O que é Accountability

A palavra Accountability tem origem na língua inglesa e não possui uma tradução literal para o português, mas pode ser relacionada a termos como governança, confiabilidade, fiscalização e responsabilidade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Muito utilizado no meio corporativo, o termo Accountability é constantemente empregado para lembrar que os gestores das grandes organizações precisam prestar contas e ser responsáveis em relação aos resultados e ações das empresas que administram.

A prestação de contas é essencial para que a sociedade como um todo avalie o desenvolvimento e as ações das empresas, mas principalmente para que os acionistas e investidores façam suas também as suas análises.

No mercado de ações, empresas com bom histórico de Accountability transmitem segurança para os investidores, uma vez que são gerenciadas de forma eficaz, transparente e ética.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância de Accountability para o investidor

Como falamos anteriormente, o termo Accountability tem relação direta com a responsabilização dos gestores das organizações, perante a própria empresa e também perante a sociedade e seus acionistas.

Accountability guarda relação com termos como transparência e ética, sendo um item fundamental nas grandes organizações e um ponto a ser observado pelos investidores.

Se por um lado, as empresas buscam atrair investidores para alavancar os seus negócios e expandir as suas operações, os investidores buscam encontrar negócios rentáveis, seguros e transparentes.

Em síntese, quando um investidor decide aplicar recursos em uma empresa, ele tem a expectativa de receber retorno no futuro e também informações transparentes sobre os resultados da empresa.

Implementação de Accountability nas empresas

Nas organizações empresariais, o Accountability deve ser colocado em prática por meio da elaboração de diretrizes claras e eficientes de gestão.

Líderes e administradores em todos os níveis devem pautar suas ações na transparência e na responsabilização pelos seus atos.

São ferramentas utilizadas pelas empresas para implantar a Accountability no seu dia a dia:

  • A elaboração de cartilhas e treinamentos direcionados a ética empresarial;
  • Contratação de gestores com reputação ilibada;
  • Contratação de auditorias independentes;
  • A transparência na apresentação de números e resultados aos investidores e a sociedade;
  • A implantação de conselhos diretores internos de administração;
  • Dentre outras medidas.

Todos os itens listados colaboram para que a empresa demonstre o seu compromisso com uma gestão transparente, ética e direcionada a resultados.

Vale ressaltar, que os elementos citados, constituem mecanismos de Accountability essenciais para empresas listadas na bolsa de valores.

Como funciona o Accountability na gestão pública

Apesar de marcar forte presença nas empresas privadas, o termo Accountability também pode ser empregado na gestão pública e por sinal, vem sendo muito cobrado nos últimos tempos.

Transparência e eficiência na administração e nas ações públicas são termos relacionados a Accountability que estão previstos em nossa Constituição e ordenamento jurídico. 

Assim sendo, cabe aos governantes e administradores da máquina pública, prestar contas à sociedade e aos órgãos de fiscalização, como por exemplo, os tribunais de contas, a respeito das suas ações e decisões.

Quando olhamos para a máquina pública, vemos no cidadão, ou seja, na população em geral, a figura do investidor, que aplica seus recursos por meio de impostos, esperando receber contrapartidas do governo.

Logo, se essas contrapartidas não chegam, espera-se dos gestores a Accountability para se responsabilizar pelos seus atos e demonstrar de forma transparente para a sociedade o que impediu os objetivos governamentais de serem alcançados.

Na administração pública, temos 3 poderes independentes entre si:

  • Poder Executivo;
  • Poder Judiciário;
  • Poder Administrativo.

Cada um dos poderes deve fiscalizar as ações do outro e além disso se submeter a supervisão do povo e de órgãos autônomos e independentes de fiscalização, dentre eles:

Por fim, podemos concluir, que a Accountability deve marcar presença tanto na gestão privada, como também na gestão pública.