O que é aliança estratégica

Aliança estratégica é uma prática utilizada no mercado financeiro em que duas empresas se unem com o objetivo de se beneficiarem mutuamente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O contrato estabelecido entre as empresas é, como o próprio nome diz, uma aliança estratégica. Sendo assim, sempre haverá um motivo por trás da união estratégica.

As empresas podem decidir entrar em um acordo estratégico por alguns motivos, tais como: ganhar vantagem sobre os seus concorrentes, melhorar a linha de produtos, entre outros.

Por conta da aliança estratégica apresentar diversas vantagens para as empresas, muitas corporações utilizam essa prática em algum momento para se beneficiarem.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como formar uma aliança estratégica

Para que a aliança estratégica seja bem sucedida, é necessário que as corporações envolvidas saibam como utilizar esse recurso. Confira abaixo algumas dicas para formar uma aliança estratégica.

  • Maturidade das empresas - criar uma aliança estratégica implica no fato das empresas envolvidas se tornarem cientes de que é necessário criar uma relação de dependência entre si. Sendo assim, os empresários envolvidos precisam de maturidade empresarial para essa tomada de decisão;
  • Confiança - além da maturidade empresarial, é necessário que haja confiança mútua entre as empresas. Pois, a aliança estratégica acaba se tornando inviável entre as partes envolvidas caso haja desconfiança entre as empresas;
  • Objetivos similares - é importante destacar que caso haja objetivos similares entre as empresas envolvidas no processo, a aliança estratégica tem grandes chances de ser bem sucedida. Visto que, quanto mais similares são os objetivos, maiores são as chances de serem bem executados.

Esses são alguns dos requisitos necessários para uma boa execução de um projeto que envolve a aliança estratégica

É válido ressaltar que outros pontos também possuem importância, tais como: valores éticos semelhantes, qualidades empresariais equivalentes, entre outros.

Modelos de aliança estratégica

A aliança estratégica possui alguns modelos de aliança que são muito utilizados para quem deseja esse modelo de empreendimento conjunto.

Dentre os modelos preestabelecidos existentes, citaremos dois que são muito utilizados:

  • Aliança sem participação acionária - nesse modelo de aliança estratégica, não há participação acionária entre as empresas envolvidas. Ou seja, as empresas trabalham juntas, mas sem a interferência do capital entre as partes envolvidas.
  • Aliança com participação acionária - diferente do modelo citado anteriormente, nesse sistema de aliança estratégica, as partes envolvidas entram em um consenso para terem participação acionária durante o período da aliança estratégica.
  • Joint ventures - a joint venture é um modelo de aliança estratégica totalmente diferente dos dois últimos citados. Visto que, os empresários ao adotarem esse modelo de aliança acabam por criar uma empresa independente da qual ambas as corporações envolvidas participam dos lucros.

Os modelos de aliança estratégica mais utilizados no mercado financeiro são os citados acima. 

Sendo assim, a empresa ao definir qual é o seu objetivo com a aliança estratégica, deve escolher qual modelo se encaixa melhor na sua estratégia empresarial.

Vantagens da aliança estratégica

A aliança estratégica oferece diversas vantagens para as empresas que estão envolvidas no processo. Porém, é importante que as empresas saibam qual modelo de aliança estratégica escolher para seu negócio.

Sendo assim, a aliança estratégica pode se mostrar bastante flexível para as partes envolvidas no processo, visto que, a prática possui 3 modelos já citados.

Desvantagens da aliança estratégica

Outrossim, essa prática muito utilizada no mercado financeiro pode em alguns momentos se tornar um empecilho para as empresas envolvidas.

Pois, caso não haja confiança, maturidade empresarial ou objetivos similares a serem traçados entre as partes, a aliança estratégica pode acabar se tornando um inimigo para as corporações.

Apesar de apresentar algumas desvantagens, a aliança estratégica é uma prática do mundo dos negócios que pode render bons frutos para as partes envolvidas.