O que é administração ativa
SIMULE AGORA

Administração Ativa

O que é administração ativa. Significado, conceito, vantagens e desvantagens.

O que é administração ativa

A Administração Ativa é um dos modelos de gestão utilizados em fundos de investimentos. Seu objetivo consiste na escolha de ativos que possam oferecer retorno superior aos principais índices do mercado financeiro.

Como características marcantes desse tipo de fundo de investimento, temos a maior autonomia dos gestores, a possibilidade de ganhos maiores e por outro lado, uma maior exposição ao risco.

Banner will be placed here

Como funciona a administração ativa na prática

Para compreender como funciona a administração ativa na prática, é importante entender melhor como funcionam os fundos de investimentos.

Em síntese, fundos de investimentos são formados por um grupo de investidores que aportam recursos que ficam sob a gestão de administradores especializados no mercado financeiro e de investimentos.

Os administradores por sua vez, (também conhecidos como gestores) colocam em prática a administração ativa tomando decisões em favor do rendimento dos investidores.

Em resumo, o papel dos gestores consiste em decidir quando e onde o dinheiro dos investidores do fundo deve ser alocado, visando alcançar a maior rentabilidade possível.

Quais são as principais vantagens dos fundos com administração ativa

Podemos destacar ao menos três vantagens nos fundos com administração ativa. São elas:

Gestão profissional: Conforme comentamos anteriormente, os fundos com administração ativa contam com gestores especializados no mercado financeiro.

Os gestores analisam cuidadosamente as opções do mercado e estão sempre atentos para alocar recursos em oportunidades que possam gerar bons rendimentos aos investidores do fundo.

Segurança: Para aqueles que não dominam o mercado financeiro, aplicar recursos em fundos de investimentos pode ser uma excelente opção.

Quem investe em fundos com administração ativa outorga a especialistas o poder de decisão em relação a alocação dos recursos investidores.

Retorno: Por fim, vale destacar que os fundos com administração ativa costumam obter retorno acima da média dos principais índices do mercado.

Quais são as principais desvantagens dos fundos com administração ativa

Podemos destacar ao menos duas  desvantagens nos fundos com administração ativa. São elas:

Risco: Quanto maior o retorno, maior o risco, essa é uma das regras básicas e máximas mais conhecidas do mundo dos investimentos. 

A regra é clara, se existem possibilidades de retorno alto, também existem chances significativas de perda.

Quanto mais arrojado o tipo de investimento, maior a exposição ao risco, logo não poderíamos deixar de citar esse fator como uma desvantagem dos fundos com administração ativa, principalmente através da ótica de investidores conservadores.

Cobranças de taxas: Em relação às desvantagens dos fundos com administração ativa, destaca-se ainda, a cobrança de taxas de administração e performance.

A taxa de administração funciona como uma espécie de remuneração paga pelos investidores ao fundo de investimento para a remuneração dos seus gestores e para a manutenção do próprio fundo.

Além disso, alguns fundos também costumam cobrar taxas de performance quando bons resultados são alcançados.

As taxas de performance funcionam como um bônus e uma espécie de estímulo para que os gestores de fundos de investimentos procurem sempre os melhores resultados possíveis.

Diferenças entre os fundos com administração ativa e fundos com administração passiva

Ao longo deste conteúdo, vimos que os fundos com administração ativa conferem grande liberdade aos gestores para escolher as melhores opções em investimentos do mercado.

Como falamos anteriormente, os fundos de investimento com administração ativa possuem como principal objetivo o alcance de rentabilidade superior a determinados índices do mercado.

Por outro lado, nos fundos com administração passiva, os gestores são obrigados a seguir indicadores de mercado visando obter a mesma rentabilidade que eles e não uma rentabilidade superior.

Logo, podemos dizer, que os fundos de administração passiva oferecem riscos menores aos seus investidores, quando comparados aos fundos com administração ativa.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE