O que é Agente Financeiro

O Agente Financeiro é o profissional que trabalha com operações financeiras diversas no mercado financeiro. Ele pode ser pessoa física ou pessoa jurídica.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na prática, o termo Agente Financeiro pode assumir uma quantidade ampla de significados e ser aplicado para descrever uma série de funções ou instituições.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funções do Agente Financeiro

Um agente financeiro pode atuar como um garantidor, endossante ou financiador representando uma outra instituição financeira ou a si mesmo, sendo o ofertador destes serviços.

Um exemplo de Agente Financeiro é o banco. Esta instituição financeira oferece uma pletora de serviços, sendo capaz de atender todas áreas que um agente financeiro é apto para atuar.

Sempre que existir uma operação de crédito, haverá a participação de um agente financeiro. Em outras palavras, o agente financeiro tem uma presença quase onipresente em:

  • Financiamento de imóveis ou automóveis;
  • Empréstimos bancários para pessoas físicas ou jurídicas;
  • Transferência de direito de crédito entre CPFs.

Entre outras situações cotidianas. E é justamente essa pluralidade de atividades que faz com que o Agente Financeiro também tenha outras duas alcunhas, Agente de Crédito e Agente financiador.

Agente de crédito

O agente de crédito é o profissional ou instituição que avalia quais são as melhores ofertas de crédito para o seu cliente, tendo em vista a diversidade de opções que existem no mercado hoje.

O banco ou instituição que oferta o crédito também é considerado um agente de crédito, no entanto, nem sempre as suas ofertas são no melhor interesse dos clientes.

Portanto, um agente de crédito poderá atuar como um intermediário entre o requisitante do crédito e outro agente de crédito com o poder de conceder esse empréstimo. 

Agente financiador

O agente financiador tem como sua principal função financiar a aquisição de imóveis ou veículos em uma condição que seja mais vantajosa para o cliente.

Quem pode atuar como um agente financiador são as:

Ou por fim qualquer empresa que seja diretamente autorizada pelo BACEN.

Analista financeiro e Agente Financeiro

Não é incomum que dentro de uma organização empresarial, principalmente se esta não for muito grande, as tarefas diárias de um Agente Financeiro e um analista financeiro venham a se confundir.

Pelo fato do Agente Financeiro cuidar de empréstimos e financiamentos, ele acaba precisando mexer com papelada e executando algumas operações que geralmente são atribuições de um analista, auxiliar ou assistente Financeiro.

Operações que ambos os profissionais acabam partilhando entre si, são:

Sem contar que é da natureza destes profissionais entrarem em contato com o cliente para verificar qual seria a melhor condição para que estes quitem seus débitos com a empresa.

Agente Financeiro no Brasil

Para que um Agente Financeiro possa atuar no Brasil é obrigatório que ele seja credenciado pelo governo para exercer as suas funções.

As organizações que podem credenciar o Agente Financeiro são o BNDES no seu quadro de Agentes Financeiros ou o FGTS como agente operador.

Vale ressaltar que o Agente Financeiro pode ou não assumir qualquer responsabilidade a respeito das operações às quais ele esteja participando.

Caso ele seja apenas o funcionário de uma instituição maior, é esta empresa quem se responsabilizará por eventuais prejuízos amealhados ao cliente.

Em contrapartida, se o Agente Financeiro for um prestador de serviços autônomo ou se a ele for atribuída a função de participar da contabilidade da empresa, ele precisará assumir os riscos totais ou parciais.