A A de Agro, plataforma agfintech brasileira que utiliza análise de safras por inteligência artificial para disponibilizar serviços aos produtores, acaba de firmar parceria com a Alper Consultoria em Seguros e vai ofertar a seus clientes apólices que garantem o valor do crédito concedido em caso de perda produtiva provocada por eventos climáticos.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Segundo a agfintech, em comunicado obtido com exclusividade pelo Broadcast Agro, o principal benefício com essa parceria aos clientes é a cobertura adicional de segurança, o que torna viável financiamento a taxas mais acessíveis, ou mesmo a produtores que inicialmente teriam dificuldades de conseguir crédito.

A A de Agro tem tecnologia que utiliza imagens de satélite com algoritmos de inteligência artificial que possibilita ter uma visão para dentro das fazendas e entender o histórico produtivo daquela área.

Desta forma é possível, por exemplo, identificar o que aquele produtor cultivou nos últimos anos, se houve expansão de área produtiva, como ele se compara com outros produtores da região e se a área apresenta algum risco climático elevado.

Em conjunto com a Alper, a agfintech terá um produto de seguro de lavoura que reflita as características reais daquele produtor.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

Conforme Rafael Coelho, CEO da A de Agro, essa é a primeira vez que uma startup do agro se junta com uma grande corretora de seguros para comercializar e desenvolver produtos relacionados ao seguro agrícola.

"Entendemos que o mercado de seguros trabalha com informações públicas para precificar os seguros que tipicamente operam por meio de análises de médias. Desta forma, a tomada de decisão das seguradoras acaba sendo prejudicada pela assimetria de informações. É neste ponto que a A de Agro pode atuar", ressaltou Coelho na nota.

O objetivo da companhia é que a linha de seguros represente mais de 10% das receitas da A de Agro nos próximos anos.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

"Mais do que isso, a A de Agro deseja oferecer aos seus clientes e parceiros, produtos que criem valor para todos na cadeia do agronegócio", completou Coelho.

No primeiro semestre, a A de Agro lançou o Financiamento Digital.

Com a proposta de oferecer crédito justo, simples e rápido, a solução marcou o início da empresa em operações diretas ao produtor rural, voltadas ao financiamento agrícola, e deve movimentar mais de R$ 2 bilhões nos próximos dois anos.

Os financiamentos para as safras de milho 2022 e soja 2022/2023 já estão abertos. Para solicitar uma análise digital, o produtor precisará acessar o site da agfintech e preencher o formulário com o seu CPF, o número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou com a sua matrícula.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

O perfil é, então, analisado por modelos de Inteligência Artificial proprietários que avaliam diversas características como risco climático, performance, histórico e consistências produtivas, relevância regional e ESG.

Fonte: Estadão Conteúdo.