O que é Altcoin

Altcoin é uma moeda alternativa para o uso do Bitcoin. Ou seja, todas as outras criptomoedas que não sejam Bitcoin, podem ser Altcoin.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A primeira Altcoin a surgir, foi a Namecoin como uma proposta de substituta ao Bitcoin. Após isso, várias outras criptomoedas começaram a surgir, sempre buscando inovar o mercado financeiro.

O objetivo das Altcoins sempre foi explorar novas oportunidades no mercado financeiro. Essas novas moedas traçam objetivos diferentes do Bitcoin, gerando grande concorrência entre as criptomoedas no mercado.

Com o surgimento da Altcoin, muitos empresários do mercado financeiro se sentiram tentados a criar a sua própria criptomoeda, pois, com o seu advento isso acabou ficando mais fácil.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Definição de criptomoeda

Criptomoedas são, em suma, moedas virtuais utilizadas para diferentes operações financeiras, as quais podem envolver a compra de um carro, uma moto, um imóvel, entre outros.

Ou seja, as criptomoedas são moedas que podem ser utilizadas para a compra de diferentes bens, porém a sua principal diferença entre os métodos de pagamentos convencionais é que ela não é palpável.

Um ponto que merece destaque em relação ao seu conceito é que as criptomoedas possuem independência dos bancos, possuem valor de mercado próprio.

Considerando o que foi dito, as criptomoedas possuem grande independência e autonomia, transformando-as em um meio para transações financeiras muito requisitado atualmente.

Como surgiu a Altcoin

Para falar sobre o surgimento da Altcoin é necessário fazer um percurso através da história das primeiras criptomoedas que surgiram como moeda digital.

As primeiras moedas virtuais surgiram com o surgimento de um grupo na internet intitulado Cyberpunks, cujo objetivo era criar um método de pagamento alternativo.

Após esse evento começaram a surgir alguns modelos de moeda, dentre as quais se destaca o Bitcoin que é utilizado até hoje, possuindo qualidade exemplar em suas transações financeiras.

Logo após o Bitcoin se consolidar no mercado, investidores financeiros procuravam criar uma moeda virtual alternativa em resposta à ascensão da criptomoeda.

E foi por conta disso que surgiram as Altcoins, criptomoedas virtuais que se destacam por possuir qualidades diferentes da já conhecida Bitcoin.

Altcoin e Bitcoin

As altcoins são moedas virtuais que possuem qualidades diferentes das Bitcoins, e justamente por isso tem se tornado um dos maiores motivos para a sua aquisição pelos investidores do mercado financeiro.

Algumas de suas diferenças em relação à Bitcoin valem ser ressaltadas, as quais são:

  • Possuem um algoritmo diferente da Bitcoin;
  • A estrutura de funcionamento é diferente, pois, nem todas utilizam Blockchain;
  • Cada Altcoin possuem uma estrutura de funcionamento diferente;
  • A maioria das Altcoins surgiu com a ideia de trazer mais velocidade nas transações;
  • O preço de mercado entre as Altcoins difere muito do Bitcoin.

Compra de Altcoins

Adquirir uma Altcoin hoje em dia é um processo mais simples do que parece, e não precisa ser nenhum especialista da área da informática para isso.

Alguns sites, inclusive, trabalham com a venda de criptomoedas, sendo assim, é possível alguns dos modelos citados abaixo facilmente pela internet:

  • Ripple (XRP);
  • Cardano (ADA);
  • EOS (EOS);
  • Chainlink (LINK);
  • Stellar (XLM).

Além dos modelos citados acima, também é possível comprar diferentes espécies de criptomoedas, porém, a disponibilidade varia muito de empresa para empresa.

Futuro das Altcoins

Com o crescimento exponencial das Altcoins no mercado financeiro, podemos afirmar que o futuro em relação às moedas virtuais é bem otimista.

Sendo assim, é bem provável que nos próximos anos as criptomoedas acabem dominando o mercado financeiro, podendo inclusive substituir definitivamente os métodos de pagamento tradicionais.

Outrossim, muitas empresas tradicionais já aceitam as criptomoedas como método de pagamento, demonstrando uma grande aceitação delas no mundo dos negócios.

Outro ponto importante que também vale destacar é o interesse dos investidores nas criptomoedas, pois, como elas estão em ascensão muitos empreendedores buscam investir nisso.