Além de ser bem acima da variação de preços em junho, quando caiu 0,27%, foi a mais forte desde fevereiro desse ano (3,61%).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mas, para o economista da fundação, Paulo Picchetti responsável pelo indicador, o resultado não representa disparada no preço do aluguel.

Na prática, informou ele, o que ocorreu em julho foi um ajuste ante o observado em mês imediatamente anterior, quando a taxa se posicionou em patamar muito baixo. 

Para o especialista, a tendência de longo prazo do indicador é de desaceleração.

Isso porque o índice tem acompanhado cada vez mais trajetória do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que caiu 0,68% em julho, conforme divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menor taxa mensal da série iniciada em 1980.

A partir de meados do ano passado, um número cada vez maior de contratos de aluguel passou a ser indexados pelo IPCA, em detrimento do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), da FGV, lembrou ele.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Ao detalhar o comportamento mensal do indicador, o pesquisador informou que a trajetória de preços de aluguel da capital Belo Horizonte influenciou de forma expressiva o comportamento o Ivar em julho.

Ele comentou que características do mercado local da capital mineira levaram o Ivar naquela cidade a subir 2,49% em julho – sendo que, em junho, caía 4,12%.

Ou seja: o aumento e a queda foram tão bruscos que acabaram por arrastar para baixo e para cima, respectivamente, as taxas completas do Ivar de junho e de julho.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

“Houve uma ‘correção’ [de preços] no mercado local de Belo Horizonte”, resumiu.

“Creio que o melhor para se entender evolução de mercado de aluguel [em julho] é observar São Paulo”, acrescentou ele, informando que, no caso da capital paulista, a taxa de variação do Ivar diminuiu levemente, de 0,86% para 0,82%, entre junho e julho.

Entretanto, as outras duas capitais usadas para cálculo do indicador também mostraram alta em julho, no âmbito do Ivar, reconheceu ele, ante quedas observadas em junho.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

No caso do Rio de Janeiro, a taxa do indicador passou de -0,26% em junho para 0,39% em julho. Já em Porto Alegre passou de -0,27% para 1,07%.

Apesar de três das quatro capitais usadas na elaboração do indicador terem mostrado alta ou fim de queda de preços, de junho e julho, o pesquisador reiterou que a tendência de longo prazo do Ivar é de desaceleração.

Ele informou que, em 12 meses, o Ivar acumula alta de 8,65% em julho, acima da taxa de 8,05% observada até junho.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

“Mas o ritmo de aceleração já foi maior esse ano”, acrescentou o técnico, lembrando que, de março para abril desse ano, esse resultado acumulado saltou de 6,24% para 8,24%.

Outro aspecto mensurado por ele é o fato de que o segundo semestre dá sinais de atividade mais fraca, na economia – o que, na prática, não estimula reajustes em preços de aluguel, notou o especialista.

“Não vejo segundo semestre com retomada forte de preços de aluguel, pelo contrário. O nível de atividade mostra que pode haver desaceleração na margem”, comentou o especialista, lembrando que alguns estímulos adicionais de renda, oferecidos pelo governo, como saque de FGTS, não mais existirão nos próximos meses.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

“Mesmo aumento de emprego não está sendo acompanhado por alta de salário real [descontado a inflação]” acrescentou ele, notando que isso também não favorece aumentos de preço.

“Não parece haver espaço no mercado para se ter elevação muito grande [em aluguel] nos próximos meses”, resumiu.

Divulgado pela primeira vez em janeiro desse ano, o Ivar, primeiro indicador com esse perfil da fundação, mensura evolução de preços de contratos de aluguéis em quatro capitais, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, e conta com série histórica iniciada em 2018, no caso de São Paulo; e a partir de 2019 para demais três capitais.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Com os dados originados dessas capitais, a fundação fez média ponderada para elaborar taxa total do indicador.

O IVAR abrange, em sua coleta, preços de contrato de aluguel de longo prazo efetivamente contratados, e é anunciado mensalmente pelo portal da fundação na internet.

A primeira edição a ser divulgada do indicador foi referente a dezembro de 2021. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Valor Investe.