A Alphabet (GOGL34) está prestes a encerrar seu melhor ano de uma perspectiva de investimento desde 2009 e provou ser de longe a ação Big Tech de melhor desempenho em 2021.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As ações da Alphabet subiram 68% este ano, elevando a capitalização de mercado da empresa para perto de US$ 2 trilhões.

Com poucos dias de negociação restantes em 2021, é virtualmente impossível para qualquer um de seus maiores pares alcançá-lo.

A Microsoft (MSFT34) é a mais próxima, com 51%. A Apple (AAPL34) ganhou 33%, seguida pelo Facebook, agora Meta, (FBOK34) com 23% e Amazon (AMZO34) com 5%.  

As ações da Tesla (TSLA34) também subiram 51% no ano.  

O Nasdaq 100, uma cesta das maiores empresas não financeiras do Nasdaq, está bem no meio, com alta de 27%.

A Alphabet, que obtém a maior parte de sua receita do negócio de publicidade do Google, se mostrou resiliente durante a pandemia de Covid e aos últimos surtos de preocupações inflacionárias.  

Os consumidores migraram em grande número para pesquisas na web e em dispositivos móveis, mapas e vídeos do YouTube, e a crescente unidade de infraestrutura em nuvem do Google pegou carona na explosão do trabalho remoto.

Em seu relatório de ganhos do terceiro trimestre em outubro, a Alphabet relatou um aumento de 43% na receita de publicidade, para US$ 53,1 bilhões, e um salto semelhante nas vendas de anúncios no YouTube, para US$ 7,2 bilhões.  

Os ganhos superaram as estimativas dos analistas.

Enquanto outras empresas de internet baseadas em anúncios, como Facebook e Snap, foram arrastadas para baixo por mudanças de privacidade no iOS da Apple, o Google se manteve melhor, em parte graças ao seu controle sobre o sistema operacional Android e à falta de confiança na Apple.

Para o ano inteiro, a receita deve subir 39%, para US$ 254 bilhões, de acordo com a estimativa média dos analistas em uma pesquisa Refinitiv.  

Isso marcaria o crescimento mais rápido desde 2007 e segue um ano de apenas 13% de expansão, já que a controladora do Google calculou uma breve queda na receita, pela primeira vez, no segundo trimestre de 2020.

No início de 2021, o negócio de pesquisa do Google começou a crescer em níveis pré-pandêmicos, impulsionado por uma recuperação na publicidade.  

Os países começaram a reabrir e os consumidores pesquisaram mais por produtos e opções de viagem enquanto passavam mais tempo no YouTube, que viu o crescimento mais significativo de qualquer aplicativo de mídia social entre os usuários americanos durante a pandemia, de acordo com o Pew Research Center.

 “A recuperação da Alphabet da queda na publicidade induzida pelo COVID-19 no 2T20 foi notável”, escreveram analistas da Argus, em um relatório do final de outubro. 

A última vez que o Google gerou retornos melhores para Wall Street foi há 12 anos, quando as ações mais do que dobraram no ano.  

O Google era uma empresa muito menor na época, e sua capitalização de mercado não atingiu US$ 1 trilhão até janeiro de 2020.

Menos de dois anos depois de atingir esse marco, a Alphabet adicionou quase outro trilhão de dólares, chegando a quase US$ 2 trilhões em meados de novembro.  

Sua capitalização de mercado está em US$ 1,95 trilhão, no fechamento da semana passada.

Não se trata apenas de publicidade

A receita na divisão de nuvem do Google subiu 45%, para US$ 4,99 bilhões no terceiro trimestre, enquanto o prejuízo operacional diminuiu para US $ 644 milhões, de US$ 1,21 bilhão um ano antes.  

O Google Cloud Platform está atrás da Amazon Web Services e do Microsoft Azure no mercado de infraestrutura em nuvem, mas está se beneficiando de uma tendência emergente de multicloud, à medida que as grandes empresas distribuem suas cargas de trabalho em vez de depender de um único fornecedor.

A Alphabet também obteve grandes retornos de seus braços de investimento GV e CapitalG.  Empresas de portfólio, incluindo UiPath, Duolingo, Freshworks e Toast abriram o capital este ano.  

A Alphabet registrou ganhos de investimento de US$ 188 milhões no terceiro trimestre, acima dos US$ 26 milhões do ano anterior.

Olhando para 2022, as previsões dos analistas são mais discretas e a Alphabet pode precisar encontrar novos impulsionadores de crescimento para continuar seu desempenho superior.  

O crescimento da receita deve cair para 17%, mais ou menos onde estava em 2019, antes da pandemia.

Enquanto isso, os investidores ainda estão esperando algum progresso nas "Outras Apostas" da Alphabet.  

Sua empresa de automóveis autônomos, Waymo, continua perdendo muito dinheiro, embora tenha feito progressos em novas cidades durante 2021. 

A Alphabet continua a consolidar outros projetos que não conseguiram estourar, anunciando mais recentemente que seus laboratórios dobráveis ​​Sidewalk,  seus esforços de cidade inteligente, no Google.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.