O que é administração passiva

A Administração Passiva é um dos modelos de gestão utilizados em fundos de investimentos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seu objetivo consiste basicamente em replicar o desempenho de determinados índices de mercado, atrelando o seu desempenho e rentabilidade ao desempenho desses índices.

Dentre os quais, os índices mais utilizados como referência para fundos com administração passiva destacam-se os índices setoriais.

Como características marcantes desse tipo de fundo de investimento, podemos destacar: 

  • Maior previsibilidade;
  • Segurança;
  • Menor grau de exposição aos riscos do mercado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a administração passiva na prática

Antes de mais nada, para que possamos compreender como funciona a administração passiva na prática, é importante entender melhor o funcionamento dos fundos de investimentos.

Os fundos de investimentos são formados por grupos de investidores que alocam os seus recursos sob a gestão de administradores especializados em fundos de investimentos.

Por sua vez, os gestores dos fundos de administração passiva alocam e aplicam esses recursos com base nas definições previstas no estatuto do respectivo fundo.

Para exemplificar, imagine que determinado fundo de administração passiva tenha por objetivo replicar o desempenho do Ibovespa.

Considerando essa hipótese, os gestores do fundo devem obrigatoriamente alocar os recursos dos investidores em ativos que fazem parte da composição do índice Ibovespa.

No caso dos fundos atrelados a índices setoriais a regra é a mesma. O índice IEE, por exemplo, é o índice de energia elétrica da Bolsa de Valores brasileira.

Sendo assim, fundos de administração passiva que visam replicar o desempenho desse índice devem investir exclusivamente em empresas do setor elétrico.

Devido a essa característica, os gestores dos fundos de administração passiva acabam com menor autonomia que os gestores dos fundos de administração ativa.

Quais são as principais vantagens dos fundos com administração passiva

Podemos destacar ao menos três vantagens nos fundos com administração passiva. São elas:

Gestão profissional: Conforme destacado anteriormente, os fundos de administração passiva são gerenciados por especialistas do mercado financeiro.

Os gestores analisam as opções do mercado e estão sempre atentos para alocar recursos em oportunidades que possam gerar bons rendimentos e que estejam em acordo com as regras de constituição do fundo.

Menor volatilidade: Ao aplicar seus recursos em ativos que fazem parte da composição de um determinado índice buscando replicá-lo, os fundos com administração passiva acabam garantindo riscos menores relacionados à volatilidade do mercado.

Taxa de administração reduzida: Diferentemente dos fundos de administração ativa que exigem muito esforço dos gestores, os fundos de renda passiva demandam menos trabalho e portanto costumam cobrar taxas mais baixas.

Quais são as principais desvantagens dos fundos com administração passiva

Os fundos com administração passiva não contam com muitas desvantagens, No entanto duas merecem destaque:

Baixa rentabilidade: Os fundos com administração passiva são conhecidos por oferecer riscos menores aos investidores, assemelhando-se aos títulos de renda fixa.

Logo, esse tipo de ativo acaba não sendo a melhor escolha para investidores que desejam conquistar rendimentos acima da média do mercado.

Falta de autonomia: Quem optar em investir em fundos de investimentos outorga o poder de escolher o que fazer com cada aporte recebido aos gestores do respectivo fundo.

Logo, esse tipo de investidor acaba sem poder de escolha e decisão sobre o seu próprio investimento.

Diferenças entre os fundos com administração passiva e fundos com administração ativa

Diferenciar os fundos com administração passiva dos fundos com administração ativa é muito fácil.

 Os fundos de investimento com administração ativa possuem como principal característica o alto risco, sendo seu objetivo alcançar rentabilidade superior à média do mercado.

Por sua vez, nos fundos de administração passiva possuem como principal característica o baixo risco, já que os gestores são obrigados a seguir determinados indicadores de mercado.

Com base em tudo o que foi dito aqui, podemos afirmar que os fundos de administração passiva oferecem riscos e rentabilidade menores aos seus investidores, enquanto comparados aos fundos com administração ativa.