O que é Alavancagem Operacional

Alavancagem Operacional é uma forma de aumentar a receita da empresa, geralmente pelo incremento no número de vendas, sem que os custos operacionais sejam alterados.

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A Alavancagem Operacional é algo que pode acontecer de forma planejada ou mesmo ao acaso, tudo depende do ramo de atuação da empresa e de fatores internos e externos também.

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Custos operacionais e custos variáveis

Para compreender a Alavancagem Operacional é necessário entender o que são os custos operacionais e os custos variáveis dentro da administração de uma empresa.

Como os nomes implicam, os custos operacionais são aqueles que não sofrem variações. Como por exemplo:

  • Aluguel de equipamentos ou de uma sala comercial;
  • Salário de funcionários;
  • Energia elétrica;
  • Material de limpeza;
  • Internet.

Já os custos variáveis são aqueles que dependem da quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados. Alguns exemplos:

  • Matéria-prima;
  • Embalagens;
  • Comissões;
  • Mão-de-obra.

Portanto, entende-se que quanto maior for a quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados, maiores serão estes custos, de maneira proporcional.

Claro que é perfeitamente possível diminuí-los pensando em alternativas para os recursos utilizados.

Como funciona a Alavancagem Operacional

A alavancagem operacional acontece quando o aumento no número de vendas em porcentagem (%) também é capaz de aumentar o lucro bruto em porcentagem (%).

Para alcançar esse resultado, o empresário precisa encontrar formas de aumentar a produção sem aumentar os custos operacionais.

Cada ramo de negócio possui as suas próprias características, por isso é essencial conhecer bem o ramo de atuação da empresa para descobrir oportunidades de fazer mais vendas.

Em alguns casos, é perfeitamente plausível que a empresa diminua o valor de um determinado produto ou serviço de forma temporária, apenas para conseguir vender mais unidades.

Em outras situações pode ser apenas necessário mudar o método de venda ou a abordagem para com o cliente. Existem muitos fatores que explicam um número maior de vendas em dado momento.

Em todo o caso, essas estratégias só geram resultados depois que os custos operacionais e os custos variáveis tiverem sido cobertos pelas vendas. 

Na prática, podemos pensar na seguinte situação:

  1. Uma empresa apresenta R$ 250 de receita;
  2. Os custos operacionais são iguais a R$ 75;
  3. De acordo com a venda de todos os produtos os custos variáveis chegam em: R$ 50;
  4. Resultado: lucro de R$ 125.

Porém, a partir do ponto que a empresa ultrapassa o valor dos custos operacionais e variáveis 75+50 = R$ 125, então, todos os ganhos acima de R$ 125 são alusivos ao lucro.

A alavancagem operacional se dá quando o valor necessário é alcançado para cobrir os custos. É nesta hora que a empresa pode focar em ações que priorizem uma maior geração de receita.

Se, por exemplo, uma empresa de videogames obtém R$ 250 de receita, sendo R$ 125 o suficiente para arcar os custos de produção, resulta que os videogames vendidos depois dos R$ R$ 250 geram mais lucro.

Diferença entre Alavancagem Operacional e alavancagem financeira

A Alavancagem Operacional não é a única forma de alavancagem que existe, também existe a chamada alavancagem financeira.

A alavancagem financeira acontece quando as empresas conseguem mais dinheiro para os seus investimentos. Porém, a forma como as empresas fazem isso é por meio da emissão de debêntures

Investidores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, compram uma parte da dívida da empresa, o debênture, em troca de receber juros em retorno.

Vale salientar que uma empresa altamente dependente de alavancagens financeiras pode indicar uma gerência financeira insatisfatória.

Portanto, a diferença entre os dois tipos de alavancagem é que, enquanto a Operacional versa sobre formas de aumentar a receita sem impor maiores gastos, a financeira trata-se de conseguir receita por meio de endividamento.