O que é Algorithmic Trading

Algorithmic Trading, também conhecido como Algotrading ou Automated Trading e, em português traduzido como “Robô de investimento”, é uma ferramenta que serve para automatizar os processos na bolsa de valores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, o Algorithmic Trading é como se fosse um robô que operacionaliza automaticamente a venda e compra de ações em uma velocidade e precisão que seriam humanamente impossíveis.

Essa solução tem se tornado uma tendência para os traders, principalmente aqueles institucionais que lidam com centenas de ações em suas carteiras de investimento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que serve o Algorithmic Trading

A principal função de um Algorithmic Trading é maximizar os lucros de uma determinada estratégia de investimento, comprando e vendendo as ações corretas.

Há também toda a comodidade e segurança que esse tipo de ferramenta pode proporcionar ao investidor, que poderá economizar o seu tempo e investi-lo de forma mais edificante.

O fato de que o Algorithmic Trading segue uma sequência lógica pré-definida de ações a serem tomadas em uma determinada situação o impede de cometer erros.

Portanto, o Algorithmic Trading serve principalmente para otimizar a estratégia do investidor, tornando a relação com o mercado financeiro muito mais calculada e lógica.

Benefícios do Algorithmic Trading

Fazer uso de um Algorithmic Trading pode tornar a sua relação com o mercado financeiro mais proveitosa. São vários os benefícios que esta ferramenta pode proporcionar. Como:

  • Operações de compra e venda são executadas no melhor preço possível (programado);
  • Ordens dadas de forma instantânea e muito precisa;
  • Redução nos custos de transações;
  • Verificação automática e simultânea em diferentes condições de mercado;
  • Redução considerável de erros manuais ao comprar ou vender uma ação;
  • Risco de erros causados por razões emocionais ou psicológicas drasticamente reduzidos;
  • O Algorithmic Trading pode ser testado usando dados históricos ou em tempo real para identificar se a estratégia escolhida é viável.

Um detalhe importante a se mencionar é que utilizar essa ferramenta não requer um investimento financeiro tão alto quanto se pode esperar. Existem inclusive algumas soluções gratuitas.

Operacionalizando um Algorithmic Trading

Antes que um Algorithmic Trading comece a operar comprando e vendendo ações, ou qualquer outro produto de investimento, é necessário que ele seja programado e os dados e informações inseridos corretamente.

O Algorithmic Trading precisa saber qual é o objetivo do investidor, o quanto ele está disposto a se arriscar e o quanto de dinheiro ele tem para investir. Entender o perfil de investidor é fundamental.

Outras informações também podem ser bastante úteis para tornar essa ferramenta o mais eficiente que for possível. Por exemplo:

  • A idade do investidor, que pode influenciar a afeição ao risco;
  • O prazo dos investimentos, se houver;
  • Quais são os seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo.

Com estas informações, aliadas a regras mais específicas, como comprar uma ação quando ela atingir um certo valor, vão fazer com que o Algorithmic Trading atinja um nível altíssimo de satisfação.

Estratégias do Algorithmic Trading

Existem muitas estratégias já moldadas que um Algorithmic Trading pode utilizar. Veja algumas delas a seguir.

Estratégias de tendência 

Usando essa estratégia, o Algorithmic Trading irá seguir um conjunto de ações que priorize uma tendência na movimentação das ações, relacionada aos níveis de preços e indicadores técnicos.

Estratégias de modelo matemático

Existem modelos matemáticos já testados e comprovados que podem ser bastante úteis no mercado financeiro.

Estratégia de volume percentual

Essa estratégia funciona desmembrando uma ordem em pequenas ordens até atingir a razão de participação definida e também de acordo com o volume negociado no mercado.

Estratégia do tempo esperado do preço mediano

Nessa estratégia também se divide uma ordem em pequenas ordens que são executadas em espaços de tempo definidos entre o início e o fim da operação.