5 Vantagens de Investir por Conta Própria
|

5 Vantagens de Investir por Conta Própria

Aprender a controlar suas finanças e investir por conta própria é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu futuro.

Por
Atualizado em 13/01/2021

Investir por conta própria demanda dedicação, estudo e disciplina, mas pode fazer você ganhar muito mais dinheiro. Até mais do que delegar essa função para algum profissional do mercado.

O investidor que cuida ativamente do seu próprio dinheiro, tem uma imensa vantagem sobre os gestores de fundos e gestores de carteiras profissionais.

É claro que vai existir um mínimo de esforço e dedicação da sua parte, mas nunca vi alguém ter sucesso, em qualquer área da vida, sem um mínimo de comprometimento.

Por mais que isso tome um pouco do seu tempo, investir por conta própria será uma das melhores atividades que você poderá fazer. O resultado valerá muito a pena.

Você deve estar pensando, mas por que investir em ações por conta própria?

Pense comigo, você provavelmente trabalha duro para ganhar dinheiro e desenvolveu a disciplina de destinar uma parte para investir.

Suas finanças pessoais, sua independência financeira ou qualquer outro objetivo financeiro que tenha é um assunto importante e deve ser levado a sério.

Por isso, a meu ver, não faz sentido entregar algo tão importante nas mãos de outra pessoa.

Principalmente quando esses terceiros, no caso os profissionais do setor de serviços financeiros, possuem vários conflitos de interesse.

A verdade é que ninguém vai cuidar do seu dinheiro melhor do que você mesmo.

Tenha em mente também a situação atual da nossa previdência social. Você não pode depender exclusivamente dela para se aposentar.

Por isso, tomar o controle dos seus investimentos e do seu futuro financeiro a partir de agora é algo realmente fundamental.

E você só terá vantagens ao investir por conta própria. Vamos a algumas delas:

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

1- Visão de longo prazo

Um estudo realizado pela bolsa de Nova York identificou que o período médio no qual os investidores individuais mantinham suas ações em carteira diminuiu.

Na década de 50 o tempo médio até se desfazer de uma ação era de 6 anos. Atualmente é de apenas 11 meses.

Mesmo com os investidores, no geral, menos pacientes, você não precisa seguir essa tendência. Não siga a manada.

Pelo contrário, existem boas razões para continuar sendo paciente com seus investimentos.

Você pode ser paciente e esperar o mercado reavaliar o preço de uma ação, aproveitando dos momentos de baixa para comprar ações com desconto.

Já os gestores de fundos, muitas vezes se veem obrigados a tomar decisões de curto prazo para justificar o seu trabalho e prestar contas aos clientes, mesmo que essas decisões não sejam as melhores.

A capacidade de olhar para uma empresa exclusivamente pensando sobre o seu valor e mantê-la enquanto ela estiver sub avaliada pelo mercado é a sua maior vantagem competitiva sobre os gestores de fundos.

2- Controle total sobre seus investimentos

A segunda vantagem de investir por conta própria é ter o controle total dos seus investimentos. É você quem toma a decisão final depois de ter feito as próprias análises.

Diferente do que acontece nos fundos de investimentos que são geridos por comitês de investimentos, por exemplo.

Além do já famoso problema relacionado ao comportamento de manada e dos conflitos de interesse, esses comitês são compostos por diversas pessoas que, às vezes, possuem diferentes abordagens de investimentos.

Ou seja, nem todos compartilham do mesmo ponto de vista.

Diversas vezes, os gestores desses fundos são obrigados a alocar o capital apenas para enquadrar a carteira dentro da política de investimento do fundo.

Mesmo que essa locação tenha que ser feita em um momento ruim do mercado.

Sendo um investidor livre para investir o seu próprio dinheiro da forma que deseja você não tem nenhum desses problemas.

Há a total liberdade de gerenciar os seus investimentos da melhor forma possível e ainda aproveitar os momentos mais oportunos para alocar o capital.

3- Controle sobre os custos

O controle de custos e taxas sobre investimentos é um ponto muito importante para alcançar resultados superiores no longo prazo.

Investindo através de uma corretora de taxa zero, por exemplo, você pode comprar e vender qualquer ação sem gastar com corretagem.

Diferente dos fundos de ações, por exemplo, que cobram taxas de administração que podem chegar até 4% ao ano.

Ao investir por conta própria e com visão de longo prazo, os seus custos serão muito menores do que se fosse alocar todo dinheiro em um fundo de investimento.

Em um primeiro momento a diferença de valores pode parecer pequena, mas ao projetarmos essa diferença de taxa por um período maior perceberá a diferença nos seus resultados de longo prazo.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

4- Você pode focar no que realmente importa

Estudar, compreender e aplicar é o que precisa para ser um investidor de sucesso.

A verdade é que, com o tempo, você aprende no que precisa se concentrar para fazer bons investimentos e poderá ignorar todas as outras.

O princípio de Pareto, também conhecido como a regra dos 80/20, se aplica perfeitamente no mundo dos investimentos.

Ou seja, você só precisa focar nos 20% que geram os 80% do resultado.

Para isso, você não vai precisar passar 8 horas pesquisando, lendo jornal e relatórios sobre as empresas.

Porém, esse não é o caso dos profissionais do setor de serviços financeiros.

Estes precisam ter uma opinião pronta sobre diversos temas e assuntos de investimento.

Para isso, precisam estar sempre informados sobre tudo que está acontecendo no mercado, mesmo que 80% de todas essas informações não sejam realmente úteis em termos práticos para ganhar dinheiro investindo em ações.

Então, para investir por conta própria, basta usar os seus critérios de investimentos e analisar as empresas que se inserem neles.

Focar apenas nos fundamentos e ignorar todo o resto vai lhe poupar muito tempo para usar com coisas mais importantes.

Segredo da Riqueza

5- Investir em empresas de qualquer tamanho

Ao investir por conta própria, você tem total liberdade para investir seu dinheiro em empresas de qualquer tipo e tamanho, seja de pequeno ou grande porte.

Os gestores de fundos não têm essa flexibilidade e ficam limitados a investir apenas no que está estabelecido na lâmina do fundo.

Fundos com grandes somas de capital, por exemplo, podem ficar limitados a investir apenas em empresas de grande porte.

Isso acontece porque, normalmente, com grandes somas de dinheiro para aplicar, seria inviável comprar ações de empresas muito pequenas ou com pouca liquidez.

Primeiro, porque não teria vendedor o suficiente para a compra.

Segundo, porque seria muito difícil evitar uma subida repentina do preço da ação pelo simples fato de haver uma grande quantidade de dinheiro na ponta compradora.

E terceiro, porque no dia que esse fundo decidisse vender as ações, o movimento contrário de queda do preço da ação seria muito alto, o que poderia comprometer o resultado final.

Por exemplo, digamos que o fundo tenha R$ 50 milhões para comprar uma ação que negocia em média R$ 1 milhão por dia.

Levaria 50 dias pra comprar toda a posição, fazendo o preço subir drasticamente.

Uma analogia para este caso é considerar o investidor individual como um Jet Ski no oceano: Ágil e rápido em seus movimentos.

Enquanto que um fundo de investimento seria um transatlântico: Lento e pesado para fazer qualquer tipo de manobra.

Em termos práticos, investir por conta própria oferece muito mais vantagem competitiva, fazendo com que ganhe muito mais dinheiro com ações.

Agora você já conhece as principais vantagens de cuidar pessoalmente do seu dinheiro, se quiser aprender mais sobre investimentos baixe grátis o e-book “Como Investir Começando do Zero” e veja como iniciar seus investimentos por conta própria.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE