitos não sejam eliminados e que os problemas sejam corrigidos para que permaneçam corrigidos.

Pense grande

Pensar pequeno é uma profecia que se auto-realiza. Os líderes criam e comunicam uma direção ousada que inspira resultados. Eles pensam de forma diferente e procuram maneiras de atender os clientes.

Preconceito para ação

A velocidade é importante nos negócios. Muitas decisões e ações são reversíveis e não requerem um estudo extensivo. Valorizamos os riscos calculados.

Frugalidade

Faça mais com menos. As restrições geram desenvoltura, autossuficiência e invenção. Não há pontos extras para aumentar o número de funcionários, o tamanho do orçamento ou despesas fixas.

Ganhe confiança

Os líderes ouvem com atenção, falam com franqueza e tratam os outros com respeito. Eles são verbalmente autocríticos, mesmo quando isso é estranho ou embaraçoso. Os líderes não acreditam que o odor corporal deles ou de sua equipe cheire a perfume. Eles avaliam a si mesmos e suas equipes contra os melhores.

Mergulho profundo

Os líderes operam em todos os níveis, permanecem conectados aos detalhes, auditam com frequência e são céticos quando as métricas e as anedotas diferem. Nenhuma tarefa está abaixo deles.

Tenha espinha dorsal; Discordar e se comprometer

Os líderes são obrigados a desafiar as decisões respeitosamente quando discordam, mesmo quando isso for desconfortável ou exaustivo. Os líderes têm convicção e são tenazes. Eles não fazem concessões em prol da coesão social. Uma vez que uma decisão é determinada, eles se comprometem totalmente.

Entregar resultados

Os líderes enfocam os principais insumos para seus negócios e os entregam com a qualidade certa e em tempo hábil. Apesar dos contratempos, eles estão à altura da situação e nunca se acomodam.

Esforce-se para ser o melhor empregador da Terra

Os líderes trabalham todos os dias para criar um ambiente de trabalho mais seguro, mais produtivo, com melhor desempenho, mais diversificado e mais justo. Eles lideram com empatia, divertem-se no trabalho e tornam mais fácil para os outros se divertirem. Os líderes se perguntam: meus colegas de trabalho estão crescendo? Eles têm poder? Eles estão prontos para o que vem a seguir? Os líderes têm uma visão e um compromisso com o sucesso pessoal de seus funcionários, seja na Amazon ou em qualquer outro lugar.

Sucesso e escala trazem ampla responsabilidade

Começamos em uma garagem, mas não estamos mais lá. Somos grandes, impactamos o mundo e estamos longe de ser perfeitos. Devemos ser humildes e ponderados até mesmo sobre os efeitos secundários de nossas ações. Nossas comunidades locais, planeta e gerações futuras precisam que sejamos melhores a cada dia. Devemos começar cada dia com a determinação de fazer melhor, fazer melhor e ser melhor para nossos clientes, funcionários, parceiros e o mundo em geral. E devemos terminar cada dia sabendo que podemos fazer ainda mais amanhã. Os líderes criam mais do que consomem e sempre deixam as coisas melhores do que as encontraram.

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