Para investidores individuais, escolher as ações certas pode parecer uma tarefa assustadora, mas não se você seguir estes 5 passos que os profissionais usam em suas pesquisas e análises.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Compreender os fundamentos de uma empresa é fundamental para encontrar ações de qualidade.

Para saber como analisar uma ação não é preciso ter anos de experiência no mercado financeiro ou ser um especialista em economia.

Claro que, quanto mais conhecimento tiver, mais profunda e certeira tende a ser suas escolhas, mas também é verdade que existem passos e premissas muito simples e fáceis de entender.

Se você deseja dar o primeiro passo para uma análise mais qualificada e saber como analisar ações como um profissional, use estas 5 etapas para ajudar a orientar sua abordagem.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

1: Entenda os tipos de análise de ações

O primeiro passo para pesquisar ações é entender os diferentes tipos de análise de ações. 

Existem dois tipos básicos que podem ser feitas: a análise fundamentalista e a análise técnica.

A análise técnica usa de gráficos gerados pela atividade do mercado, como variação de preço e volume de negociação, para prever mudanças futuras.

Essa análise é muito utilizada por traders para determinar quando comprar e vender uma ação.

Já a análise fundamentalista examina fundamentos das empresas, o que engloba o estudo dos resultados financeiros, situação macroeconômica, gestão, governança corporativa e mais uma série de fatores que indicam o desempenho e a solidez de uma empresa.

Cada abordagem tem seus méritos. No entanto, para a construção de valor, e na estratégia de longo prazo, a análise fundamentalista deve ser sua principal ferramenta para avaliar o valor de uma determinada ação.

A análise fundamentalista é o tipo de análise usada pelos grandes investidores de sucesso, como Warren Buffett e Luiz Barsi, aqui no Brasil. Esta será também a análise que vamos abordar neste artigo.

Os investidores devem se preocupar principalmente com os fundamentos de uma empresa, como lucro, fluxo de caixa, posição financeira, produtos e afins, para tomar decisões a respeito da compra e venda de ativos.

De modo geral, a análise fundamentalista oferece um conjunto de instrumentos que determinam o cenário microeconômico, aqueles ligados diretamente à uma empresa ou setor e macroeconômico, que estão relacionados à economia como um todo.

O estudo desses cenários permite fazer projeções a respeito da solidez da empresa e determinar se seu preço está acima ou abaixo, do seu valor intrínseco.

Análise macroeconômica

Fatores macroeconômicos avaliam a economia de modo geral, porque o ambiente também têm impacto nas empresas do país. 

Nessa etapa deve-se considerar dados como PIB (Produto Interno Bruto), índices de inflação, taxa de juros, câmbio, taxa de desemprego, perspectivas e cenários futuros, entre outros.

Análise qualitativa

A análise qualitativa tenta entender o que tem por trás dos números da empresa, avaliando aspectos como a governança corporativa, qualificação dos gestores, reconhecimento da marca, entre outros.

Análise quantitativa

A análise quantitativa avalia os números da empresa dados pelo seu resultado financeiro como rentabilidade, endividamento, receita, margens operacionais, entre outros.

2: Estabeleça sua estratégia

Antes de começar a pesquisar as ações é importante estabelecer sua tolerância ao risco e orçamento. Afinal, existem muitos tipos de ações e, teoricamente, não há limite de quanto você pode investir.

Por exemplo, ações de primeira linha podem fornecer um retorno consistente, mas não têm o potencial de ganhos como uma empresa iniciante. 

No entanto, há naturalmente uma chance maior de uma startup ter um desempenho ruim ou até mesmo sair do negócio. 

Portanto, você deve determinar o equilíbrio entre quanto risco está disposto a assumir e que tipo de retorno espera.

Com mais tempo para se aposentar e menos obrigações financeiras, um indivíduo tem a capacidade de absorver alguma volatilidade em sua carteira de investimentos, sabendo que o tempo pode ajudar a equilibrar quaisquer perdas de curto prazo.

A disposição para assumir riscos, por outro lado, é mais subjetiva. 

Uma maneira de avaliar a disposição de uma pessoa para assumir riscos é simplesmente fazer a pergunta: se sua carteira de repente diminuísse de valor em X por cento, você perderia o sono com isso e sofreria um arrependimento substancial?

Seu orçamento também desempenha um papel. Há uma grande diferença entre um retorno de 10% em um investimento de R$ 1.000 e um retorno de 10% em um investimento de R$ 100.000. 

Em outras palavras, se seu orçamento for relativamente pequeno, talvez você precise correr riscos maiores para ver o retorno desejado. 

Caso você esteja no início de sua carreira, o cenário pode mudar, pois terá o tempo a seu favor.

Entender onde você está nesse espectro é fundamental para formar sua estratégia de investimento.

Qual Ação Comprar Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos e Valorização.

3: Indicadores para prestar atenção

Para avaliar como a empresa se comporta em relação às outras do mesmo setor, existem diversos múltiplos (indicadores) que podem te ajudar.

Eles podem te mostrar quais empresas que possuem uma condição atual melhor, suas perspectivas e se estão sendo negociadas por um preço atrativo.

Os múltiplos ajudam na tomada de decisão, mas não devem ser usados de forma isolada. Eles são um complemento de uma análise aprofundada da empresa.

As principais métricas a serem consideradas incluem:

Preço sobre Lucro (P/L)

O P/L consiste na divisão do preço da ação pelo lucro por ação.

Esse indicador é um dos mais utilizados e mostra quão dispostos os investidores estão a pagar pelos resultados da companhia.

Um P/L baixo demonstra uma desproporção entre o interesse nas ações e o lucro da empresa.

Isso pode ser sinal de que não há muita confiança na organização ou, então, de que há ali uma boa oportunidade de investimento, pois o preço da ação está desvalorizado em relação ao seu potencial.

Já um P/L alto pode indicar grande expectativa do mercado sobre a ação ou então que ela está cara e não é um bom momento para compra.

Preço sobre Valor Patrimonial por Ação (P/VPA)

O P/VPA corresponde ao preço de uma ação dividido pelo valor patrimonial.

Esse indicador mostra quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa.

Basicamente, existem três maneiras de entender o P/VPA:

  • P/VPA próximo de 1: ação está próxima ao valor patrimonial da empresa
  • P/VPA maior do que 1: ação está acima do valor patrimonial da empresa
  • P/VPA inferior a 1: ação está abaixo do valor patrimonial da empresa.

Assim, um P/VPA muito alto significa que o mercado está aceitando pagar caro pelas ações.

Um P/VPA negativo significa que o mercado está negociando as ações a um valor inferior ao patrimônio líquido.

Isso pode significar que a empresa está barata. Porém, é necessário avaliar os motivos disso, que podem ser negativos.

Já um P/VPA próximo a 1 significa que as ações não apresentam nenhum grande risco, nem uma grande oportunidade.

Ebitda

O EBITDA é a sigla em inglês da expressão Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, traduzida em português como Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA). 

O indicador é muito útil para medir o fluxo de caixa livre com base nas receitas e despesas de uma empresa.

Ao obter a relação entre o EV e o Ebitda, o investidor consegue descobrir em quanto tempo o lucro operacional da companhia seria capaz de pagar o investimento feito em uma aquisição.

Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE)

Esse múltiplo revela a capacidade que uma empresa tem em gerar valor aos investidores.

Em tese, quanto mais alto o ROE, mais rentável e atraente a empresa é para o investidor.

Top #1 da Bolsa? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

4: Encontrar os dados necessários 

Não faltam relatórios para detalhar as empresas que você está considerando para investimento. No entanto, há certos lugares para os quais você deve direcionar seu foco.

Qualquer empresa que você está procurando geralmente tem uma seção de relações com investidores no site. Lá poderá encontrar comunicados de imprensa importantes e documentos financeiros.

Além disso, as empresas listadas na bolsa são obrigadas a enviar para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suas demonstrações financeiras que são disponibilizadas de maneira pública.

Os principais documentos para a análise fundamentalista são:

  • Balanço patrimonial;
  • DRE: demonstrativo de resultado do exercício;
  • DFC: demonstrativo de fluxo de caixa.

O balanço patrimonial é um relatório que contém todas as informações sobre ativos e passivos da empresa. Por ele é possível saber sobre a situação financeira e patrimonial de uma companhia. 

Na DRE podemos acompanhar os resultados financeiros e se a empresa obteve lucro no período.

Já o DFC mostra como o dinheiro entra e sai da companhia.

5: Restringir seu foco na escolha de ações 

Como existem centenas de ações na bolsa de valores ( mais de 400 empresas listadas na B3) você deve procurar os investimentos que melhor se alinham aos seus objetivos de investimento. 

Por exemplo, você prefere investimento em valor, crescimento ou dividendos? 

Investimento em valor (value investing) envolve a compra de ações de empresas que estão subavaliadas, portanto, vendendo a uma taxa de desconto. 

O investimento em crescimento (growth investing), por outro lado, significa comprar ações de empresas que devem crescer a uma taxa mais rápida do que o mercado.

Já aqueles que focam nos dividendos desejam gerar uma renda passiva com ações.

Certos múltiplos são mais importantes do que outras dependendo do estilo de investimento. 

Por exemplo, as métricas baseadas em preços são mais importantes para o investimento em valor, enquanto os investidores em crescimento se concentram mais no crescimento dos lucros e da receita e os focados nos dividendos, no dividend yield.

Qual Ação Comprar Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos e Valorização.

A grande sacada financeira

O processo de avaliação de uma ação serve para determinar se ela é ou não uma compra interessante.

Essa análise pode parecer bastante complexa, pois envolve muitas variáveis e indicadores.

Porém, você pode contar com a ajuda de ferramentas para analisar ações, como o GuiaInvest PRO.

Além disso, pode acompanhar as notícias e análises dos especialistas aqui no TheCap.

Depois de fazer sua análise inicial, certifique-se de continuar a avaliar cada um de seus investimentos, trimestralmente ou anualmente, afinal, você pode querer fazer mudanças se uma empresa não estiver mais alinhada com sua estratégia.

Top #1 da Bolsa? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.