GLOSSARIO
Alavancagem Operacional
Alavancagem Operacional significa aumentar os lucros sem aumentar os custos. Entenda mais sobre esse conceito.
O que é Alavancagem Operacional
Alavancagem Operacional é uma forma de aumentar a receita da empresa, geralmente pelo incremento no número de vendas, sem que os custos operacionais sejam alterados.
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A Alavancagem Operacional é algo que pode acontecer de forma planejada ou mesmo ao acaso, tudo depende do ramo de atuação da empresa e de fatores internos e externos também.
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Custos operacionais e custos variáveis
Para compreender a Alavancagem Operacional é necessário entender o que são os custos operacionais e os custos variáveis dentro da administração de uma empresa.
Como os nomes implicam, os custos operacionais são aqueles que não sofrem variações. Como por exemplo:
- Aluguel de equipamentos ou de uma sala comercial;
- Salário de funcionários;
- Energia elétrica;
- Material de limpeza;
- Internet.
Já os custos variáveis são aqueles que dependem da quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados. Alguns exemplos:
- Matéria-prima;
- Embalagens;
- Comissões;
- Mão-de-obra.
Portanto, entende-se que quanto maior for a quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados, maiores serão estes custos, de maneira proporcional.
Claro que é perfeitamente possível diminuí-los pensando em alternativas para os recursos utilizados.
Como funciona a Alavancagem Operacional
A alavancagem operacional acontece quando o aumento no número de vendas em porcentagem (%) também é capaz de aumentar o lucro bruto em porcentagem (%).
Para alcançar esse resultado, o empresário precisa encontrar formas de aumentar a produção sem aumentar os custos operacionais.
Cada ramo de negócio possui as suas próprias características, por isso é essencial conhecer bem o ramo de atuação da empresa para descobrir oportunidades de fazer mais vendas.
Em alguns casos, é perfeitamente plausível que a empresa diminua o valor de um determinado produto ou serviço de forma temporária, apenas para conseguir vender mais unidades.
Em outras situações pode ser apenas necessário mudar o método de venda ou a abordagem para com o cliente. Existem muitos fatores que explicam um número maior de vendas em dado momento.
Em todo o caso, essas estratégias só geram resultados depois que os custos operacionais e os custos variáveis tiverem sido cobertos pelas vendas.
Na prática, podemos pensar na seguinte situação:
- Uma empresa apresenta R$ 250 de receita;
- Os custos operacionais são iguais a R$ 75;
- De acordo com a venda de todos os produtos os custos variáveis chegam em: R$ 50;
- Resultado: lucro de R$ 125.
Porém, a partir do ponto que a empresa ultrapassa o valor dos custos operacionais e variáveis 75+50 = R$ 125, então, todos os ganhos acima de R$ 125 são alusivos ao lucro.
A alavancagem operacional se dá quando o valor necessário é alcançado para cobrir os custos. É nesta hora que a empresa pode focar em ações que priorizem uma maior geração de receita.
Se, por exemplo, uma empresa de videogames obtém R$ 250 de receita, sendo R$ 125 o suficiente para arcar os custos de produção, resulta que os videogames vendidos depois dos R$ R$ 250 geram mais lucro.
Diferença entre Alavancagem Operacional e alavancagem financeira
A Alavancagem Operacional não é a única forma de alavancagem que existe, também existe a chamada alavancagem financeira.
A alavancagem financeira acontece quando as empresas conseguem mais dinheiro para os seus investimentos. Porém, a forma como as empresas fazem isso é por meio da emissão de debêntures.
Investidores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, compram uma parte da dívida da empresa, o debênture, em troca de receber juros em retorno.
Vale salientar que uma empresa altamente dependente de alavancagens financeiras pode indicar uma gerência financeira insatisfatória.
Portanto, a diferença entre os dois tipos de alavancagem é que, enquanto a Operacional versa sobre formas de aumentar a receita sem impor maiores gastos, a financeira trata-se de conseguir receita por meio de endividamento.
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