Os mercados globais atingiram máximos históricos esta semana impulsionados pelas ações de inteligência artificial (IA), aumentando o sentimento de risco e a esperança de um regresso ao crescimento econômico. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os mercados europeus ampliaram os ganhos na sexta-feira (23), depois que o índice Stoxx 600 fechou em máxima histórica na sessão anterior.

Os novos ganhos provenientes da Europa e as repercussões do excelente relatório de receitas da  Nvidia nos EUA ajudaram a empurrar o benchmark pan-europeu para 495,1 na quinta-feira (22), superando o seu recorde anterior de 494,35 em janeiro de 2022, de acordo com dados da LSEG.

O DAX da Alemanha e o CAC francês também atingiram máximos recordes.

Na Ásia-Pacífico, o Nikkei 225 do Japão  fechou em um novo recorde histórico de 39.098,68 na quinta-feira, superando o recorde anterior de 38.915,87 estabelecido em 1989.

Os ganhos se refletiram nos Estados Unidos, com os índices de ações dos também atingindo novas máximas históricas.

Mas alguns especialistas do mercado pediram cautela, sugerindo que as avaliações das altas tecnologias poderiam colocar a recuperação em risco, conforme relatório da CNBC.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em entrevista ao Squawk Box Europe, da CNBC, Oliver Bäte, CEO da gestora de fortunas Allianz, que tem cerca de 1,85 trilhões de dólares em ativos sob gestão, disse que parece “muito perigoso lá fora”.

“Somos muito cautelosos em relação a algumas das avaliações no setor de tecnologia”, disse ele à CNBC na sexta-feira.

Entusiasmo em torno da IA 

As ações globais em máximos históricos ocorrem em meio ao entusiasmo cada vez maior em torno da inovação em IA e do impulso esperado que ela poderia trazer à lenta economia global.

As ações da Nvidia fecharam em alta de 16% na quinta -feira, depois que seus resultados anuais mostraram que a receita aumentou 265% devido à crescente demanda por seus chips de IA. 

O aumento aumentou o valor de mercado da Nvidia em US$ 276 bilhões, o maior ganho diário já registrado para qualquer empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O CEO do Standard Chartered, Bill Winters, disse à CNBC na sexta-feira que os recentes comícios apontaram para a “inovação da IA ​​em ação em todas as frentes” e disse que sua empresa se beneficiou “enormemente” da tecnologia. 

No entanto, Philippe Ferreira, vice-chefe de economia e estratégia de ativos cruzados da Kepler Cheuvreux, levantou questões sobre por quanto tempo o entusiasmo pela IA continuará a impulsionar os mercados em alta.

“Ao longo do ano, é provável que o tema geral da IA ​​receba uma verificação da realidade ao nível das empresas”, disse ele em notas à CNBC no início desta semana. 

“O comércio de IA, como vimos, pode ter um pouco mais de avanço, mas parece estar se aproximando de níveis técnicos importantes onde poderá ocorrer alguma realização de lucro.”

Esta semana, nos EUA, os investidores apostaram em ações de crescimento e tecnologia, empurrando o Dow Jones Industrial Average e o S&P 500 para cima. 

O Nasdaq Composite, de alta tecnologia, também registrou sua melhor sessão desde fevereiro de 2023, subindo 2,96% para fechar em 16.041 na quinta-feira.

Para Ferreira, “18.300 no NDX e no início de março podem ser níveis de saída importantes antes de alguma consolidação material”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Não faltam catalisadores fundamentais e cálculos importantes podem estar à frente”, acrescentou.

Para a Allianz’ Bäte, ainda existem bolsas de risco na tecnologia e não só. “Se eu estivesse investindo individualmente [em tecnologia], acharia uma ótima ideia. Como investidor institucional, é preciso ter um pouco de cuidado”, alertou.

“Há muito risco nos mercados de investimento, há muitas questões sobre os mercados de crédito, há muitas questões sobre o imobiliário”, disse ele. ″É muito perigoso lá fora.”

Se você não quer errar na hora de fazer sua alocação internacional, converse com um consultor de investimentos especialista em mercados internacionais.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.