O que é ADX - Average Directional Index

ADX - Average Directional Index, em português, Índice Direcional Médio, é um indicador criado por Welles Wilder em 1978 que trata a respeito das tendências de subida ou queda de uma ação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este indicador foi descrito pela primeira vez no livro “New Concepts in technical trading systems," do autor supracitado.

É claro que, lembrando ser o ADX apenas um indicador, isso significa que ele não faz previsões do futuro, apenas aponta tendências. Esse indicador também é muito utilizado na análise técnica de ações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o ADX

Na realidade o ADX é a junção de dois outros indicadores criados pelo próprio Wilder, o +DI (Índice Direcional Positivo) e o -DI (Índice Direcional Negativo).

O +DI indica uma tendência de alta e o -DI indica uma tendência de baixa. Na prática, isso significa que se o +DI estiver superior ao -DI a tendência é de que os preços vão subir.

Se o -DI estiver acima do +DI, a tendência é contrária, e os preços estarão inclinados a entrar em declínio.

Por outro lado, se acontece uma convergência entre o +DI e o -DI chega-se a um ponto de reversão de tendência, ou seja, se havia inclinação de subida, agora o movimento pode se tornar contrário.

Na prática, esse indicador funciona da seguinte forma:

  • Se o ADX estiver acima de 25, existe uma tendência de subida;
  • Se o ADX estiver abaixo de 20, não há tendência de subida.

A escala que mede essa tendência vai de 0 a 100 e o seu cálculo é baseado na média móvel dos 14 dias precedentes.

Sobre essa escala é importante ressaltar que se o ADX ultrapassa o valor de 50, ele já está em uma alta muito grande. Caso chegue na casa dos 75, algo raríssimo, dificilmente continuará subindo.

Ademais, altas muito grandes podem ser indício que algo está fora do normal, ainda mais se a subida tiver acontecido de forma rápida. Geralmente o ADX se mantém em um patamar estável.

A importância do ADX

Existem muitos fatores que podem ser considerados no momento de investir em uma ação na bolsa de valores. Nem sempre uma simples análise da situação da empresa será o suficiente.

Ou mesmo caso você seja um investidor experiente, mas não esteja com tempo hábil para se aprofundar nas condições da empresa, muitas vezes a leitura de um gráfico pode ser um bom ponto de partida.

O ADX, por sua vez, é uma técnica que tenta descobrir tendências, independente de a empresa ter um bom histórico financeira, uma boa governança ou mesmo ser bem gerida.

Mesmo boas empresas podem ser surpreendidas com baixas no valor de suas ações advindas de fatores externos, e o contrário também é cabível, empresas ruins mas que subitamente viram seus papéis valorizando.

Ter a capacidade de reconhecer essas tendências quando elas estiverem começando pode ser uma arma muito poderosa para o investidor que quer ganhar dinheiro na bolsa. Principalmente para os que querem fazer especulação financeira.

Todavia, a melhor estratégia é ser capaz de usar tanto uma análise mais profunda, quanto uma leitura mais superficial em conjunto para uma otimização dos resultados de investimento.

ADX e análise técnica

O ADX é um indicador utilizado dentro da Análise Técnica e possui muita utilidade para esse método de investimento.

A análise técnica diz respeito sobre como investir no mercado financeiro, na Bolsa de Valores, analisando gráficos. Ou seja, analisando como a ação daquela empresa vem se comportando.

Tendências de queda ou alta podem ter uma explicação de análise fundamentalista, mas isso não significa que você precisa saber quais são para se aproveitar dessas oportunidades.

É fazendo uso da análise técnica e de indicadores como o ADX que o investidor pode tirar o melhor de todas as oportunidades.