Os especialistas preveem o impacto do ChatGPT em vários setores, e parece que as áreas financeiras não serão exceção.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com certeza, a tecnologia de IA vem revolucionando os investimentos há anos, com parte das negociações já sendo executada por algoritmos.

Mas o alvo da atenção agora tem sido o ChatGPT da OpenAI, principalmente depois que a Microsoft investiu US$ 10 bilhões na startup durante sua rodada mais recente no final de janeiro, que avaliou a startup em US$ 29 bilhões.

O ChatGPT é um chatbot que gera respostas escritas às perguntas e solicitações de um usuário usando inteligência artificial generativa que reconhece e imita padrões de fala humana. 

Desde produzir redações escolares gramaticalmente corretas, mas sem substância, até dar bons conselhos sobre como negociar um aumento, brincar com o chatbot é um passatempo divertido, mas as pessoas começaram a se perguntar o impacto que isso poderia ter em vários setores.

Ainda é cedo, mas os especialistas ouvidos pelo Business Insider em seu relatório já esperam que o ChatGPT e sua tecnologia subjacente sejam utilizados como uma ferramenta de aumento de produtividade em finanças.

“Ele vai automatizar tarefas selecionadas nas quais os trabalhadores do conhecimento estão envolvidos hoje, para que possam se concentrar em tarefas de maior valor”, disse Dylan Roberts, sócio e diretor da KPMG, ao Insider.

O ChatGPT tem a capacidade de, eventualmente, substituir humanos em certas funções, de acordo com alguns, mas a realização está nas mãos dos clientes.

"A tecnologia será capaz de fazer isso. A questão é: os clientes aceitam ou não?", questina Peter-Jan Van de Venn, vice-presidente de banco digital global da empresa de consultoria Mobiquity.

No entanto, o ChatGPT tem pelo menos um problema específico para sua aplicação ao financiamento. 

O produto é "caixa preta", de acordo com Charles Hearn, diretor de tecnologia da fintech Alloy, o que significa que a IA pode apresentar respostas sem ser capaz de rastrear como chegou a essas respostas. 

Esse processo pode dificultar o cumprimento de alguns requisitos regulatórios em serviços financeiros.

Mas Dev Patnaik, CEO da empresa de estratégia e inovação Jump Associates, disse que descartar ferramentas como o ChatGPT tão rapidamente é um erro.

“Você está usando todo o seu poder cerebral para acumular razões de por que o futuro não vai acontecer, em vez de pensar e raciocinar sobre o que você fará quando acontecer”, disse Patnaik ao Insider.

Enquanto você pensa se deve ou não prestar atenção ao ChatGPT em nas finanças, alguns já estão colocando a tecnologia para funcionar. 

Na gigante sueca de private equity EQT, o ChatGPT está aprimorando a plataforma de IA da empresa de 7 anos que ela mesma construiu, de acordo com Alexandra Lutz, que lidera o Motherbrain alimentado por IA da EQT.

"Agora, não apenas podemos trazer uma perspectiva sobre o ChatGPT e o que isso significa, como também podemos trazer exemplos para a liderança sênior, para as empresas do portfólio para ajudá-los a entender que isso não é exagero, é real. Existem maneiras de usar isso e você pode começar a usá-lo amanhã", disse Lutz.

A Insider conversou com cinco especialistas do setor para obter sua opinião sobre como o ChatGPT e sua tecnologia subjacente podem ser aplicados.

Veja as 6 áreas financeiras que podem ser impactadas pelo ChatGPT:

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Corretoras de investimento 

O ChatGPT pode ser uma poderosa ferramenta de pesquisa em bancos de investimento, disse Roberts, da KPMG. 

A IA pode coletar e analisar grandes quantidades de dados de clientes e fazer sugestões a partir deles, como identificar empresas que precisarão levantar capital ou são prováveis ​​candidatas a aquisições.

Na gigante de private equity EQT, o ChatGPT está transformando a maneira como a empresa obtém negócios em potencial, de investimentos de capital de risco a aquisições adicionais úteis para empresas de portfólio existentes, Lutz disse ao Insider.

"Acreditamos firmemente que não é que os algoritmos e as máquinas substituirão os seres humanos, mas que os seres humanos com algoritmos superarão os humanos que não os possuem", disse Lutz.

A plataforma interna de IA da EQT, Motherbrain, foi lançada em 2016 e é usada para identificar potenciais investimentos e aquisições, além de monitorar o pipeline de negócios existentes da empresa.

Antes deste ano, as equipes de negócios e portcos forneciam atributos sobre os tipos de empresas nas quais desejavam investir ou adquirir, definidos por características como tamanho, geografia e setor, disse Lutz. 

Essas informações seriam passadas para a equipe de Lutz, que inseriria os atributos no Motherbrain, que é aplicado a um banco de dados de centenas de milhões de pontos de dados sobre empresas, pessoas e as conexões entre eles, acrescentou.

O Motherbrain produziria uma lista de empresas em potencial e o lado comercial forneceria feedback sobre por que cada empresa era ou não uma boa opção. A equipe de Lutz levaria isso de volta para o Motherbrain, e assim foi o processo de ida e volta.

Com o ChatGPT, as equipes de negócios e empresas do portfólio da EQT podem interagir diretamente com a IA, em vez de passar pela equipe de Lutz. Eles podem fazer perguntas mais abertas e solicitações mais complexas, como empresas-alvo que usam tipos específicos de tecnologia.

Atendimento ao Cliente

Os chatbots de atendimento ao cliente são os candidatos mais óbvios a serem promovidos pelo ChatGPT, sugeriu Roberts, pois podem fornecer interações mais empáticas e humanas.

Com os chatbots de primeira geração, os clientes passam por rodadas de perguntas de múltipla escolha que melhor descrevem seu problema, apenas para serem redirecionados a um representante humano no final. 

O ChatGPT provavelmente poderia solucionar problemas com maior eficiência e com menos instâncias de encaminhamento do cliente para um ser humano.

Mas resta saber se o ChatGPT poderia fazer um trabalho bom o suficiente para eliminar as posições humanas.

Trabalhadores em contact centers também podem usar o ChatGPT como uma ferramenta de produtividade para recuperar os dados do cliente mais rapidamente, reduzindo os custos operacionais da empresa, bem como o tempo de espera do cliente.

Gestão de patrimônio e planejamento financeiro

Recentemente o Insider pediu ao ChatGPT para explicar a estratégia de investimento de Warren Buffett.

Em segundos, o bot ofereceu uma análise de investimento em valor.

“A estratégia de investimento mais importante de Warren Buffett é o investimento em valor, que envolve a identificação de empresas subvalorizadas com forte potencial de crescimento e uma vantagem competitiva durável e, em seguida, manter esses investimentos a longo prazo”, disse ChatGPT. 

"Ele também segue o princípio de investir em negócios que entende, com foco em empresas com ganhos previsíveis e um forte histórico de aumento de lucros."

O chatbot mostra potencial para identificar estratégias de investimento e fazer recomendações de investimento genéricas.

Outra análise mostra que o ChatGPT e recursos similares podem auxiliar os profissionais nas tarefas rotineiras e melhorar a relação cliente-consultor, mas não substitui o consultor humano.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Cibersegurança 

A decisão de identidade, o processo de determinar se um cliente é quem diz ser, é uma função crítica nos bastidores em finanças e outra área que pode ser complementada pelo ChatGPT.

Uma empresa pode autenticar a identidade de um cliente verificando registros como endereços de cobrança ou comparando locais de transações comuns.

"Se pudermos passar informações suficientes para essa pessoa no banco, provavelmente poderemos passar informações suficientes para um modelo de aprendizado de máquina como o ChatGPT", disse Hearn.

Mas algumas empresas, como Microsoft e Amazon, alertaram seus funcionários contra o fornecimento de informações confidenciais, que incluem informações de identificação pessoal que são essenciais para a tomada de decisões de identidade, ao chatbot.

A preocupação é de que os dados possam ser usados ​​em modelos futuros ou compartilhados com outros usuários.

Bancos 

O ChatGPT pode ser usado para elevar a personalização no banco digital, o que melhora a experiência do cliente e beneficia o banco. Van de Venn, da Mobiquity, chamou isso de cenário "ganha-ganha".

“Os bancos já têm jornadas de clientes personalizadas, mas são principalmente baseadas em regras e adaptadas para determinados segmentos”, disse Van de Venn.

“Um banco pode usar o ChatGPT para fornecer recomendações personalizadas de produtos com base nas transações anteriores, portfólio de investimentos ou dados sociais de um cliente”, acrescentou Van de Venn.

Não se trata apenas de trabalhar com clientes atuais. A personalização que o ChatGPT poderia oferecer também serviria como uma ferramenta chave para a conversão de vendas.

"Da mesma forma, o ChatGPT pode ajudar os clientes em tempo real com suas consultas bancárias durante a integração ou originação do produto, fornecendo-lhes soluções personalizadas com base em suas necessidades específicas. Isso aumentará a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, também levará a taxas de conversão de produto mais altas", disse Van de Venn.

Negociação

Dos especialistas com quem o Insider falou, nenhum discutiu o caso de uso potencial do ChatGPT para trade e negociação.

Isso não quer dizer que a negociação permanecerá intocada. 

Pelo contrário, 53% dos traders acreditam que IA ou aprendizado de máquina será a tecnologia que terá maior influência nas negociações nos próximos três anos, de acordo com uma pesquisa do JPMorgan.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.