O que é Ação ordinária?

Uma ação ordinária é aquela que possui como principal característica, o direito a voto nas assembleias e decisões mais importantes de uma Companhia listada na Bolsa de Valores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse tipo de ação também é conhecida e representada no mercado financeiro pela sigla ON.

Presente tanto em companhias de capital aberto, como também em companhias de capital fechado, as ações ordinárias são mais procuradas por grandes investidores, enquanto que os pequenos investidores preferem as ações preferenciais.

Isso acontece, pois o poder de voto e a capacidade de influência nas decisões das empresas estão diretamente relacionadas à proporção de ações ordinárias que um investidor possui.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Não faz sentido, do ponto de vista de obter controle e poder de decisão, ter em mãos apenas alguns lotes de ações ordinárias. É preciso constituir uma participação significativa nos negócios da empresa.

Além disso, é preciso considerar que as ações preferenciais, oferecem preferência no recebimento de dividendos e juros sobre o capital próprio, conforme determina a Lei das Sociedades por Ações.

Identificando uma ação ordinária

A partir do momento que o investidor conhece a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais, cabe única e exclusivamente a ele, definir qual será a melhor opção de acordo com as suas estratégias de investimento.

Já sabemos quais são os direitos práticos de ações ordinárias e preferenciais, mas afinal, como investir em ações na bolsa de valores?

Por padrão, as ações listadas na bolsa de valores brasileira são representadas por um código formado por quatro letras e um ou dois números.

As letras indicam a empresa emissora da ação, já os números identificam o seu tipo, da seguinte forma:

Ações terminadas com 3: As ações que terminam com o dígito 3, são as ações ordinárias, ou seja, que concedem direito a voto nas decisões da empresa em questão.

São exemplos de ações ordinárias:

Como comentamos anteriormente, esse tipo de ação é mais indicada para grandes investidores, devido ao seu poder de interferência nas decisões mais importantes das empresas.

Ações terminadas em 4: Por sua vez, as ações que terminam com o dígito 4, são as ações preferenciais, ou seja, aquelas que não possuem direito a voto, mas garantem preferência no recebimento de dividendos.

Em geral, essas ações são indicadas para investidores menores e que não desejam ter poder de decisão sobre as decisões da empresa em questão.

No entanto, é importante destacar, que nada impede que um investidor de menor porte tenha ações ordinárias e vice-versa, assim como, nada impede que um investidor possua ações ordinárias e preferenciais ao mesmo tempo.

São exemplos de ações preferenciais:

Por fim, vale destacar também, um outro tipo de ação, conhecida como Units, cuja terminação é indicada pelo numeral 11.

As ações que terminam com o número 11 são uma mescla de ações preferenciais e ações ordinárias, sendo emitidas apenas por algumas empresas.

Vale destacar, que todas as empresas listadas na bolsa de valores brasileira, devem obrigatoriamente negociar ações ordinárias, no entanto, cabe a elas, a decisão de negociar também outros tipos de ações.

Ação ordinária e Ação preferencial

Na hora de investir, é muito comum que algumas pessoas fiquem em dúvida entre as ações preferenciais e as ações ordinárias. Afinal, qual é a melhor opção?

Logo, é preciso destacar, que como regra não existe uma opção melhor que a outra, uma vez que ambas costumam oscilar de forma muito semelhante.

O que deve-se levar em consideração durante a escolha são os seguintes fatores:

Liquidez: Ações preferenciais costumam contar com maior liquidez.

Poder de decisão: Ações ordinárias são indicadas para quem pretende ter poder de decisão.

Objetivo: Conheça o seu perfil de investidor para escolher entre ações ordinárias e preferenciais, com base nos seus objetivos.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é ação ordinária, consulte o artigo completo sobre ações ordinárias.