O que é Algoritmo

Algoritmo é uma sequência de ações pré-definidas que devem ser tomadas mediante o preenchimento de uma determinada circunstância ou condição.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A maior utilização dos Algoritmos está no mundo da informática, onde praticamente tudo funciona de acordo com um Algoritmo. Todo input de dados ou comandos gera um resultado previsível.

Mas de modo geral, a lógica do Algoritmo pode ser aplicada a praticamente tudo, desde os fenômenos da natureza, as ações humanas e até o mercado financeiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função do Algoritmo

O algoritmo serve para automatizar as ações e torná-las mais práticas e rápidas. E com isso, também muito mais passíveis de escalabilidade.

Quando sabemos que uma determinada ação irá gerar um resultado determinado, podemos ou não utilizar do nosso tempo para executá-lo, caso ela nos traga benefícios.

Portanto, o Algoritmo simplifica a tomada de decisão, fazendo com as que ações que precisem de menos análises, principalmente as operacionais, ganhem em produtividade.

Na teoria, todos os processos poderiam ser beneficiados pelo uso de Algoritmos. Na prática, existem funções que ainda são muito dependentes de análises minuciosas

O Algoritmo só é capaz de automatizar coisas com reações e estímulos previsíveis, processos com muitas variáveis ou que são muito subjetivos, ainda estão fora da alçada de um Algoritmo.

Aperfeiçoamento do Algoritmo

Apesar do Algoritmo possuir as suas limitações, a sua principal característica é a adaptabilidade. E isso significa que o Algoritmo pode evoluir

Em outras palavras, se um Algoritmo se inicia com uma quantidade limitada de variáveis, com o tempo ele pode ir incorporando mais variáveis e se tornando mais complexo.

A forma como um Algoritmo evolui é mediante o uso. Sempre que o Algoritmo é posto a teste e falha, basta modificá-lo para que ele considere essa situação na próxima vez.

Porém, assim como na vida, os Algoritmos sempre serão encarados com situações novas as quais eles precisarão superar.

Ou seja, um Algoritmo funciona da mesma forma como as pessoas amadurecem em suas vidas, cometendo erros e aprendendo com estes, para não mais cometê-los.

Algoritmo no mundo financeiro

Um dos usos mais interessantes e recentes do Algoritmo é no mundo dos investimentos financeiros.

A realidade é que um bom investidor, antes de resolver aplicar o seu dinheiro em um ativo, primeiro precisa analisar uma série de dados, métricas e índices.

Inclusive, existem até escolas metodológicas criadas para abarcar todo esse conhecimento necessário para avaliar um ativo. As duas mais famosas são:

O grande problema de todo esse conhecimento é que nem sempre o investidor conseguirá se lembrar de tudo, ou mesmo se lembrar, nada garante que ele de fato irá seguí-los.

Isso acontece pois as pessoas não são máquinas e, por isso, questões emocionais acabam influenciando suas decisões em mais de um aspecto de suas vidas.

No entanto, quando se opera na bolsa de valores, as consequências que uma decisão emocional pode ser altamente prejudicial para o investidor.

E é justamente para evitar esse tipo de embaraço que o conceito de Algoritmo começou a ser usado na hora de escolher os melhores investimentos.

Sendo capaz de analisar todos os fatores mais importantes que foram pré-programados, assim foi criado o Algorithmic Trading.

Algorithmic Trading

O Algorithmic Trading, ou Algo trading, é uma espécie de robô programado para automatizar as decisões de investimentos. 

É possível programá-lo para comprar, vender ou segurar uma ação (buy and hold), contanto que esta permaneça dentro de um patamar pré-estabelecido de valor.

E por se tratar de uma inteligência artificial, ele não será suscetível a variáveis emocionais, e se manterá dentro do mesmo padrão de investimento das regras estabelecidas.

Os maiores benefícios dessa ferramenta são a previsibilidade e segurança que ela trás ao investidor.