O que é Ações em tesouraria

Toda empresa que emite e vende suas ações na bolsa de valores também possui o direito de comprá-las, retirando parte das suas próprias ações do mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando uma empresa recompra suas próprias ações, elas são mantidas em uma espécie de estoque, ou seja em tesouraria.

Sendo assim, quando você escutar por aí, que determinada possui ações em tesouraria, isso quer dizer que a empresa possui parte das suas ações em caixa, ou seja, em seu próprio poder.

No entanto, é importante destacar que o artifício das ações em tesouraria é regulado pelo artigo 30 da Lei 6.404/1976 e observado de perto pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

Existem diversas regras que tratam a respeito das ações em tesouraria, dentre elas, a que determina que as empresas só podem manter no máximo 10% das suas próprias ações em tesouraria.

Ressalta-se ainda, que as ações em tesouraria não pagam dividendos e também não geram direito a voto nas assembleias.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Por que uma empresa mantém ações em tesouraria

Manter ações em tesouraria pode parecer curioso, afinal o que levaria uma empresa a comprar parte das suas próprias ações, retirando-as do mercado?

Existem diversos motivos que podem levar uma empresa listada na bolsa a comprar suas próprias ações, veremos os principais motivos logo na sequência para entender quando o artifício das ações em tesouraria é utilizado.

Valorização das ações: Com base na famosa lei da oferta e da procura, sabemos que quanto menor a oferta de um ativo em relação a procura, maior será o seu preço, certo?

Com base nessa regra, muitas empresas apostam na recompra das suas próprias ações, como estratégia para diminuir o número de ações disponíveis no mercado em relação a demanda de compra, forçando uma possível valorização.

Geração de valor para os acionistas: Quando uma empresa de capital aberto na bolsa de valores encerra determinado período com lucro, ela é obrigada por lei, a distribuir no mínimo 25% do lucro com seus acionistas.

Sendo assim, o lucro a ser distribuído é dividido pelo número de ações em circulação para que seja determinado o valor do dividendos por ações. 

Logo, quando parte das ações é mantida em tesouraria, o número de ações em circulação diminui, favorecendo o crescimento dos dividendos pagos, fato que por sua vez, costuma atrair mais investidores.

Proteção do quadro societário: Sabemos que todo aquele que possui ações de uma empresa, torna-se seu acionista, mesmo que de forma minoritária. Sabendo disso imagine o seguinte:

A empresa ABC possui 45% do seu capital em poder dos seus sócios proprietários e outros 55% disponíveis no mercado. 

Como os 55% do mercado estão distribuídos entre vários acionistas, seria muito difícil que os atuais sócios percam o controle sobre os negócios.

Para que esse controle passasse a um investidor, seria necessário que ele adquirisse mais de 45% das ações disponíveis no mercado, tornando-se um acionista majoritário.

Apesar de difícil, esse é um fato possível e que pode motivar a empresa a comprar parte das suas próprias ações para reduzir ou até mesmo eliminar esse risco.

Geração de lucro: Assim como outros investidores, também é possível que a empresa obtenha lucro, utilizando a variação das ações no mercado ao seu favor.

Se uma empresa compra as suas ações as R$ 10,00 e coloca as ações em tesouraria, vendendo-as no futuro a R$ 15,00, a empresa obtém lucro na operação.

Significado das ações em tesouraria para o investidor

A recompra de ações por parte da empresa e a sua disponibilização em tesouraria pode ser um sinal positivo para os investidores.

A recompra de ações e sua disponibilização em tesouraria pode proporcionar a valorização das ações, com base na lei da oferta e da procura e também o crescimento no valor dos dividendos a serem pagos aos acionistas no futuro.