O que é Ajuste Diário

O Ajuste Diário é o que o nome implica, que diariamente acontece um ajuste no saldo financeiro. Esse termo se refere àquelas pessoas que investem no mercado futuro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, se as posições do investidor obtiverem lucro ou prejuízo no dia anterior, o saldo será ajustado automaticamente no dia seguinte.

Isso permite que o investidor esteja livre para fazer o que quiser com o seu dinheiro de forma instantânea.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Ajuste Diário

Diferentemente da compra de uma ação de empresa que, também sofre alterações diárias, as alterações às quais o mercado futuro está sujeito, graças ao Ajuste Diário, afetam sua conta diariamente.

Quando você tem uma ação você precisa vendê-la por um valor que varia a todo momento para conseguir contemplar os lucros ou o prejuízo.

Com os contratos do mercado futuro você sente a valorização ou a desvalorização do contrato todos os dias na sua conta. 

Se comparadas as duas situações, existem vantagens e desvantagens. Com as ações você não é obrigado a arcar com as perdas de forma imediata.

No mercado futuro, com o ajuste diário você será sim obrigado a arcar com o prejuízo de forma imediata, ou caso contrário, arcará com as consequências.

Prejuízo e Ajuste Diário

Uma das principais questões de quem investe em ativos financeiros na bolsa de valores é em relação à capacidade do investidor de quitar suas dívidas, caso ele contraia alguma.

Com o Ajuste Diário, que funciona apenas no mercado futuro, esse risco não existe, visto que diariamente a conta do investidor é sensibilizada de forma positiva ou negativa.

Isso impossibilita que qualquer dívida se acumule tanto a ponto de se tornar impagável. Esse mecanismo é portanto muito benéfico para todos os envolvidos nessas operações.

Em contrapartida, caso ocorra de o investidor não ter saldo suficiente em sua carteira para arcar com uma possível perda, ele precisa enviar o montante para quitá-la, caso negativo, arcará com as seguintes consequências:

  • Terá seu nome incluído na lista de inadimplentes;
  • Será impedido de negociar na bolsa de valores;
  • Suas garantias serão executadas.

O mercado futuro e o Ajuste Diário

O mercado futuro se trata de uma opção de investimento, um derivativo, na qual o investidor aposta que um determinado contrato de uma commodity será vendido por um determinado valor no futuro.

Diferente das ações, em que você tem a possibilidade de analisar as empresas, no mercado futuro você fica suscetível também a aleatoriedades.

Isso acontece pois o tipo de mercadoria que se negocia no mercado futuro são coisas como: sacas de soja; carne bovina; café; milho; dólar e euro. Entre outros.

Em suma, são mercadorias ou reservas de valores que têm grandes chances de serem influenciadas pelo ambiente real e econômico. Todavia, não há uma variedade tão grande quanto no mercado de ações.

Um exemplo prático. Quem comprou alguma moeda como dólar ou euro, pouco antes da crise do coronavírus, muito provavelmente viu o seu valor despencar logo em seguida.

Em todo caso, graças ao Ajuste Diário, se um contrato se valorizar de um dia para o outro, o investidor já poderá imediatamente retirar o valor e reinvesti-lo em outra coisa, caso queira.

Vale apontar sobre a importância do investidor sempre ter alguma reserva de valor para cobrir as eventuais perdas.

Alavancagem financeira e o Ajuste Diário

A responsabilidade financeira que o Ajuste Diário obrigada nas pessoas que querem investir nele, por sua vez, abre uma possibilidade bem interessante, chamada de alavancagem financeira.

Alavancagem financeira é o ato de negociar os produtos do mercado futuro usando de um dinheiro que você não tem. 

Em outras palavras, seria perfeitamente possível comprar 50 mil reais em contratos de sacas de soja sem possuir esse montante disponível. Caso as sacas de soja se valorizem você lucra apenas o valor da valorização

No entanto, se o preço dos contratos cair, você será obrigado a pagar a diferença entre os 50 mil e a porcentagem da queda.

E é justamente por meio da alavancagem financeira que se entende o valor do Ajuste Diário, sem ele, esse tipo de operação não seria possível, visto a tendência para criação de inadimplentes.