O que é All Risks

All Risks é uma cobertura oferecida pelas corporações a qual protege um bem contra todos os tipos de riscos e prejuízos possíveis.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O seu nome provém da língua inglesa e significa em uma tradução ao pé da letra “todos os riscos”, o que faz sentido se levarmos em conta o seu conceito.

Para conceituar melhor o seu uso, podemos exemplificar da seguinte forma. Imagine que João fez um contrato com uma construtora a fim de construir uma casa.

Caso haja uma inundação e o contrato da seguradora não especificar nas cláusulas que cobre os prejuízos ocorridos, infelizmente João terá que arcar com os custos causados.

Agora, caso tenha sido feito um seguro contra todos os riscos (all risks), o dono do imóvel não precisará se preocupar com os prejuízos causados pela inundação.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Vantagens do all risks

O modelo de contrato all risks é muito procurado no mundo dos negócios pelos mais diferentes tipos de pessoas, justamente por ser mais vantajoso para o investidor.

Vale ressaltar que antes do cliente investir em uma apólice de seguros all risks, ele deve levar em consideração alguns pontos, os quais são:

  • Abrangência: o contrato all risks oferece uma grande abrangência em relação aos riscos que podem ocorrer com a mercadoria do investidor;
  • Saiba escolher: all risks e análise de riscos são dois tipos de contratos diferentes. Portanto, é importante que o investidor avalie qual se adequa melhor ao seu perfil;
  • Mais seguro: o modelo de contrato all risks permite que o cliente seja compensado por qualquer prejuízo não citado no contrato;
  • Inclusão ampla: na maioria dos contratos all risks, é possível incluir um risco adicional incluindo dessa forma um evento específico que poderia ser descartado em alguns casos;
  • Seguro elementar: o seu uso é mais comum como uma apólice de seguro no ramo de seguros elementares.

Levando em consideração as qualidades citadas do all risks, podemos concluir com plena certeza que ele apresenta mais utilidade para o investidor.

Porém, é importante destacar que é preciso conhecer bem este modelo de apólice de seguro para não haver eventuais problemas durante o processo de negociação.

Compreendendo o all risks

As empresas de seguro durante a negociação com seus clientes geralmente oferecem dois modelos de apólice de seguros, a primeira é a de análise de riscos, a segunda se refere à all risks.

A primeira se refere a um modelo de apólice que analisa todos os riscos possíveis previstos no contrato do investidor, enquanto a segunda engloba todos os riscos possíveis que podem surgir.

Apesar disso, há alguns riscos que a all risks não engloba, por exemplo: terremoto, guerra, perda de mercado, infestação, poluição, entre outros.

Um indivíduo ou empresa que deseja cobrir algum risco adicional como guerra ou terremoto em seu contrato all risks pode pagar uma taxa adicional chamada de rider ou floater.

Ônus da prova

O gatilho para a seguradora assegurar ao seu cliente a cobertura dos prejuízos causados em sua mercadoria é a perda física ou dano à propriedade.

Sendo assim, o segurado deve provar à seguradora o dano físico ou perda antes que o ônus da prova seja transferido para a seguradora.

Podemos usar o seguinte exemplo para que isso fique mais claro. Imagine que uma empresa registrou uma reclamação alegando perda física causada por uma queda de energia.

A seguradora pode rejeitar a reclamação alegando que a empresa sofreu uma perda de receita por mal uso do imóvel, o que não é a mesma coisa.

Antes do cliente buscar o modelo de contrato all risks em seu imóvel, é importante ter em mente se ele é adequado às suas necessidades.