O que é Alavancagem

Alavancagem é uma estratégia financeira e de investimento que visa multiplicar os ganhos movimentando uma quantia maior do que a aplicada ou disponível para liquidação imediata.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, alavancar significa fazer uso de uma quantia de recursos financeiros que o operador não possui. E este operador precisará arcar com os lucros ou o prejuízo dessa operação financeira.

Tanto indivíduos quanto empresas podem fazer uso de alavancagem. Enquanto as pessoas buscam lucrar com seus investimentos em detrimento ao risco, as empresas têm o objetivo de aumentar seus recursos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Alavancagem

A forma mais simples de entender o conceito de alavancagem é literalmente pensando em uma alavanca. 

Primeiro, nós aprendemos na escola que alavancas servem para multiplicar a nossa força. Ponto.

Essa multiplicação de força tem o intuito de nos permitir mover objetos muito maiores e mais pesados, objetos estes que sem uma alavanca não poderíamos exercer nenhuma influência.

No caso do mercado financeiro, a força dessa alavanca é estipulada pela corretora de valores, que diz a você qual é a quantia máxima que você pode alavancar em relação ao valor investido.

Ou seja, você poderia ter R$1000 na sua conta, mas a sua corretora te permite movimentar até 10x esse valor. A força da sua alavanca é portanto um multiplicador de 10.

É importante frisar que a alavancagem financeira não te torna imediatamente responsável pelo valor alavancado. A única responsabilidade da pessoa que faz alavancagem é com lucro e o prejuízo. Um exemplo:

  1. Um investidor inicia sua conta com o valor de 1000 reais.
  2. Ele resolve alavancar 5 vezes o valor que ele tem em conta, ou seja, 5 mil reais.
  3. Ao longo do dia ele vê as ações que ele comprou desvalorizando ao total de 5%
  4. 5% de 5 mil reais são 250 reais. O investidor teve então um prejuízo de 250 reais.
  5. Se comparado ao valor inicial de 1000 reais, 250 representa 25%.
  6. Resultado: a alavancagem mal sucedida em 5% gerou um prejuízo de 25% ao que o investidor tinha no banco.

Alternativamente, se a Alavancagem tivesse sido bem sucedida nos mesmos 5%, o investidor teria obtido um lucro de 25%. Quanto maiores os riscos, maiores os ganhos. Esse é o princípio da alavancagem.

Tipos de Alavancagem

Existem dois tipos principais de Alavancagem, são estas a alavancagem financeira e a alavancagem operacional. Apesar dos métodos diferenciarem, ambas têm o objetivo de maximizar o lucro.

Alavancagem Financeira

A alavancagem financeira consiste em tentar aumentar o lucro do investidor permitindo que ele movimente mais dinheiro do que ele tem disponível para fazê-lo. Há risco de contrair um grande lucro ou prejuízo.

Por outro lado, quando uma empresa decide fazer alavancagem financeira, o que ela está querendo é aumentar os seus recursos financeiros ou seu lucro pelo investimento de pessoas interessadas em suas debêntures ou ações.

Alavancagem Operacional

A alavancagem operacional, por sua vez, é algo totalmente inerente à estratégia de crescimento de uma empresa. Essa manobra objetiva aumentar o lucro sem que os custos fixos cresçam proporcionalmente.

Uma forma comum das empresas atingirem esse objetivo é aumentando o seu número de vendas naturalmente, sem que mais investimento precise ser feito. 

Isso ocorre geralmente depois dos custos fixos e variáveis terem sido cobertos, neste momento a empresa pode até fazer promoções apenas para queimar o estoque.

Riscos de fazer Alavancagem

Nenhuma operação no mercado financeiro está isenta de riscos, com a Alavancagem não seria diferente. Inclusive, o maior risco dessa estratégia ocorre quando o investidor não se planeja.

Se você quer, por exemplo, alavancar uma quantia na bolsa de valores, você precisa calcular o máximo de perda ao qual você está sujeito.

O objetivo de saber esse dado é para que você se prepare com uma reserva de emergência para cobrir eventuais prejuízos, caso contrário, você irá se endividar. 

Com empresas não é diferente, é imprescindível se planejar bem para lidar com a possibilidade de não conseguir levantar a quantia almejada com a alavancagem.