O que é Acquirer

Uma acquirer ou adquirinte em sua tradução literal para o português são empresas que trabalham na intermediação das operações de pagamento com cartões de crédito e débito.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

É importante deixar claro, que em geral, essas empresas não oferecem cartões no mercado, mas colocam à disposição do público a tecnologia e os meios físicos e digitais para que as transações envolvendo cartões aconteçam.

Em um primeiro momento o termo acquirer pode parecer completamente distante do seu dia a dia, pelo menos até que você descobrir que uma acquirer são as empresas responsáveis pelas famosas maquininhas de cartão de crédito, dentre elas:

  • Cielo;
  • Rede;
  • Getnet;
  • Stone.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como uma Acquirer funciona

Você já parou para pensar em como uma acquirer e todo o processo que vai desde a leitura do cartão até a aprovação da compra funcionam?

Vale destacar, que apesar de aparentemente simples, o processo de aprovação de uma transação através de cartões é composto por diversas etapas. 

Veja como tudo funciona na prática e entenda a importância da acquirer nas suas transações com cartão.

Cliente escolhe o produto: Quando você chega em uma loja, independente do ramo de negócio, certamente a sua primeira atitude consiste em ir em busca do item desejado. 

Logo após, encontrar o item ou itens que você procurava, sua segunda atitude é ir em direção ao caixa com o objetivo de realizar o pagamento para por fim retirar o produto da loja.

Pagamento com cartão: Ao chegar no caixa, você poderá escolher dentre as possibilidades oferecidas pela loja, aquela que é mais conveniente com base no seu planejamento financeiro pessoal, dentre elas, os tradicionais cartões de crédito ou débito.

Ao informar ao lojista que a sua forma de pagamento será em cartão, você deverá inseri-lo nas famosas "maquininhas" que por sinal, é onde a função de uma acquirer começa.

Leitura dos dados do cartão: Assim que você inserir o seu cartão na leitora e informar a sua senha, a maquininha disponibilizada pela acquirer ao lojista realizará uma leitura completa dos dados do cartão.

Logo em seguida, a acquirer envia uma mensagem com os dados da transação para a bandeira do cartão, que por sua vez comunica o banco emissor que é o responsável por autorizar as transações.

Nesta etapa, o banco emissor do cartão realiza uma verificação dos dados obtidos pela maquininha e transmitidos pela acquirer, dentre eles:

  • Senha do cartão;
  • Dados do clientes;
  • Existência de saldo ou limite de crédito;
  • Dentre outros itens.

Autorização da compra: Após realizar as devidas verificações o banco emissor envia para a acquirer a autorização ou então uma negativa para a concretização da compra.

Em caso de negativa, a acquirer demonstrará no visor da maquininha o motivo, como insuficiência de saldo ou senha incorreta, por exemplo.

Por sua vez, mediante a aprovação da instituição bancária, será emitido o comprovante e concretizado o pagamento.

Taxa de serviço: Por sim, a acquirer confirma a transação junto ao Banco emissor do cartão, que por sua vez repassa o valor a acquirer que detém um percentual a título de taxa de serviços, repassando o restante para a empresa ou pessoa detentora da leitora de cartões.

Vale destacar, que o processo detalhado acima ocorre em segundos ou fração de segundos e através de um ambiente completamente seguro de comunicação entre as instituições envolvidas.

Como escolher uma acquirer

O processo de escolha de uma acquirer em geral é bem simples e deve levar em consideração alguns fatores, como por exemplo:

  • Taxas e tarifas;
  • Valor do aluguel ou compra;
  • Benefícios oferecidos.

Como falamos anteriormente, existem diversas empresas que atuam como acquirer no mercado brasileiro. 

Sendo assim, se você precisa dos serviços de uma acquirer, basta escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades.