O método GI Score Line system permite identificar as ações baratas e lucrativas da bolsa de valores com apenas um clique.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Conhecer a Análise Fundamentalista é a forma mais segura para você investir nas melhores ações da bolsa de valores.

Para utilizar esse tipo de análise é necessário conhecer os indicadores fundamentalistas e as ferramentas de seleção de ações, como o GuiaInvest PRO e seu indicador GI Score Line System.

O GI Score Line System é um método exclusivo da empresa GuiaInvest.

O método atribui uma nota para cada ação da bolsa, através de uma análise automatizada de mais de 15 indicadores fundamentalistas.

GI PRO que atribui uma nota para as ações, considerando a relação entre o preço atual da ação e o seu valor com base nos seus resultados financeiros.

Existem dezenas de estudos prontos onde basta clicar e visualizar listas de ações baseadas em filtros que selecionam as ações baratas e lucrativas para investir, com base em diversos critérios.

GI Score Line System

O GI Score Line System é um indicador fundamentalista desenvolvido com exclusividade pela empresa GuiaInvest, usado para identificar as melhores ações da bolsa de valores.

O sistema funciona como um robô, fazendo a análise dos fundamentos e indicadores financeiros das empresas listadas na bolsa, que variam dependendo do setor em que a empresa atua. 

O GI Score avalia mais de 15 indicadores fundamentalista (financeiros e mercado).

O GI Line através de uma escala baseada em múltiplos históricos e na projeção de crescimento, demonstra o potencial de evolução em termos de preço da ação. 

O resultado dessa análise fundamentalista automatizada é consolidado em uma métrica de pontuação, através de uma nota de 0 a 100, representado por uma barra de cores de rápido entendimento. 

A ideia não é recomendar a compra de ações, mas sinalizar ao investidor as ações baratas e ações com potencial de valorização.

Isso economiza muito tempo, pois você saberá como investir em ações rapidamente e poderá concentrar seus esforços selecionando apenas as melhores ações para investir pré-selecionadas entre centenas de ações listadas na bolsa

Pontuação GI Score

O método GI Score Line System apresenta uma pontuação de 0 a 100, indicando a qualidade da empresa e do potencial de valorização das ações, traduzindo na prática: ações baratas e lucrativas.

Quanto maior a nota, melhores são os fundamentos da empresa analisada. 

PontuaçãoAvaliação
80 - 100 pontosMuito bom
60 - 80 pontosBom
40 - 60 pontosMédio
20 - 40 pontosRuim
0 - 20 pontosMuito ruim

Qual Ação Comprar Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos e Valorização.

O que é o GI Score

O GI Score é um indicador, apresenta uma pontuação de 0 a 100, mostrando a qualidade dos fundamentos da empresa (financeiro e mercado).

Os critérios analisados são divididos em grupos: 

  • Desempenho;
  • Rentabilidade;
  • Retorno ao acionista;
  • Negociação (liquidez);
  • Endividamento;
  • Análises adicionais.

Para cada grupo também existe uma nota que você pode consultar.

Além disso você pode acessar um relatório que detalha dados importantes e sinais de alerta que o sistema emitiu durante sua análise automatizada.

Logo abaixo temos um exemplo onde o GI Score atribuiu uma nota 71 para uma determinada empresa.

O método alertou através da tabela “Sinais” de que a nota de lucratividade foi impactada negativamente pelo ROE (retorno sobre patrimônio líquido) ter diminuído -4,7% nos últimos 3 anos.

Guiainvest PRO: GI Score
Guiainvest PRO: GI Score

Vale destacar que o GI Score analisa o histórico completo dos indicadores e não somente os indicadores baseados nos últimos resultados divulgados pela empresa. 

Ele é capaz de identificar uma ação é boa com apenas 1 clique.

O score mostra se a empresa possui bons fundamentos no presente, mas que estão se degradando gradativamente a cada resultado divulgado.

Essa tendência negativa vai impactar negativamente a nota do GI Score.

Essa característica é de enorme importância, por ser muito comum o pequeno investidor considerar somente os números atuais (como se estivesse olhando uma foto).

Quando consideramos o histórico dos últimos anos, podemos olhar os resultados como alguém que observa um filme que indica lenta degradação dos fundamentos da empresa.

Selecionando Ações Boas com o GI Score

Veja abaixo o vídeo de como usar o método GI Score do GuiaInvest PRO, para selecionar as ações baratas da bolsa de valores (B3).

O que é o GI Line

O GI Line é um indicador desenvolvido pelo GuiaInvest, que calcula automaticamente o nível de risco que envolve a comprar ações de uma empresa e a probabilidade de ganho ou perda deste investimento.

A ferramenta atribui uma nota de 0 a 100 que mostra ao investidor o potencial de ganho do investimento, identificando uma ação lucrativa.

O sistema considera a relação que existe entre o preço atual da ação e o lucro que a empresa está gerando, o famoso indicador P/L (Preço/Lucro).

Através da análise do histórico eles fazem uma projeção de lucros a serem recebidos no futuro (lucratividade da ação). 

A ferramenta GI Line permite que você faça ajustes nessa projeção e com isso é possível estudar qual preço uma ação deveria valer hoje, caso o lucro futuro for menor ou maior do que o projetado. 

Gráfico Lucros de Ações GI Line.
Gráfico Lucros de Ações GI Line. Fonte: Guiainvest PRO

No exemplo acima, temos um gráfico com o lucro líquido de uma ação do setor de vestuário.

As barras laranjas mostram o lucro líquido por ação divulgado pela empresa (trimestre anualizado) e as barras laranjas são uma projeção de como será o crescimento dos lucros por ação se ocorrer uma alta de 10% ao ano.

Logo abaixo do gráfico temos a informação de que no último ano o lucro líquido por ação aumentou 12,39%.

Nos últimos três anos a média foi de 21,21% ao ano e nos últimos 5 anos a média foi de 17%.

Sendo um investidor conservador eu escolhi simular uma taxa de 10% ao ano.

Você poderia simular taxas maiores ou menores para encontrar o potencial de retorno que aparece no quadro.

Guiainvest PRO: GI Line Potencial Retorno
Guiainvest PRO: GI Line Potencial Retorno

Observe que em 5 anos o potencial de lucratividade seria de 38,3% sendo 30,3% com a possível alta no preço da ação e 6,5% na forma de proventos como dividendos.

É claro que isso são estimativas matemáticas com base na alta de 10% de lucro líquido por ação.

Você pode alterar esse valor e calcular outros resultados.

Essas estimativas utilizam matemática financeira equivalente às utilizadas por muitos investidores.

A ferramenta também faz uma avaliação de risco:

Guiainvest PRO: GI Line Avaliação de Risco
Gráfico GI Line Avaliação de Risco. Fonte: Guiainvest PRO.

A ferramenta sugere que seria menos arriscado para o investidor comprar essa ação quando ela estiver com seu preço flutuando entre R$ 33,10 e R$ 41,44.

Nessa faixa de preço, haveria uma margem de segurança, por ser um preço abaixo do valor da ação, considerando a probabilidade de crescimento de 10% do lucro líquido por ação nos próximos anos.

A seta sobre a barra indica onde se encontra o atual preço da ação.

Se o preço estiver na faixa vermelha pode significar que a ação está muito cara para a taxa de crescimento dos lucros que você utilizou na simulação.

É possível que o mercado esteja precificando a ação acima do que ela realmente vale ou esteja considerando uma expectativa de lucro bem maior do que aquela que você utilizou na ferramenta GI Line.

Já se o preço estiver na linha verde é possível que o mercado esteja subvalorizando a ação diante do seu potencial de crescimento dos lucros ou você pode ter utilizado taxas muito acima do que as esperadas pelo mercado.

É uma ferramenta que funciona como um bom filtro para chamar sua atenção para ações baratas e lucrativas, que merecem uma análise fundamentalista mais detalhada.

A grande vantagem é que você pode acessar com apenas 1 clique resultados de cálculos complexos das análise de investidores avançados.

Qual Ação Comprar Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos e Valorização.