5 Perguntas para Considerar Antes de Comprar Bitcoin
| ,

5 Perguntas para Considerar Antes de Comprar Bitcoin

Conheça cinco perguntas e respostas que você precisa considerar antes de começar a comprar bitcoin.

Por
Atualizado em 01/03/2021

Se você está atento ao mercado financeiro já deve saber que o preço do Bitcoin e de outras moedas digitais dispararam, chegando a atingir máxima histórica.

Se você está buscando a independência financeira através da renda variável, o mercado das criptomoedas ainda pode ser muito confuso.

Esses ativos podem criar várias preocupações. Alguns investidores temem que o bitcoin seja uma bolha, muito arriscada para investir ou suscetível a fraude.

Por isso, o site CNBC Make It conversou com especialistas em bitcoins e fintech sobre as preocupações comuns em torno da criptomoeda.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Então, você está pronto para conhecer 5 perguntas que você deve considerar antes de comprar bitcoin?

Leia até o final e saiba o que dizem especialistas sobre as principais preocupações de quem quer começar a investir em criptomoedas.

O Bitcoin É Muito Arriscado para o Investidor Médio?

A primeira questão para entender é se o bitcoin é muito arriscado para um investidor médio.

Comparado à maioria dos investimentos, o bitcoin “é um investimento altamente volátil e arriscado”, disse James Ledbetter, editor da newsletter FIN, sobre fintech.

“Se você olhar historicamente para o preço do bitcoin, haverá várias ocasiões em que ele realmente disparou e, em seguida, desabou muito rapidamente.”

Por exemplo, depois de subir para quase US$ 20 mil em 2017, o preço do bitcoin caiu e perdeu um terço de seu valor em um único dia.

Em 2018, caiu para US$ 3.122, eliminando bilhões de dólares do valor total de mercado da criptomoeda.

Embora isso possa significar grandes retornos, também pode significar grandes perdas.

É por isso que alguns, como o investidor Mark Cuban, comparam o bitcoin a jogos de azar e aconselham investir apenas o quanto você pode perder.

“Você tem que estar pelo menos mental e financeiramente preparado para que um acidente aconteça novamente. E isso pode acontecer amanhã”, diz Ledbetter.

Claro, apesar de seu alto preço de venda, “você pode ir e comprar tão pouco quanto $ 5 de bitcoin porque há a capacidade de comprar ações fracionárias chamadas satoshis.

É o que aponta Anthony Pompliano, cofundador do fundo de hedge de criptomoeda Morgan Creek Digital e um grande investidor em bitcoin.

“Comece bem pequeno, pesquise, aprenda sobre isso”, diz Pompliano.

Se você decidir investir, Pompliano apoia a manutenção do bitcoin no longo prazo.

Por enquanto, há um fornecimento limitado de bitcoin, mas o megainvestidor de bitcoin Pompliano acredita que, conforme a demanda aumenta, o preço também aumentará.

Se você não sabe se a criptomoeda é compatível com seu perfil de investidor, aproveite para realizar o teste de perfil de investidor e evitar riscos desnecessários.

Segredo da Riqueza

As Carteiras de Bitcoin São Seguras?

Uma das perguntas mais frequentes na mente de quem deseja começar a investir  levantou questões sobre a segurança das carteiras bitcoin.

“Tem havido vários exemplos de roubo e fraude de bitcoin que têm afastado o investidor médio, especialmente se você fosse investir uma quantia substancial”, conta Ledbetter.

Ledbetter considera “legítimos” esses medos, mas ele também os acha “exagerados”.

Porque embora o bitcoin permita que os usuários façam transações sem revelar informações pessoais ou identidade (o que pode tornar a fraude mais fácil), ele não é totalmente anônimo.

Cada transação de bitcoin é documentada em um livro denominado blockchain, onde a carteira de criptomoeda de um usuário é representada como uma série de números e letras aleatórios.

Com isso, um golpista poderia ser rastreado após o fato.

“Sempre lembro às pessoas que o bitcoin literalmente tem um livro-razão público”, diz Pompliano.

Além disso, o bitcoin é extremamente difícil de hackear graças ao blockchain.

“Para hackear, você teria que assumir o controle da rede, e precisaria de sua própria rede de computadores por bilhões”, segundo Paul Vigna, repórter do The Wall Street Journal.

Ledbetter também aponta que uma conta tradicional de ações com uma corretora também pode ser comprometida.

“Sempre existe algum potencial para fraude ou risco de segurança”. Por isso, a aposta mais segura é usar uma corretora confiável, dizem os especialistas.

“Esses lugares estabelecidos têm um bom protocolo de segurança e um aplicativo rápido para proteger”, diz Ledbetter.

Em suma, “coisas acontecem”, diz ele, “mas quando você olha para as grandes histórias de roubo, elas tendem a ser institucionais e meio marginais”.

De acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC), golpes por criptomoeda têm se tornado popular para  dinheiro.

“A maioria dos golpes aparece como e-mails tentando chantagear alguém, esquemas de cadeia de referência on-line , ou investimento falso e oportunidades de negócios”, segundo FTC.

“Não é como se houvesse algo intrinsecamente inseguro sobre o bitcoin em si – é mais como as pessoas o estão lidando ou gerenciando”, diz Ledbetter.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

O Bitcoin Pode Ser Facilmente Convertido em Moeda Fiduciária?

Atualmente, a maioria das transações de bitcoin convencionais é feita pela conversão de bitcoin em moeda fiduciária, como o dólar americano.

Por exemplo, o PayPal anunciou que, em 2021, os consumidores poderão usar a criptomoeda como uma “fonte de financiamento para compras”.

O que isso significa é que quando um usuário “paga” com bitcoin.

“Será instantaneamente convertido em moeda fiduciária e a transação será liquidada com os comerciantes do PayPal em moeda fiduciária”, de acordo com o site do PayPal.

A partir de agora, esse processo de transferência de bitcoins para outras contas e convertê-los em diferentes moedas, até outra criptomoeda, é “desajeitado” e demorado, segundo Ledbetter.

Além disso, se você estiver usando bitcoin para transações, você realmente precisa ler as letras miúdas.

“Geralmente há taxas associadas a essas transações, mas algumas delas provavelmente diminuirão um pouco com o tempo”, alerta Ledbetter.

Junto com as taxas, “os vendedores ainda não têm confiança para fazer grandes transações em bitcoin”, disse o investidor Kevin O’Leary, presidente da O’Shares ETFs.

“Tenho certeza de que isso pode mudar com o tempo, mas não hoje.”

No futuro, Pompliano prevê que haja tecnologia que “torne mais fácil gastar bitcoin com transações mais rápidas que são mais baratas, mais eficientes, mais utilizáveis”.

→ Você é Livre Financeiramente? Clique Aqui e Baixe o Guia para Chegar à Liberdade Financeira

O Bitcoin É Uma Bolha?

Os que estão cansados ​​de bitcoin estão preocupados que a alta atual da criptomoeda seja uma reminiscência da bolha de 2017.

“O movimento parabólico no bitcoin em um período de tempo tão curto, eu diria para qualquer título, é altamente anormal”, disse David Rosenberg, economista-chefe da Rosenberg Research.

Rosenberg considera o bitcoin “a maior bolha do mercado no momento”, relatou a CNBC.

No entanto, os otimistas do bitcoin dizem que a alta de 2017 foi diferente porque foi impulsionada pela especulação de investidores de varejo.

Já a alta atual é impulsionada por investidores institucionais que compram a moeda.

Ledbetter concorda: “Esses investimentos publicamente conhecidos de grandes empresas existem no mundo real”, diz ele.

“Você pode apontar para eles e dizer: ‘o bitcoin está ficando mais valioso agora’”.

Na verdade, o bitcoin ganhou recentemente o apoio de investidores maiores, como:

No entanto, como existem apoiantes, existem opositores.

Em 2018, o lendário investidor Warren Buffett disse à CNBC que “em termos de criptomoedas, geralmente, posso dizer com quase certeza que eles terão um final ruim”.

No entanto, qualquer bolha possível “não pode estourar da noite para o dia”, diz Ledbetter.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

O Bitcoin Pode Ser Uma Proteção Contra a Inflação?

Aqueles que argumentam a favor do bitcoin costumam dizer que ele é uma proteção contra a inflação e o dólar americano.

Essas pessoas dizem que a criptomoeda sobreviverá a qualquer colapso econômico ou de infraestrutura, em comparação com o ouro.

“Se você pensar na estrutura de todas as moedas do mundo, elas são inflacionárias e controladas pelos governos”, diz Pompliano.

“E esses governos têm grupos muito pequenos de pessoas que tomam as decisões sobre o que acontece com essa moeda.”

Como a oferta de bitcoin é limitada e controlada por código de computador, Pompliano argumenta que é “o maior protetor do poder de compra”.

De fato, como o ouro, “não há dúvida de que o bitcoin pode ser uma proteção contra a inflação, dependendo do período de tempo em que você compra e se é mantido ou vendido”, diz Ledbetter.

No entanto, observa Ledbetter, o bitcoin é “muito mais volátil” do que o ouro.

“Enquanto o bitcoin estiver subindo, claro, é uma ótima proteção contra a inflação, mas também pode cair e, portanto, você está perdendo dinheiro – você não está apenas não acompanhando a inflação, na verdade está perdendo capital.”

Nem todos concordam, no entanto, “não importa o quanto os fãs de bitcoin queiram fingir que é uma proteção contra os cenários do fim do mundo, não é”, disse Cuban à Forbes.

“Os países tomarão medidas para proteger suas moedas e sua capacidade de tributar”, explica.

“Então quanto mais pessoas acreditarem que isso é mais do que uma reserva de valor, maior será o risco de intervenção governamental.”

Se você quiser conhecer um investimento mais seguro que o bitcoin para sua independência financeira, sabendo como gerar uma renda passiva, você pode descobrir a maneira mais fácil de identificar as melhores oportunidades na bolsa de valores.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE