O que é a ABAAI

A ABAAI (Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos) é um órgão que representa os profissionais que atuam como intermediários financeiros, ligando investidores aos produtos e serviços do mercado de capitais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É considerada uma associação de classe (uma espécie de sindicato), que tem como objetivo fomentar e oferecer as premissas para a conduta dos agentes autônomos de investimento no mercado.

A ABAAI atua junto ao mercado e aos órgãos reguladores, desempenhando um papel fundamental na modernização e no aprimoramento das regras que regem a sua atividade. 

O órgão também busca instituir melhores práticas para serem aderidas pelos seus associados e, com isso, melhorar a qualidade dos serviços para os clientes finais, que são os investidores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que faz a ABAAI

A ABAAI atua em várias frentes para garantir o interesse e bem estar dos seus associados. Dentre os objetivos estipulados estão:

  1. Defende os direitos e interesses dos seus associados e dos profissionais agentes autônomos de investimentos (AAI) em geral;
  2. Realizar debates, conferências, reuniões, cursos, congressos e publicações relacionados a assuntos de interesse dos profissionais;
  3. Oferecer aos associados serviços que facilitam o exercício da profissão de AAI;
  4. Representar judicial e extrajudicialmente os interesses coletivos dos seus associados em assuntos relacionados às atividades conduzidas por AAI;
  5. Colaborar para o estudo e solução dos problemas e assuntos de interesse geral que se relacionam com a categoria profissional dos AAI;
  6. Propiciar a interação entre os AAI para a troca de experiências que tornem o desempenho profissional de cada um e do todo cada vez mais sólido e eficiente.

História da ABAAI

A história da ABAAI é recente. 

Foi fundada no dia 17 de março de 2015 por um grupo pequeno de escritórios que sentiam a necessidade de se organizarem e ganharem representatividade na defesa dos direitos e interesses da categoria.

Inicialmente o foco principal era buscar na justiça o enquadramento da categoria no Simples Nacional.

Com o contínuo crescimento da classe, a ABAAI ganhou relevância e, assim,  passou a desempenhar papel fundamental na modernização e no aprimoramento das regras que regem a atividade dos AAI’s.

Ao longo do ano de 2019, a ABAAI e outros grupos de profissionais vêm trabalhando por alterações nas regras. 

Uma das pautas fundamentais foi o desejo de acabar com a exclusividade de se vincular somente a uma única corretora.

O mercado dos agentes autônomos vem passando por mudanças importantes à medida que o mercado financeiro e de capitais brasileiro vai se desenvolvendo. 

Soma-se a isso, o fato de que os bancos tradicionais oferecem cada vez menos oportunidades de trabalho e o número de investidores pessoa física vem crescendo e buscando por orientações. 

De acordo com dados levantados pela ANCORD, até setembro de 2019, há no Brasil cerca de 8,8 mil pessoas credenciadas como agente autônomo, enquanto a ABAAI representa mais de dois mil profissionais.

O que fazer para se credenciar

De acordo com a ABAAI, para que se possa atuar como agente autônomo, é preciso ser credenciado por uma entidade autorizada a conceder esse tipo de licença. 

Essa entidade credenciadora deve ser autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e comprovar que possui uma estrutura de autorregulação e, inclusive, fornecer um código de conduta para os agentes.

O credenciamento é feito pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD).

Para aqueles que queiram se associar à ABAAI, devem preencher o formulário disponível no site da instituição e pagar uma taxa anual.