O que é uma Agência de fomento?

Agência de fomento é uma instituição geralmente pública que tem como finalidade apoiar principalmente os pequenos empresários empreendedores que estão iniciando seus projetos.

A existência das agências de fomento se justificam em resposta a um cenário empresarial e empreendedor desfavorável presente no Brasil.

A maioria das empreendedores de primeira viagem iniciam seus negócios e em menos de 5 anos já estão fechando as portas. Muitas são as razões que podem explicar esse fenômeno

Mas independente do motivo, agências de fomento podem desempenhar um papel decisivo para tornar essa realidade menos desestimulante e negativa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A função da Agência de fomento

A principal função de uma Agência de fomento é estimular o cenário empresarial auxiliando os empresários por meio de empréstimos com condições mais favoráveis e diferenciadas.

Algumas características notáveis a respeito destes empréstimos são as seguintes:

  • Assim como qualquer empréstimo, é necessário haver uma garantia por meio de um bem;
  • Os juros cobrados são muito menores que os de bancos tradicionais;
  • Em alguns casos o empresário pode começar a pagar depois de 12 meses, quando idealmente o empreendimento já estará lucrando;
  • Os prazos para a quitação do empréstimo podem chegar até 10 anos.

Vale ressaltar que essas condições variam de agência para agência, de estado para estado e principalmente quanto ao ramo de negócio.

Principais Agências de fomento

No Brasil a maioria dos estados possui uma Agência de fomento. De acordo com o Banco Central, ao todo o número exato são 16. Veja-as a seguir:

SEBRAE e outros fomentos

Algumas outras entidades também oferecem um serviço providencial para a comunidade empresarial, como por exemplo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Fundado em 1972 o SEBRAE era uma instituição ligada ao governo que originalmente se chamava CEBRAE. Em 1990 se tornou uma empresa sem fins lucrativos e trocou o C centro para S de serviços.

Enquanto o foco de uma Agência de fomento é a facilitação de crédito para investimento, o SEBRAE visa a capacitação técnica e profissional do empresário, ofertando não dinheiro, mas conhecimento. 

E analisando a realidade brasileira, vemos que isso é fundamental, pois boa parte das pessoas que se aventuram em um empreendimento não possuem conhecimentos de planejamento financeiro pessoal e administrativo.

Outras vezes essas pessoas até entendem um pouco a respeito de como gerir um negócio, porém lhes falta a visão empresarial que apenas um plano de negócio poderia fornecer.

E é nessa zona intermediária que o SEBRAE atua, oferecendo inúmeros cursos gratuitos e pagos que visam a profissionalização do empreendedor.

Outras instituições dignas de nota que atuam com alguma espécie de fomento são o BNDES, o CNPQ e o FINEP, todas diretamente administradas pelo governo.