Se você alcançar essas metas financeiras ainda na faixa dos 20 e pouco anos, estará encaminhando bem o seu futuro para a independência financeira.

Esta é a fase da vida em que você pode estabelecer sua carreira, se casar ou até mesmo se preparar para constituir família, o que torna ainda mais importante definir as metas e começar a economizar. 

Por isso, o site The Balance elencou as sete principais metas de economia que você deve buscar aos 20 anos.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Construir uma Reserva de Emergência

Uma das tarefas financeiras mais importantes que você pode realizar aos 20 anos é construir um fundo de emergência, que nada mais é do que uma reserva de dinheiro para despesas inesperadas.

Assim, quando ocorrem eventos não planejados, como uma emergência médica, perda repentina de emprego, quebra de eletrodomésticos, conserto do carro, o fundo atua como um seguro para suas finanças. 

Ou seja, você pode usar o dinheiro da sua reserva de emergência para pagar por isso e, dessa forma, não precisa mexer em seus investimentos de longo prazo ou se endividar.

Seu fundo de emergência deve cobrir de três a seis meses de despesas. Conforme seu padrão de vida se altera, não esqueça de recalcular sua reserva.

Lembre-se de que sua reserva de emergência deve ser de fácil acesso, portanto, mantenha-o em um investimento com liquidez diária e de baixo risco. O Tesouro Selic costuma ser o mais indicado para esses casos.

Faça do seu sonho uma meta de economia

Qual seu sonho? Comprar um carro, uma casa, viajar o mundo? Qualquer que seja seu objetivo financeiro, você deve reservar uma parte do seu salário para isso.

Defina suas metas em curto, médio e longo prazo e economize para ter dinheiro para realizá-las.

Contribua para a sua aposentadoria

O segredo para ter dinheiro suficiente para se aposentar com tranquilidade é começar a investir para esse propósito no início da vida e continuar fazendo isso regularmente até a hora de se aposentar.

O ideal é começar a economizar para isso assim que conseguir seu primeiro emprego. 

Nesse caso, os juros compostos são seus amigos. Quanto antes você começar e quanto maior o valor que conseguir destinar, mais esse dinheiro crescerá e mais você terá para desfrutar na aposentadoria.

Veja quanto poupar em cada fase da vida para a aposentadoria.

Saia da dívida

As dívidas, sejam elas boas ou ruins, só atrasam seu plano de ser financeiramente livre, pois drenam dinheiro que poderia ir para seus investimentos.

Por isso, trate de se ver livre das dívidas o quanto antes.

Quando você administra bem sua dívida e as quita, as portas podem se abrir para as outras etapas de sua vida.

Reserve um tempo para definir um plano de pagamento de dívidas e começar a construir sua bola de neve de riqueza.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Concentre-se no seu trabalho

Na faixa dos 20 anos é uma ótima época para estabelecer uma carreira sólida. Enquanto você está decidindo qual carreira seguir, reserve um tempo para criar uma rede profissional sólida e considere todas as opções que estão disponíveis.

Nunca tenha medo de mudar. Só porque você se formou em uma área, não significa que não possa seguir uma carreira em outra.

Ao se candidatar a cargos em seu setor, olhe além da oferta salarial. Considere as oportunidades da empresa, seu potencial de crescimento e aprendizado.

Estabeleça o hábito de economizar dinheiro

Outra meta financeira importante a ser adotada aos 20 anos é gastar menos do que você ganha e buscar economizar um pouco mais todos os dias. 

Isso não quer dizer que você precise ou deva se privar das coisas que goste.

Você pode, por exemplo, definir um orçamento como a regra 50/30/20, começar a comprar em supermercados e lojas mais baratas, aproveitar cupons de desconto, etc.

Crie um planejamento financeiro e veja onde pode cortar ou eliminar os gastos que prejudicam o orçamento.

Criar o hábito da economia agora ajudará com que mantenha e crie novos comportamentos financeiros responsáveis ​​para bem além dos 20 anos.

Comece a Investir

Se você deseja acelerar seu processo de enriquecimento, considere começar a investir.

Existem diferentes tipos de investimentos em renda fixa e renda variável, cada qual para compor o portfólio de diversos tipos de investidores.

Você é mais conservador, moderado ou arrojado? Faça o teste de perfil de investidor e descubra os melhores investimentos para sua tolerância ao risco e objetivos.

A chave para um investimento de sucesso é diversificar seu portfólio. Você pode fazer isso mantendo uma mistura de ativos (ações, títulos do tesouro direto e até criptoativos, por exemplo) e diferentes setores.

A alocação de ativos pode tanto aumentar seus ganhos como minimizar o risco e limitar suas perdas potenciais.

Baixe grátis o ebook e veja Como Investir Começando do Zero para se tornar um investidor de sucesso.