O que é o Acordo de Buttonwood

O Acordo de Buttonwood foi assinado em 17 de Maio de 1792. O documento estabelecia regras e princípios que precisavam ser seguidos por todos os corretores de valores que atuavam na cidade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao todo, assinaram o acordo as vinte e quatro corretores que atuavam na cidade naquela época, em um esforço conjunto por regulamentar e organizar o mercado de títulos financeiros.

Vale destacar, que naquela época, ainda não existia uma Bolsa de Valores regulamentada ou uma comissão específica para tratar do assunto e definir regras.

Com isso,  o Acordo de Buttonwood passou a ser conhecido como a origem da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

Outro fato curioso a respeito do Acordo de Buttonwood está relacionado a sua localização geográfica. O documento foi assinado pelas partes envolvidas em frente a Wall Street, n. 68. 

Desde então, a região de Wall Street ficou e é até hoje conhecida como o grande centro financeiro de Nova Iorque.

Vale destacar que, segundo os historiadores, o Acordo de Buttonwood recebeu esse nome, pois no local da sua assinatura existia uma árvore da espécie Buttonwood.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como surgiu o Acordo de Buttonwood

No final do século XVIII as primeiras transações no mercado de valores norte-americano, ainda aconteciam de forma simples e não regulamentada em diversas salas comerciais e pontos de encontro espalhados pela cidade de Nova Iorque.

No entanto, a partir de 1790, o mercado de valores mobiliários de Nova Iorque começou a ganhar expressão.

Basicamente após, o primeiro Secretário do Tesouro dos EUA, Alexander Hamilton anunciou que o governo norte-americano emitiria e colocaria à venda, cerca de US$ 80 milhões em títulos.

O valor, que por sinal, era muito significativo para a economia da época, tinha como objetivo refinanciar dívidas contraídas na guerra da independência travada entre os norte-americanos e os ingleses.

Impulsionando o crescimento ainda não organizado do mercado de valores norte-americano, bancos como o  Bank of the United States e seguradoras começaram a captar recursos no mercado, colocando suas primeiras ações à venda.

No entanto, à medida que o volume de negociações crescia, a falta de regulamentação tornava-se cada vez mais evidente e preocupava corretoras e investidores, que temiam pelo futuro dos seus negócios.

Partindo dessa preocupação com a falta de regulamentação do mercado, que 24 corretores da época decidiram criar uma comissão para organizar e regular o mercado. 

Durante dois meses, as partes envolvidas negociaram as regras a serem colocadas em prática e no dia 17 de maio de 1792 finalmente assinaram o marco que ficou conhecido como o Acordo de Buttonwood.

A partir do acordo, o volume de investidores e instituições interessadas no mercado mobiliário de Nova Iorque foi crescendo cada vez mais.

Sendo assim, em 1817 foi estabelecida a New York Stock and Exchange Board, também conhecida aqui no Brasil, como a Bolsa de Nova Iorque.

O que determinava o Acordo de Buttonwood

Ao contrário do que muitos pensam, o Acordo de Buttonwood não era um documento extenso e repleto de regras que regulavam o mercado.

Basicamente, o documento assinado pelos seus 24 signatários possuía duas cláusulas que diziam o seguinte:

“Nós, os Assinantes, Corretores de Compra e Venda de Ações Públicas, prometemos solenemente e nos comprometemos uns com os outros, que não compraremos ou venderemos a partir deste dia para qualquer pessoa, qualquer tipo de Ações Públicas, por taxa inferior a 0,25%.”

“Nós, os Signatários, deste acordo daremos preferência um ao outro em nossas negociações. Em testemunho do que colocamos nossas mãos neste dia 17 de maio em Nova York de 1792.”

Com o documento assinado, registrou-se então, aquele que ficou conhecido como um fato histórico do mercado financeiro de Nova Iorque.