A Braskem (BRKM3, BRKM5 e BRKM6) informou nesta sexta-feira (03), através de comunicado ao mercado, que a agência de classificação de risco Fitch Ratings alterou o nível de risco em escala global da Companhia para BB+, com perspectiva estável.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Conforme já divulgado ao mercado, a Braskem destaca que, apesar do cenário adverso resultante do ciclo e da pandemia, mantém sólida posição de caixa e o perfil de endividamento bastante alongado.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O prazo médio de vencimento das suas dívidas ao final do primeiro trimestre de 2020 era de 16,4 anos, sendo aproximadamente 50% delas concentradas após 2030.

Na visão da Braskem, nossa estrutura de capital aliada às medidas em curso implementadas pela Companhia e à sua liderança de mercado justificariam a manutenção do grau de investimento.

Por fim, a Companhia reforça o seu compromisso com a manutenção da sua posição de liquidez e disciplina de custos e na continuidade da implementação de medidas para redução da sua alavancagem corporativa para retornar ao nível de risco de grau de investimento.

Fitch Ratings

O rebaixamento reflete a visão da Fitch de que a profunda recessão global causada pela pandemia de coronavírus e a forte contração econômica no Brasil, México, EUA e Europa levantaram os desafios enfrentados pela Braskem, que busca desalavancar por meio de medidas orgânicas e inorgânicas. 

O cenário macroeconômico fraco também aumentou a incerteza sobre a duração da desaceleração do ciclo petroquímico que começou em 2019 e o retorno a um mercado equilibrado de polietileno (PE) e a melhora na demanda por polipropileno (PP). 

O momento da pandemia foi inoportuno para a Braskem, porque coincidiu com passivos adicionais de R $ 2,7 bilhões relacionados a um evento geológico em Alagoas.

O caso base da Fitch, excluindo as operações no México, prevê a relação dívida líquida / EBITDA da Braskem em 4,5x-3,6x durante 2020-2021; se incluir as operações mexicanas, que detêm dívida sem recurso, o índice de alavancagem líquida de base da Fitch é de 4,9x em 2020 e 3,9x em 2021.

Os ratings da Braskem refletem sua posição de liderança no setor petroquímico latino-americano, forte perfil de negócios devido à diversificação geográfica e de matérias-primas e um histórico de geração consistente de FCF. 

O alto índice de alavancagem da empresa é uma fraqueza em comparação com os pares com grau de investimento na América Latina. 

Considerado nos ratings da empresa está o compromisso de manter uma forte posição de liquidez e um cronograma de amortização da dívida administrável, sem risco de refinanciamento no médio prazo.

Os ratings da Braskem não são limitados pelo teto do país 'BB' do Brasil, de acordo com as empresas não financeiras da Fitch que excedem os critérios de rating de teto do país. A Braskem possui forte geração de caixa operacional a partir de ativos nos EUA, Alemanha e México, que contribuem com cerca de 45% de seu EBITDA

Os ratings da empresa também são suportados por caixa gerado no exterior por exportações, caixa mantido no exterior e um recorde de retenção de linhas de crédito em espera não utilizadas.

Resultado da Braskem no Primeiro Trimestre de 2020

O resultado da Braskem (BRKM5) no primeiro trimestre de 2020 (1t20), divulgado no dia 03 de junho, apresentou um prejuízo líquido de R$ 4,1 bilhões, queda de 400,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Braskem atingiu R$ 1,3 bilhões no 1t20, apresentando retração de 54,6% na comparação com o 1t19.

A margem ebitda foi de 10,70%, uma retração de 12,2 p.p quando comparado ao 1t19.

Já a margem líquida da Braskem atingiu -32,2% no 1t20, apresentando retração de -42,6 p.p. na comparação com o 1t19.

As ações da Braskem (BRKM3) acumulam alta de 3,88% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 23,78% nos últimos 12 meses.

As ações da Braskem (BRKM5) acumulam queda de 1,43% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 31,29% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Fitch Ratings.