O que é Agente Superavitário

O Agente Superavitário é o indivíduo ou empresa que possui um balanço financeiro no qual ele consegue ter uma receita maior do que o seu passivo. Ou seja, ele não gasta além do disponível.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para contrabalancear o dinheiro que está sobrando, muitas vezes o Agente Superavitário  resolve emprestar o excedente para outros indivíduos ou organizações.

Esse empréstimo, por sua vez, vai lhe retornar não apenas o valor original, mas também juros pré-estabelecidos e acordados.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como se tornar um Agente Superavitário

Primeiramente, é um erro acreditar que o Agente Superavitário é apenas aquela pessoa pão dura que só compra o necessário. Essa pessoa pode muito bem estar endividada.

Por outro lado, possuir dívidas não é um sinônimo de que a pessoa ou instituição esteja passando por apertos financeiros. Afinal, as dívidas podem estar perfeitamente sob controle.

Também vale ressaltar que ter uma reserva de dinheiro grande, mas que diariamente tem seu conteúdo mais subtraído do que acrescentado, é um sinal de que existe uma inversão na direção dos recursos.

Essa inversão, por sua vez, indica que esse agente não é superavitário e, sim, deficitário. Mesmo que ele demore muito para ficar no vermelho.

Agora, para se tornar um Agente Superavitário é necessário: 

  • Ter um grande controle financeiro, sabendo exatamente para onde o dinheiro está indo;
  • Saber investir conhecendo os melhores ativos ou produtos para alocar dinheiro;
  • Conseguir economizar buscando sempre a melhor relação de custo-benefício.

Boas práticas de planejamento financeiro são fundamentais para quem quer se tornar um Agente Superavitário. Uma outra forma de fazer isso, também, é sendo capaz de empreender.

É importante ressaltar, no entanto, que no Brasil empreender é bastante complicado. Além da alta carga tributária também existe muita burocracia e falta de informação.

Entretanto, sendo capaz de ultrapassar essas barreiras, as possibilidades de multiplicar o patrimônio e renda passam a não ter limites, visto que empresas podem continuar crescendo indefinidamente.

E por último, mas não menos importante e talvez até mais arriscado, é o investimento na Bolsa de Valores, ou renda variável no geral. Dessa forma é possível ganhar dinheiro com dividendos de forma passiva.

O grande porém, no entanto, é que é necessário ter algum conhecimento para não alocar recursos financeiros em empresas sem futuro ou em condições ruins.

Como se manter um um Agente Superavitário

Se tornar um Agente Superavitário, todavia, não é o maior problema. Por mais que seja sim um grande desafio, ainda mais em um país onde a maioria das pessoas é o oposto, um agente deficitário.

E no entanto, o grande desafio é se manter como um Agente Superavitário. Isso sim requer um grande planejamento e uma constante atualização nas suas estratégias.

Basta pensar em quantas pessoas que herdam heranças ou empresas e por falta de preparo ou responsabilidade financeira acabam torrando o dinheiro ou levando o empreendimento a bancarrota. Essa situação é comum.

Outro fator que pode levar um Agente Superavitário perder essa condição é o excesso de confiança com o que está, supostamente, dando certo.

A realidade é que se você não estiver sempre de olho nas suas finanças, nos seus empreendimentos e investimentos, você pode acabar perdendo dinheiro simplesmente porque você não viu a oportunidade de se atualizar.

Diferença entre Agente Superavitário e Agente Deficitário

Enquanto o Agente Superavitário está com as suas contas em dia, a sua receita financeira está sendo superior aos seus gastos, o agente deficitário passa pela situação oposta.

A principais características do agente deficitário são: 

  • Não ter dinheiro suficiente para quitar suas dívidas;
  • Cobrir a dívida com um credor usando de crédito de outro credor;
  • Dar preferência para gastar de imediato mais do que recebe a prazo.

E para que um agente deficitário se torne um Agente Superavitário, ele precisará reestruturar completamente a sua situação financeira, renegociar dívidas, parar de gastar com o que for supérfluo e tentar aumentar sua renda.