O que é After Market?

After Market pode ser traduzido como “Horário Pós Mercado”, e é um momento extra para negociar ativos na Bolsa de Valores, que acontece posteriormente ao horário oficial.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Existem algumas diferenças que fazem desse horário propício principalmente para os investidores pequenos e que não investem montantes tão grandes.

Os grandes investidores, por outro lado, podem não ver grandes vantagens na utilização do After Market, devido às suas exigências e restrições sobre o que pode ser negociado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

As regras do After Market

Para operar no After Market o investidor precisa seguir algumas regras bem específicas, elas são:

  • O investidor não pode negociar derivativos, como opções, apenas ativos à vista e commodities;
  • Se o ativo em questão não tiver sido negociado durante o dia no pregão normal, ele não é elegível para o After Market;
  • É necessário que a ação esteja presente em alguma carteira teórica, como o Índice Ibovespa;
  • A oscilação dos ativos negociados no After Market não pode ultrapassar a margem de 2% para mais ou para menos;
  • Só é possível negociar no máximo R$ 900 mil reais por CPF.

Na prática essas regras impedem que os grandes investidores influenciem o mercado da bolsa de valores com o seu poder aquisitivo para se beneficiarem. 

O After Market e o aumento de investidores

E é um fato que o número de investidores na Bolsa de Valores aumentou consideravelmente nos últimos anos aqui no Brasil, e as razões podem divergir.

O acesso facilitado ao crédito explica uma parcela desses novos investidores. Mas isso apenas é pouco. Um grande agente que com certeza impulsionou o número de investidores é a oferta de plataformas.

Hoje existem inúmeros meios que facilitam enormemente as pessoas comuns a operar na B3. Um grande diferencial da maioria dessas plataformas são as suas taxas reduzidas.

Em alguns casos, como por exemplo o Banco Inter, não existe cobrança de nenhuma taxa de administração ou taxa de custódia, permitindo que o operador detenha 100% do lucro de suas operações.

Com essa vasta oferta de plataformas, investidores de primeira viagem acabam atraídos aos montes. É de se esperar, no entanto, que a maioria deles tenha uma rotina que os impeça de operar no horário normal.

Foi assim pensando nessa problemática que o After Market foi introduzido pela primeira vez em 1991 na Bolsa de Valores de Nova Iorque. E hoje esse horário extra é fundamental para os pequenos investidores.

Os horários da Bolsa e do After Market

A Bolsa de Valores do Brasil funciona entre 10:00 da manhã e às 17:55. Mas existem duas exceções: 

  1. Mercado a termo que pode ser negociado até às 18:25;
  2. Opções sobre índices de ações que fecha às 17:50.

Já o After Market tem duração de meia hora e acontece entre às 17:30 e às 18:00. Quando havia o horário de verão esse período era adiantado em uma 1 hora.

´Para quem quer investir em bolsas estrangeiras, é importante saber que cada Bolsa de Valores tem o seu próprio horário de funcionamento.

Para quem serve o After Market

O After Market tem como principal característica permitir que novos investidores e que não possuam tanto dinheiro também participem do mercado de ações.

Isso não significa, todavia, que os grandes operadores não possam participar. Apesar de terem suas possibilidades tolhidas com as regras do After Market, os grandes investidores ainda são livres para:

  • Consolidar posições;
  • Acertar movimentos errados;
  • Ajustar o saldo para o dia seguinte.

Ou seja, uma vantagem que o After Market proporciona é a oportunidade dos operadores refletirem sobre os movimentos do dia, consertando qualquer decisão imprudente que porventura tenham tomado. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é After Market consulte o nosso artigo completo sobre After Market