O que é Ação Vazia

Uma ação vazia é um termo por vezes utilizado no mercado financeiro, para fazer referência a uma determinada ação na qual os seus investidores já exerceram todos os direitos sobre ela, como por exemplo, os direitos de bonificação, subscrição e dividendos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para que possamos compreender melhor o assunto, é preciso entender a relação de mercado que existe por trás de uma ação negociada na bolsa de valores. Afinal, qual é o objetivo das empresas que listam suas ações na bolsa?

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Listagem de Ações na Bolsa

Em síntese, as empresas buscam a abertura do seu capital e a negociação de ações na bolsa de valores, por alguns motivos, dentre eles:

  • Captação de recursos para investimentos;
  • Fortalecimento de caixa;
  • Venda da participação de sócios na empresa.

Sendo assim, podemos resumir todos os exemplos a um único: captar recursos financeiros no mercado. Sim, tudo o que uma empresa que decide abrir capital e negociar as suas ações na bolsa de valores deseja é captar recursos.

Esse recurso, por sua vez, é captado através da venda de pequenas parcelas do negócio para investidores interessados. No entanto, o que poderia levar os investidores a comprar ações ou parcelas de uma empresa?

Se por um lado, as empresas contam com o benefício de captar recursos no mercado financeiro, o investidor conta com seus próprios benefícios, dentre eles:

  • Direito ao recebimento de dividendos mínimos de 25% sobre o lucro das empresas;
  • Direito a voto em decisões importantes da empresa; (apenas para detentores de ações ordinárias);
  • Possibilidade de obter ganhos com a valorização das respectivas ações;
  • Direito a preferência em novas subscrições.

Logo, podemos dizer que assim como são benéficas para as empresas, as ações também podem beneficiar os investidores.

Agora, que você já conhece toda a lógica por trás de uma ação negociada na bolsa de valores, vamos entender o significado de dividendos, bonificações e subscrições, termos importantes e que guardam relação com uma ação vazia.

Ação Vazia, dividendos, bonificações e subscrições

Conforme comentamos no início deste conteúdo, uma ação se torna vazia quando os direitos de dividendos, bonificações e subscrições sobre elas já foram exercidos pelo investidor.

No entanto, para que não fiquem dúvidas, vamos conhecer o significado de cada um dos termos citados.

Dividendos: De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, toda empresa de capital aberto, que lista suas ações na bolsa de valores, deve obrigatoriamente, distribuir ao menos 25% dos lucros obtidos anualmente aos seus sócios.

Logo, os dividendos funcionam como uma espécie de compensação paga pela empresa aos investidores, sempre que os resultados dos negócios se mostrem positivos.

Bonificações: Ainda como forma de remunerar os seus acionistas, as empresas podem realizar o pagamento de bonificações, seja em dinheiro ou em novas ações, sempre de forma proporcional ao valor aplicado pelo investidor.

Subscrições: Por fim, temos as subscrições, uma espécie de direito de preferência assegurada pelas empresas para aqueles que já são acionistas, sempre que novas ações são colocadas à venda no mercado.

Através do direito de preferência, os atuais investidores podem decidir se compram novas ações, mantendo a sua participação proporcional sobre o capital da empresa ou se abrem mão do seu direito de preferência.

Vale destacar, que ao abrir mão do direito de preferência, o investidor está automaticamente autorizando a empresa a negociar tais ações para novos investidores.

Entendendo a Ação Vazia

Por fim, após conhecer o significado dos direitos que podem ser exercidos pelos investidores, fica muito mais fácil compreender o que significa uma ação vazia.

Assim sendo, podemos concluir: Se um investidor não possui mais direitos para exercer sobre uma ação ao final do pregão,  a ação em questão, será considerada uma ação vazia.