O que é ACE - Adiantamento sobre Cambiais Entregues

O ACE - Adiantamento sobre Cambiais Entregues, é uma espécie de financiamento oferecido por algumas instituições financeiras a empresas que atuam no mercado de exportação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A contratação deste tipo de financiamento tem por objetivo antecipar os recebíveis de operações relacionadas à venda de mercadorias para o comércio exterior.

Vale destacar que solicitar esse tipo de financiamento somente é possível após o embarque da mercadoria objeto da operação de exportação.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o ACE - Adiantamento sobre Cambiais Entregues

Como comentamos anteriormente, o ACE - Adiantamento sobre Cambiais Entregues é um instrumento que possibilita às empresas exportadoras a contratação de adiantamentos de recebíveis junto às instituições financeiras.

Na prática, após o embarque da mercadoria com destino ao exterior, a empresa exportadora apresenta em uma instituição bancária que ofereça esse tipo de serviços, os documentos que comprovem a operação de exportação.

Por sua vez, o banco realiza uma análise de crédito e em caso de aprovação efetua a liberação do valor em moeda nacional, referente aos documentos e contratos de exportação apresentados.

Assim sendo, a empresa exportadora recebe antecipadamente o valor integral e ainda consegue fixar a taxa de câmbio da operação, evitando prejuízos em decorrência de possíveis alterações cambiais.

Em relação ao pagamento ao banco, este deverá ser realizado pela empresa contratante do adiantamento, conforme as datas e parcelas acordadas.

ACE na prática

Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto, vamos a um exemplo prático:

Imagine que a sua empresa está negociando um contrato de exportação de brinquedos ou algum outro tipo de produto para o exterior.

Para atender o contrato, você precisará de 30 dias para produzir os brinquedos, mais 10 dias para que os produtos cheguem ao porto e sejam liberados pela aduana brasileira e por fim, mais 35 dias para chegar ao importador.

Como podemos observar, ao todo foram 75 dias entre o início da produção e a entrega dos produtos ao importador.

Durante o período, a empresa precisou investir recursos próprios para produção e embarque das mercadorias, o que afetou o seu fluxo de caixa.

Assim sendo, como solução, surge o ACE, que permite o recebimento de 100% do contrato logo após o embarque, ou seja, antes da chegada da mercadoria ao exterior e antes do recebimento do valor acordado.

Nesse tipo de operação ganham todas as partes:

  • A exportadora, antecipa seus recebíveis;
  • O importador pode conseguir prazos maiores para pagamento;
  • O Banco recebe a sua remuneração sobre a forma de juros.

ACE - Adiantamento sobre Cambiais Entregues e ACC – Adiantamento sobre Contrato de Câmbio

ACE e ACC são termos semelhantes relacionados ao comércio internacional de cargas, logo é muito comum que a semelhança de termos gere algumas dúvidas.

Em síntese, a diferença é bem simples, pois enquanto no ACC, as empresas exportadoras conseguem obter adiantamento sobre contratos pré-embarque, enquanto que no  ACE, o adiantamento só pode ser solicitado após o embarque da mercadoria.

Vale destacar, que o ACE facilita as operações internacionais, uma vez que as empresas exportadoras conseguem oferecer prazos maiores aos seus clientes, utilizando desse artifício e ponte com as instituições bancárias.

Vantagens do Adiantamento sobre Cambiais Entregues

Confira agora, quais são as principais vantagens do adiantamento  sobre cambiais entregues para as empresas:

  • Permite o recebimento antecipado de até 100% dos valores das operações de exportação;
  • A antecipação de recebíveis fortalece o capital de giro da empresa;
  • Maior prazo de pagamento para os clientes (importadores);
  • Recebimento do montante acordado na transação comercial internacional, logo após o embarque da mercadoria para o exterior;
  • Proteção do exportador contra futuras variações cambiais;
  • Isenção de IOF - Imposto sobre Operações Financeiras.

Como podemos observar, os adiantamentos sobre cambiais entregues possui uma série de vantagens, sendo por isso, muito procurado pelas empresas que atuam no comércio internacional, na qualidade de exportadoras.