O que é Adiantamento de Contrato de Câmbio

O Adiantamento de Contrato de Câmbio é um instrumento para antecipação de recebíveis muito utilizado por empresas que atuam no comércio internacional de cargas, exportando mercadorias para outros países.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse tipo de adiantamento é na verdade uma espécie de empréstimo com garantias reais, contratado pelas exportadoras junto a instituições financeiras que oferecem esse tipo de linha de crédito.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Funcionamento do Adiantamento de Contrato de Câmbio

Em geral, essa antecipação serve de combustível para manutenção do capital de giro das empresas que atuam no comércio internacional.

Vale destacar, que em operações de exportação é comum que o prazo de pagamento seja maior que o normal em razão do tempo de transporte e trâmites de desembaraço aduaneiro.

Logo, para as empresas que atuam no mercado de exportação, o Adiantamento de Contrato de Câmbio é na maioria das vezes um excelente negócio.

É importante esclarecer, que  o Adiantamento de Contrato de Câmbio pode ser firmado antes mesmo do embarque das mercadorias destinadas ao exterior e ter valor integral ou parcial.

Tudo depende das necessidades do contratante e também das políticas de concessão de crédito da instituição bancária escolhida para efetuar a antecipação de recebíveis.

Se para os exportadores o Adiantamento de Contrato de Câmbio é uma boa opção, para os Bancos também,  afinal, as instituições financeiras aplicam taxas sobre os contratos de antecipação firmados com os exportadores.

Como obter um Adiantamento de Contrato de Câmbio

Confira na sequência um pequeno passo a passo para empresas que desejam obter um Adiantamento de Contrato de Câmbio:

Localize uma instituição financeira autorizada: É importante destacar que não são todas as instituições financeiras que possuem autorização do Banco Central para realizar adiantamentos de contrato de câmbio.

Sendo assim, o primeiro passo para quem deseja efetuar esse tipo de adiantamento, consiste em manter contrato com a instituição financeira de preferência e se informar a respeito da disponibilidade do serviço a ser contratado.

Análise de crédito: Após encontrar um banco autorizado para realizar esse tipo de operação, a empresa deverá apresentar os documentos e informações solicitadas pelo Banco e se submeter a uma análise de crédito.

Em caso de aprovação, será definido um limite e a operação de Adiantamento de Contrato de Câmbio poderá ser realizada.

Pagamento: Por fim, o Banco efetua o pagamento antecipado ao exportador com base no valor previsto no contrato, descontadas as taxas anteriormente acordadas e definidas em contrato.

Vale destacar, que o pagamento realizado pela instituição financeira em favor do exportador é realizado em moeda nacional, considerando o câmbio vigente na assinatura do contrato.

É importante ressaltar, que a instituição financeira contratada não se responsabilizará pela operação de cargas, mas apenas pela antecipação dos recebíveis mediante a aplicação de taxas previamente acordadas em contrato.

Vantagens do Adiantamento de Contrato de Câmbio

Confira agora, quais são as principais vantagens do Adiantamento de Contrato de Câmbio para as empresas:

  • Permite o recebimento antecipado de até 100% dos valores das operações de exportação;
  • Antecipação de recebíveis e fortalecimento do capital de giro da empresa;
  • Recebimento à vista para vendas realizadas a prazo;
  • Recebimento do montante acordado na transação comercial internacional, antes mesmo do embarque da mercadoria para o exterior;
  • Taxa de juros em geral mais atrativa, pois a própria carga funciona como garantia;
  • Proteção do exportador contra futuras variações cambiais;
  • Isenção de tributos bancários.

Riscos do Adiantamento de Contrato de Câmbio

Por fim, é importante ressaltar que nas operações de Adiantamento de Contrato de Câmbio a instituição financeira não se responsabilizará pelos riscos das operações de comércio internacional, dentre eles:

  • Possibilidade de cancelamento da operação de exportação;
  • Possibilidade do importador não realizar o pagamento do contrato.

Caso isso aconteça, a empresa contratante continua responsável pelo pagamento dos valores firmados em contrato com o Banco.

Como foi possível observar, operações de Adiantamento de Contrato de Câmbio podem ser um excelente negócio para o exportador que precisa antecipar recebíveis e manter o capital de giro.