O que é Agente de Crédito

O Agente de Crédito é o intermediário entre a pessoa ou instituição que esteja requerendo crédito financeiro e o disponibilizador desse crédito.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse profissional é muito importante para auxiliar o tomador de crédito para que ele seja capaz de escolher a melhor alternativa de crédito para a sua situação e condição momentâneas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Quem pode ser Agente de Crédito

Tanto pessoas físicas autônomas como também instituições têm permissão de atuarem como Agentes de Crédito. A principal exigência é estar credenciado pelo governo para poder exercer a função.

No entanto, desde 2012 existe um curso específico para capacitar as pessoas que queiram exercer essa função, é a Certificação de Correspondentes.

Essa certificação vai garantir que a pessoa esteja habilitada a trabalhar com:

  • Crédito consignado: na qual as parcelas são descontadas diretamente no salário ou aposentadoria;
  • Crédito direto ao consumidor: o mais tradicional, o qual a pessoa paga as parcelas da forma que conseguir;
  • Financiamento de veículos: quando você adquire um carro pagando uma entrada e depois parcelando todo o resto.

Apesar dessa formalidade, não existe especificamente uma formação em “agenciamento de crédito”. 

Todavia, não é incomum que os profissionais formados em ciências contábeis, economia e administração sejam os mais qualificados, visto que durante seus cursos aprendem sobre o mercado de crédito.

É importante ressaltar que os Agentes de Crédito não precisam representar apenas uma única empresa, eles podem ser agentes autônomos que procuram as melhores condições em diferentes instituições.

Por outro lado, grandes empresas também podem fazer um uso interno destes profissionais, principalmente os bancos, para ajudar os seus clientes de forma que eles consigam arcar com as responsabilidades acordadas.

O propósito do Agente de Crédito

Uma das principais razões para a existência do Agente de Crédito é o fato de que hoje em dia existe uma grande variedade de opções para se tomar crédito.

Uma pessoa comum, por simples pressão de conseguir logo o dinheiro, ou desinformação, pode acabar aceitando condições de um empréstimo que são altamente desvantajosas para ela.

Condições que podem variar entre:

  • Quantidade de parcelas;
  • A porcentagem de juros cobrados;
  • Valor da parcela.

Entre outras especificidades a qual cada tipo de empréstimo ou instituição que o oferece está sujeito. É em um cenário como esse que o Agente de Crédito se faz tão útil.

Por meio de uma análise minuciosa ele pode identificar quais são as melhores ofertas de crédito para a pessoa que está requerendo-o.

E quando bem feito, o trabalho desse profissional impede que o indivíduo necessitado do dinheiro acabe se tornando um inadimplente

Uma situação ruim tanto para ele quanto para a instituição de crédito, que poderia acabar recebendo um calote.

Os Agentes de Crédito na realidade brasileira

O Brasil é um país cuja realidade financeira e econômica das pessoas é um pouco preocupante. A maioria dos brasileiros é endividado e, muitos não possuem condições de pagar suas dívidas altas.

Várias são as razões que podem ser apontadas para isso e é difícil pensar em uma solução a curto prazo para o problema.

Em todo caso, fica evidente que o Brasileiro possui dificuldades ao fazer a utilização do crédito que lhe é conferido, seja este direto por um empréstimo ou mesmo por intermédio do cartão de crédito.

Nesse sentido, os micro e pequenos empresários, por exemplo, muitas vezes necessitam de um aporte financeiro no início do empreendimento.

E se este aporte vier de um empréstimo com condições ruins, o empresário pode acabar tendo dificuldades de honrá-lo. E no pior dos cenários, vir à falência. 

Algo que não é incomum nos primeiros 5 anos de qualquer empreendimento brasileiro.

E são por essas razões que os Agentes de Crédito podem se fazer muito necessários, contribuindo para que esse cenário de endividamento geral brasileiro atenue-se.