Warren Buffett é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos e está constantemente compartilhando lições que podem mudar o modo como você investe e vive.

Apesar de ter um patrimônio avaliado pela Forbes em mais de US$ 87 bilhões, ele diz que o melhor ativo que as pessoas podem investir é nelas mesmas.

“Invista em você o máximo que puder, você é de longe o seu maior patrimônio.” - Warren Buffett

Você nunca terá um retorno melhor na vida do que quando realmente investe em si mesmo. 

Por isso, reunimos algumas lições do megainvestidor para você aproveitar ao máximo seu investimento.

Mantenha-se saudável nos três planos: mente, corpo e espírito

Para ilustrar sua filosofia em relação à saúde e bem-estar, Warren Buffett costuma relacionar com uma fábula onde pedia para as pessoas imaginarem um gênio da lâmpada.

Este o daria o carro que quisesse, mas seria o último que teria. Portanto, o carro deveria durar a vida toda.

“Eu leria o manual cinco vezes. Eu sempre deixaria ele na garagem. Se houvesse o menor arranhão eu iria consertar ele imediatamente porque eu não iria querer que enferrujasse. Eu trataria ele como um bebê, porque ele precisaria durar uma vida toda.

É exatamente nessa posição que você está em relação ao seu corpo e sua mente. Você só tem um de cada. E precisa durar uma vida toda.

Agora, é fácil deixar ele rodando por muitos anos. Mas, se você não cuidar daquela mente e daquele corpo, eles estarão acabados 40 anos mais tarde, assim como o carro estaria.

É o que você faz hoje, agora, que determina como sua mente e seu corpo vão operar 10, 20 ou 30 anos no futuro.”

Esse é o conselho de um homem de 90 anos que ainda trabalha e toma decisões que mudam o rumo de indústrias inteiras diariamente.

Algumas atitudes simples são capazes de melhorar seu corpo, mente e espírito. Estas se refletirão em todas as áreas da sua vida, inclusive melhorando suas decisões de investimentos.

  • Para melhorar a mente: leia um livro, mesmo que seja apenas uma página por dia. O próprio Warren Buffett indica alguns livros;
  • Para melhorar o corpo: faça exercícios, coma bem, beba bastante água, tenha uma boa noite de sono;
  • Para melhorar o espírito: independentemente de religião, crie o hábito de agradecer pelo que tem.

Não arrisque o que você tem e precisa pelo que não tem e não precisa

Warren Buffett construiu seu legado escolhendo sabiamente quais batalhas vale a pena travar e quais riscos assumir.

Isso tem a ver com a estratégia do investidor, tradicionalmente fundamentalista.

Porém, em suas décadas como investidor, ele viu pessoas e negócios se colocarem em risco para perseguir lucros cada vez maiores.

Se você arriscar algo que é importante para você por algo sem importância para você, não faz sentido. Eu não me importo se as chances de sucesso são de 99 para 1 ou 1.000 para 1

O que podemos tirar disso é: Não corra riscos por causa da ganância.

Nunca pare de aprender

Um dos maiores segredos do sucesso de Warren Buffett é que ele está aprendendo continuamente. 

Charlie Munger, o vice-presidente da Berkshire Hathaway, disse uma vez sobre seu lendário colega:

Warren Buffett se tornou um investidor muito melhor desde o dia em que o conheci, e eu também. Se tivéssemos sido congelados em qualquer estágio, com o conhecimento que tínhamos, o histórico teria sido muito pior do que é . Portanto, o jogo é continuar aprendendo, e não acho que as pessoas que não gostam do processo de aprendizagem vão continuar aprendendo.

A maioria das pessoas pensa que o aprendizado termina quando as aulas acabam. Elas não podiam estar mais erradas.

A vida deve ser um aprendizado contínuo, e há muitas maneiras de fazer isso:

  • Participe de conferências, seminários e encontros;
  • Faça um curso online grátis;
  • Converse com as pessoas;
  • Pesquise algo em que esteja interessado;
  • Leia;
  • Viaje.

Cerque-se de excelência

Buffett aconselha você a buscar pessoas que admira:

“É melhor conviver com pessoas melhores do que você. Escolha associados cujo comportamento seja melhor do que o seu e você será levado nessa direção. ” - Warren Buffett

As pessoas com quem você passa o tempo exercem uma influência (positiva ou negativa) na pessoa que você se torna.

Use seu tempo com sabedoria

Seu tempo é extremamente valioso e precioso, por isso, use-o com sabedoria.

Amigo de longa data de Buffett, o bilionário Bill Gates diz que esta é uma das maiores lições que aprendeu com o megainvestidor:

Só existem 24 horas no dia de cada um. Warren parece ter um senso muito aguçado disso. Ele não deixa seu calendário ficar cheio de compromissos inúteis.

É a forma como usamos nosso tempo que determina quem nos tornaremos.

Warren Buffett diz usar um pouco do seu para se conhecer melhor

“Eu insisto em gastar muito tempo, quase todos os dias, apenas para sentar e pensar. Isso é muito incomum nos negócios americanos. Eu leio e penso. Então leio e penso mais e tomo menos decisões por impulso do que a maioria das pessoas nos negócios. Eu faço isso porque gosto desse tipo de vida. ” - Warren Buffett

Faça o que você ama fazer

Warren Buffett ama o que faz:

“Eu tenho a sorte de trabalhar em um emprego que amo, mas eu sempre trabalhei em um emprego que amo. Eu amava ele do mesmo jeito na época em que ficava feliz por ter conseguido $ 1.000,00.

Você deveria escolher o trabalho que você ama independentemente de quanto dinheiro tivesse. Algo que o fizesse saltar da cama de manhã.”

Ele continua:

“Acho que você está maluco se continuar aceitando empregos de que não gosta, porque acha que ficará bem no seu currículo. Não é um pouco como guardar sexo para a sua velhice? " - Warren Buffett

Medida para o sucesso na vida

O que é sucesso para você?

Será que o dinheiro é capaz de comprar a felicidade? O investidor tem certeza de que o amor é uma coisa impossível de comprar.

Para ele, a verdadeira medida para o sucesso deve ser a equivalência entre quem você deseja que te ame e quem te ama de verdade.

“O problema do amor é que você não pode comprá-lo. Você pode comprar sexo. Você pode comprar jantares. Mas o único jeito de conseguir amor é ser amável. Você gostaria de pensar que é possível escrever um cheque: vou comprar 1 milhão de dólares em amor. Mas não é assim que funciona. Quanto mais amor você dá, mais você recebe.”