O que é ABVCAP?

A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) é uma entidade sem fins lucrativos, que representa a indústria de capital investidor. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A entidade foi fundada no ano de 2000.

O objetivo principal é promover o desenvolvimento da atividade de investimento de longo prazo no país e fortalecer a sintonia com as práticas internacionais.

O foco principal da ABVCAP está nas formas de investimento que se enquadram nos conceitos de private equity, venture capital e seed capital.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que é private equity, venture e seed capital?

Para entender melhor a importância da ABVCAP é preciso compreender o mercado ao qual ela atua.

Private equity é um tipo de investimento no qual o investidor compra uma participação em uma empresa já consolidada e de alto faturamento. 

Muitas vezes, essas empresas buscam um investidor de private equity para ganhar fôlego financeiro antes da abertura de capital.

venture capital é um tipo de investimento no qual o investidor compra a participação em uma empresa de pequeno ou médio porte, mas que apresenta alto potencial de crescimento e rentabilidade.

Em geral, este tipo de empresa é considerada uma startup. 

Nesse caso, as empresas buscam um investidor de venture capital para conseguir recursos para escalar as operações.

Já o seed capital é um modelo de financiamento destinado a empresas, startups e projetos iniciantes, ainda em fase de concepção e planejamento.

Neste tipo de investimento, temos que os investidores aportam uma quantia de capital para ajudar a desenvolver e iniciar o negócio.

O que a ABVCAP faz?

A atuação da ABVCAP objetiva facilitar o relacionamento entre os integrantes da comunidade de investimentos de longo prazo, propiciando um ambiente favorável a debates e intensificação dos diálogos.

Para isto, a instituição realiza uma série de atividades:

  1. programas de treinamento;
  2. desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a indústria;
  3. divulgação de dados confiáveis;
  4. promoção de boas práticas entre os integrantes da comunidade que representa e nas empresas investidas - principalmente as relacionadas à governança e ao investimento responsável;
  5. interação com entidades similares ou correlatas, nacionais e internacionais.

Principais eventos da ABVCAP

A ABVCAP realiza uma série de eventos ao longo do ano, como premiações, cursos, fóruns e eventos para a divulgação de informações e a educação de membros e não membros. 

Dentre estes, os eventos de destaque são:

  1. Congresso ABVCAP, realizado anualmente; 
  2. consolidação de dados sobre a indústria de private equity e venture capital, realizada semestralmente, em parceria com a KPMG;
  3. Prêmio Academia; 
  4. Prêmio Imprensa; 
  5. Prêmio Inovar. 

Qual a importância da ABVCAP?

A ABVCAP auxilia na qualidade do ambiente de negócios, facilitando a conexão entre investidores e empresas que precisam de acesso às fontes alternativas de captação.

O mercado de crédito brasileiro ainda é muito pouco desenvolvido, visto a elevada taxa de juros cobrada pelos bancos. 

Neste contexto, a atuação de uma instituição como a ABVCAP é fundamental pois permite a captação de dinheiro por parte de vários projetos de investimentos com custos bem mais baratos.

Além disso, permite que investidores tenham a oportunidade de alocar recursos diretamente no mercado real, contribuindo cada vez mais para o crescimento econômico e desenvolvimento do país.

Também é importante mencionar que existe uma relação relevante entre a ABVCAP e a Bolsa de Valores. 

Quando um investidor coloca recursos em uma empresa de capital fechado, seja ela uma startup ou um negócio mais consolidado, ele ajuda essa empresa a se desenvolver.

Eventualmente, estas empresas podem chegar ao ponto em que estarão prontas para o processo de abertura de capital.  

Ou seja, os investimentos de private equity, seed capital e venture capital colaboram, indiretamente, para que novas empresas possam entrar na bolsa de valores.

Com isso, os investidores, tanto pequenos quanto grandes, conseguirão ter sempre mais opções de escolhas na hora de aplicar seu dinheiro.