O mercado imobiliário surpreendeu e teve bom desempenho no ano passado, mesmo em uma pandemia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o crédito imobiliário em 2020 avançou 57,5% em relação a 2019.

Os motivos apontados por especialistas são taxa de juros no menor patamar da história e migração por conta da baixa rentabilidade dos outro investimentos.

No entanto, a tendência de aumento da Selic nas próximas reuniões do setor acende o sinal de alerta no setor.

O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Claudio Hermolin, acredita que haja uma tendência que os bancos aumentem a taxa se o Copom confirmar a expectativa de alta da Selic até o final do ano, mesmo não sendo diretamente proporcionais.

No momento, a taxa de juros do crédito imobiliário continua a mesma do ano passado. Os bancos não mexeram.

A mudança do Copom não teve reflexo, mas com o indicativo que a taxa vai continuar subindo – a projeção é de 5% - as instituições devem fazer uma revisão na política dos juros.

Para Bruno Gama, presidente da Credihome, plataforma de crédito imobiliário, a alta nos juros dos financiamentos acontecerá no segundo semestre.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

"Os bancos privados estão em guerra pelo cliente, então, a curto prazo, não vão repassar para as taxas de crédito imobiliário."

"O financiamento hoje é um produto muito estratégico porque é uma grande ferramenta de fidelização por muito tempo, 20 a 30 anos, dependendo do período da operação. Mas no segundo semestre pode haver esta mexida", considera Gama.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Abecip.org