GLOSSARIO
Adquirente
As soluções de pagamento estão mais sofisticadas. Para entender melhor o tema, veja o que são adquirentes.
O que é Adquirente?
Adquirente é o intermediário entre o comércio e a bandeira do cartão de crédito. Se formos pensar em termos mais práticos, a função do Adquirente é representada pelo uso da máquina de cartão.
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Graças a abertura recente do mercado, o Brasil conta hoje com inúmeras opções de adquirentes. E isso é ótimo para o consumidor, que pode escolher a opção que melhor supre suas necessidades.
É importante notar, no entanto, que cada adquirente possui relações com uma bandeira diferente. Algumas vezes com mais de uma. Vale lembrar algumas das bandeiras mais famosas como, Visa, Mastercard, Diners e a American Express.
E cada bandeira possui as suas vantagens, desvantagens e condições. Por isso, antes de escolher um adquirente, é interessante analisar a qual bandeira ele está vinculado.
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O que o adquirente faz?
A função do adquirente é interligar o dono da máquina de cartão com as bandeiras e o banco. E depois, dentro de um prazo estabelecido (geralmente de 31 dias), entregar o valor devido ao contratante.
Existem casos em que o adquirente pode repassar o valor devido em um prazo menor do que 31 dias, ou até maior. Todavia, estas condições são estipuladas no contrato.
É evidente que para prestar esse serviço de pagamento facilitado para o cliente, o contratante da adquirente precisa remunerar a adquirente por meio de taxas.
Geralmente a adquirente cobra uma taxa em forma de porcentagem para cada transação que é feita, e isso inclui também cada parcela de uma venda à prazo.
Diferentes adquirentes oferecem taxas que podem variar mediante algumas condições, como:
- Volume mensal de vendas;
- Número de parcelas na venda à prazo;
- Tempo de vigência do contrato.
Outra forma pela qual os adquirentes são remunerados é por meio do aluguel ou da compra da máquina de cartão.
Existem, no entanto, algumas situações especiais as quais as adquirentes não só podem isentar o aluguel, como também oferecer uma máquina de brinde.
As principais adquirentes do Brasil
Depois da abertura do mercado de maquininhas de cartão no início da década passada, o Brasil viu uma enxurrada de máquinas de cartão e adquirentes adentrando o mercado. Vamos ver as mais importantes.
Cielo
Nascida da cooperação entre o Banco do Brasil, Bradesco, Real ABN Amro Bank e Visa Internacional, em 1995, nessa época a empresa se chamava Visanet Brasil.
Também é de se notar que no início a única bandeira atendida era a Visa.
Em 2006 a rede já tinha uma rede de afiliados com mais de 100 mil empresas, oferecendo apenas os serviços de cartão de crédito quanto a captura, processamento e liquidação.
Foi apenas em 2009, quando o contrato de exclusividade com a Visa acabou, que a empresa então finalmente foi rebatizada como Cielo.
Rede
A história da Rede começa oficialmente em 1996, quando a empresa ainda se chamava Redecard. Neste ano a Mastercard se tornou acionista da Redecard e até hoje segue sendo uma de suas principais bandeiras.
Em 2012 a Redecard deixa de ser uma empresa de capital aberto após o Itaú Unibanco adquirir a adquirente por 10 bilhões de reais. Em 2013 a Redecard altera seu nome para Rede.
Em contrapartida, é importante destacar que a Rede nunca teve nenhum contrato de exclusividade com nenhuma bandeira em particular.
Global Payments
A Global Payments é uma das maiores adquirentes do mundo, e também por consequência uma das mais utilizadas na América Latina.
Em números, essa adquirente está presente em 32 países, conta com mais de 11 mil colaboradores e processa anualmente mais de 17 bilhões de transações.
Outras adquirentes
Ainda existem muitas outras adquirentes atuando no Brasil, cada uma ofertando condições e serviços diferentes. Algumas dignas de menção são:
- Stone: é uma das mais recentes no mercado brasileiro, fundada em 2012;
- Getnet: criada em 2003 por empreendedores brasileiros, foi vendida ao Santander em 2013;
- First Data: conhecida como Bin no Brasil, entrou no mercado em 2012, iniciando suas operações de fato em 2014.
E justamente pelo fato de cada uma oferecer um diferencial, sempre vale a pena o comerciante, empresa ou loja buscar conhecer as opções disponíveis.