Ao longo de sua carreira de investidor, Warren Buffett sempre esteve alertando sobre os perigos da inflação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Estamos vendo uma inflação muito substancial”, disse o investidor na reunião anual da Berkshire Hathaway (BERK34) no mês de maio. 

“Estamos aumentando os preços, as pessoas estão aumentando os preços para nós. E está sendo aceito. ”

O aumento geral dos preços pode fazer com que se perca o poder de compra com o tempo. Para os investidores, isso pode transformar o que parece ser um retorno positivo em um negativo, se a inflação ficar alta o suficiente. 

Um título com juros de 5% ao ano pode parecer um investimento sólido, mas se a inflação chegar a 6%, seu retorno “real” será negativo.

Embora as pessoas não possam evitar a inflação, o CEO da Berkshire Hathaway diz que há duas coisas que as pessoas podem fazer para ajudar a se proteger contra ela.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Invista em você mesmo e seja o melhor no que faz

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer para se proteger contra a inflação é aprimorar suas habilidades e trabalhar para estar no topo de seus campo, disse Buffett aos acionistas em 2004.

Ele reforçou a importância do "poder de compra" ou vantagem competitiva:

"A melhor coisa é ter muito poder de ganho próprio. Se você é o melhor neurocirurgião da cidade, ou mesmo o melhor advogado da cidade, manterá o poder de compra, em termos de sua renda, não importa o que aconteça… quer as pessoas estejam usando conchas do mar para ganhar dinheiro, ou qualquer outra coisa com o passar do tempo. "

Em outras palavras, ser excelente no que faz garantirá que receberá sua parte justa.

Você será capaz de precificar seus serviços não importa o que esteja acontecendo com o valor da moeda.

Warren Buffett já aconselhou outras vezes que “a melhor coisa a fazer é investir em si mesmo”.

Por isso, para se proteger da inflação e ganhar mais, considere aprimorar suas habilidades e até desenvolver novas. 

Aumente sua base de conhecimento, isso aumentará seu valor para seu empregador e seus clientes e o ajudará a comandar sua parte justa dos ganhos ao longo do tempo.

Possua parte de “um negócio maravilhoso”

A inflação é um dos riscos mais significativos com que os investidores têm que lidar no longo prazo. No entanto, isso geralmente nem passa em suas mentes ao escolher ações.

A maioria dos investidores procura ações que tenham o potencial de gerar os melhores retornos no longo prazo, que estejam baratas. Porém, esquecem de avaliar se essas empresas podem suportar o impacto negativo da inflação sobre os lucros nas próximas décadas.

Infelizmente, a maioria das empresas não têm esse tipo de vantagem competitiva e terão dificuldade em sobreviver em um ambiente inflacionário. 

Como Warren Buffett explicou em 2004 na reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway:

"Sabe, o pior tipo de negócio é aquele que faz você colocar mais dinheiro na mesa o tempo todo e não lhe dá ganhos maiores. Então, você realmente quer um negócio que possa ter preços que reflitam a inflação e não tenha muito investimento de capital que reflete a inflação. Mas a inflação é inimiga do investidor, em termos de retorno real. "

A melhor maneira de contornar esse problema é procurar por bons negócios que sejam capazes de precificar os retornos da inflação sem grandes necessidades de gastos de capital.

Caso encontre essas empresas, poderá ficar mantê-las por décadas sem se preocupar com os efeitos da inflação sobre os retornos.

Warren Buffett usa um de seus próprios investimentos como exemplo: 

“Se você é dono da empresa Coca-Cola, vai receber uma determinada parcela do trabalho das pessoas daqui a 20 anos e daqui a 50 anos pelo seu produto e isso não faz diferença o que aconteceu com o nível de preço”.

Ou seja, não importa o preço, se o negócio for bom, as pessoas ainda pagarão pelos produtos que gostam.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Conselhos valiosos

Essas palavras de Warren Buffett não apenas oferecem alguns conselhos para se proteger contra a inflação, mas também dão informações sobre como selecionar investimentos em geral e gerenciar o dinheiro de forma eficaz.

Evite gastar seu dinheiro em bens e serviços desnecessários e invista esse dinheiro em empresas de alta qualidade com poder de precificação e uma forte vantagem competitiva.

Esta é uma estratégia de investimento simples, mas com resultados fantásticos. Basta observar a maneira como Warren Buffett administrou seu portfólio nas últimas décadas. 

Ele possui apenas um punhado de ações e não gasta muito dinheiro em produtos desnecessários.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".