O que é altista

Altista

O que é altista. Significado, conceito, para que serve e como funciona.

O que é altista

Um altista é um investidor que pensa que o mercado de ações ou um título em específico possui uma tendência a subir.

Os investidores que adotam uma abordagem altista nos negócios, no fim das contas acabam comprando títulos achando que eles estão com seus valores prestes a subir, para vendê-los por um valor mais alto posteriormente.

Os altistas são investidores que buscam lucrar com o valor alto de suas ações e acabam adotando certas estratégias para que isso venha a ocorrer com suas ações.

Essa abordagem estratégica do mercado financeiro, pode se tornar muito viável para vários investidores, porém, também pode acabar se mostrando inviável, visto que o preço das ações do altista pode despencar.

Banner will be placed here

Compreendendo o altista

Os investidores altistas acabam identificando títulos com altas probabilidades de aumentarem de valor e acabam direcionando os fundos para esses investimentos.

As oportunidades para assumir a posição de um investidor altista acabam existindo mesmo quando o mercado apresenta baixa.

Vale ressaltar que os investidores em alta acabam procurando oportunidades de crescimento no mercado e podem procurar capitalizar seus recursos caso as condições do mercado se revertam.

Altista e o risco de perdas

Para acabar empregando uma alta probabilidade de baixa chance de perda, o altista pode acabar empregando ordens de stop-loss.

Isso acaba permitindo que o altista acabe associando um valor para vender o título pelo qual está associado, caso os preços comecem a cair.

Além disso, esses investidores em algum momento podem acabar comprando diferentes opções de venda para ajudar a compensar um risco presente na carteira dos investidores.

Principais características do altista

O altista é um investidor que possui algumas características que acabam definindo ele muito bem em relação aos outros investidores do mercado financeiro.

Suas principais características são:

  • O investidor altista sempre acaba acreditando que o valor de mercado de uma determinada ação acabará aumentando com o tempo;
  • Os investidores altistas muitas vezes acabam caindo em armadilhas do mercado financeiro ao confundir um período de curto prazo a uma tendência do aumento do preço das ações;
  • O especulador baixista é totalmente o oposto do altista. Ele tende a crer que o preço das ações do mercado tendem a declinar.

Essas são algumas das principais características do especulador altista no mercado financeiro.

Armadilhas para os altistas

Os investidores altistas devem sempre estar atentos ao que é comumente conhecido como armadilhas de alta do mercado financeiro.

Uma armadilha de alta ocorre quando um investidor acredita que o aumento repentino no valor de um determinado título financeiro é o início de uma tendência de compra.

Isso pode, no fim das contas, levar a um frenesi de compra por parte do investidor, em que à medida que mais investidores compram mais títulos o preço começa a inflar.

Considerando o que foi dito, uma vez que os interessados em comprar o título tenham concluído as negociações a demanda pode acabar diminuindo e declinando o preço dos títulos consecutivamente.

Inevitavelmente o preço no mercado de ações tende a cair, e os investidores em alta devem escolher entre manter ou vender o título. Se os investidores começarem a vender, o preço pode cair ainda mais.

Sendo assim, isso pode acabar levando a uma nova rodada dos investidores a começar a vender suas participações e a baixar ainda mais o preço das ações.

Nos casos em que há uma armadilha para os investidores altistas, o preço das ações associadas geralmente acaba não se recuperando.

Por conta do investidor altista apresentar um comportamento bem diferente do investidor financeiro comum, é necessário que ele estabeleça uma estratégia para investir bem e não trocar o pé pelas mãos no âmbito empresarial.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE