No mês de maio, as ações da Estapar (ALPK3) se destacaram na bolsa brasileira, apresentando uma notável valorização.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Logo em seguida, vieram as ações das empresas Cedro, Banco Pine e Yduqs, que também obtiveram um desempenho sólido e conquistaram posições de destaque nesse período.

Todo final de mês, a equipe TheCap faz um levantamento com as empresas mais negociadas na bolsa de valores (B3) e analisa as maiores altas e baixas do período. Esta é a análise para maio de 2023.

Foram consideradas as ações mais negociadas na bolsa e com relevância no índice. Para isso, foram selecionadas empresas com valor de mercado acima de R$ 500 milhões e volume médio negociado acima de R$ 100 mil.

Foram selecionadas 307 empresas por esses critérios. Destas, 222 fecharam no campo positivo, 68 no campo negativo e 17 papéis ficaram sem variação no período.

Qual Ação Investir Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos com Potencial de Valorização.

Principais Eventos de Maio

No Brasil, o foco tem sido sobre os acontecimentos relacionados ao Novo Arcabouço Fiscal (NAF).

O NAF está passando por análises na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, com o senador Omar Aziz (PSD-AM) como relator.

Após essa etapa, o projeto de lei complementar precisará ser avaliado e votado pelo plenário do Senado.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, confirmou que a avaliação ocorrerá primeiro na comissão e depois no plenário.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, investidores estavam atentos aos desdobramentos em torno do teto da dívida do país.

Republicanos conservadores expressaram críticas a um acordo bipartidário para aumentar o teto da dívida dos Estados Unidos e evitar um calote nacional.

No entanto, o presidente Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, ainda acreditam que possuem votos suficientes para aprovar um projeto de lei antes do prazo

O acordo estabelece novos limites de gastos federais e restrições aos programas de assistência de baixa renda em troca de um aumento no limite da dívida.

Maiores Altas Bovespa

Entre as ações que tiveram as maiores altas da bolsa de valores (B3), com valorização acima de 20% no período, apareceram 78 papéis, incluindo os setores de construção civil, transporte, entre outros.

Quem tomou o topo do ranking foi o setor de serviços, com as ações da Estapar (ALPK3). Veja o top 5 do mês:

SiglaEmpresaVariação
ALPK3Estapar ON+147,50%
CEDO4Cedro PN+107,77%
PINE4Banco Pine PN+85,71%
YDUQ3Yduqs ON+73,28%
CEAB3C&A ON+63,12%

Fonte: GuiaInvest

As ações da Estapar (ALPK3) tiveram um impressionante aumento de valor, registrando um crescimento de 147,50% ao longo do mês de maio.

Seguindo a mesma tendência, as ações do Banco Pine (PINE4) também apresentaram uma valorização de aproximadamente 85,71% durante o mês.

Em um comunicado oficial ao mercado divulgado em 10 de maio de 2023, a empresa esclareceu, em resposta ao ofício B3 sobre a oscilação atípica, que não tem conhecimento de qualquer fato ou informação relevante não divulgada que possa justificar a alta das ações.

Maiores Baixas Bovespa

Entre as ações que tiveram as maiores baixas da bolsa de valores (B3), com desvalorização maior do que -15%, apareceram 3 papéis, incluindo o setor de tecidos, vestuário e calçados, entre outros.

A empresa cujas ações mais desvalorizaram no período foi a Santanense (CTSA3), do setor de tecido. Veja o top 5 do mês:

SiglaEmpresaVariação
CTSA3Santanense ON-22,00%
KRSA3Kora Saúde ON-18,35%
CIEL3Cielo ON-14,47%
CMIG3Cemig ON-14,26%
LAND3Terra Santa ON-13,88%

Fonte: GuiaInvest

Qual Ação Investir Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos com Potencial de Valorização.

Durante o mês de maio, as ações da Santanense (CTSA3) apresentaram uma tendência de queda, acumulando uma desvalorização de -22%.

Enquanto isso, as ações da Cemig (CMIG3) registraram uma queda de -14,26% ao longo do mês.

Recentemente, a empresa comunicou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a Revisão Tarifária Periódica da Cemig Distribuição, que entrará em vigor em 28 de maio.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.