5 Passos para Amenizar Impactos Financeiros da Pandemia
|

5 Passos para Amenizar Impactos Financeiros da Pandemia

Conheça cinco passos e estratégias para amenizar os impactos da pandemia nas suas finanças pessoais.

Por
Atualizado em 22/01/2021

Se você está na busca pela independência financeira nesse último ano, é provável que seu planejamento financeiro tenha sido impactado pela pandemia de covid-19.

Além de ter afetado a economia da maioria das pessoas ao redor do mundo, os efeitos do coronavírus foram ainda mais fortes nas finanças pessoais das mulheres.

De acordo com um levantamento do Bureau of Labor Statistics, só nos Estados Unidos, 55% dos mais de 20 milhões de empregos perdidos em abril afetaram as mulheres.

Considerando o contexto de crise, o site CNBC Make It revelou estratégias que podem ajudar a amenizar algumas das consequências financeiras causadas pela pandemia.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Então, você está pronto para conhecer 5 passos para amenizar os impactos financeiros da pandemia na sua vida?

Leia até o final e saiba como pôr em prática estratégias para otimizar seu planejamento financeiro durante esse período.

Avalie Seus Gastos

Em qualquer situação de instabilidade financeira é essencial que você avalie seus gastos, por isso, este precisa ser o seu primeiro passo.

No último ano, muitas pessoas passaram a gastar menos porque não puderam jantar fora ou fazer compras normalmente.

Isso pode facilitar a análise do que é essencial e não essencial na hora .

“Este é um momento para realmente dar uma olhada nisso. É doloroso para mim ter feito as mudanças que fiz?”, diz Evelyn Zohlen , planejadora financeira certificada.

“Uma boa estratégia é avaliar seus gastos observando os meses de março e abril e discriminar quais compras foram críticas e quais foram menos”, diz Alexandria Cole-Davis, planejadora financeira.

“Cada pessoa é diferente no sentido de seu orçamento”, diz ela, acrescentando que, para as mulheres que perderam o emprego, pode ser especialmente desafiador.

Mas reserve um tempo para trabalhar com isso, diz Cole-Davis, acrescentando que ser capaz de controlar seu dinheiro o ajudará a obter uma base financeira adequada a longo prazo.

“Além de gastar com refeições e entretenimento, dê uma olhada nas despesas recorrentes, como assinaturas mensais”, diz Zohlen.

Faça uma reanálise do seu planejamento financeiro, decida o que é essencial e o que você pode viver sem, talvez apenas temporariamente até que você se recupere financeiramente.

Também é um bom momento para olhar suas contas, como internet, TV a cabo, serviço de celular e até seguros.

Para a maioria de nós, você configura esses serviços quando se muda ou quando compra um novo telefone e depois passa anos sem analisar as contas.

Agora é a hora de fazer exatamente isso e ver se há opções com preços mais baixos.

Faça alguma pesquisa sobre as alternativas e reserve um tempo para revisar seu seguro, por exemplo.

“Ninguém quer revisar seus contratos”, diz Zohlen, mas agora pode ser um bom momento para examinar o contrato do seu locatário, carro e casa.

Isso poderia lhe dar a oportunidade de “extrair um pouco mais de dinheiro do orçamento”, diz ela.

Portanto, pode fazer sentido fazer algumas alterações.

Segredo da Riqueza

Respeite Sua Reserva de Emergência

Preze pelo seu planejamento financeiro e saiba que em momentos de crise é ainda mais importante que você respeite sua reserva de emergência.

Depois de analisar e talvez cortar algumas de suas despesas recorrentes, guarde esse dinheiro extra, diz Cole-Davis.

“Se você tem um pouco de caixa em excesso, ainda assim deve estar ciente de que está usando isso como economia, porque não sabemos o que vai acontecer a seguir”, acrescenta ela.

Os especialistas recomendam colocar de três a seis meses de despesas de manutenção como reserva de emergência.

Embora isso possa soar como um valor alto, você pode começar pequeno e gradualmente acumular uma reserva de economia para ajudá-lo a enfrentar os custos inesperados da vida.

Torne isso o mais fácil possível.

Configure uma transferência regular e automática de sua conta corrente para uma conta de reserva, de preferência uma opção de alto rendimento.

Veja como investir sua reserva em ativo que pague a você uma taxa de juros um pouco melhor do que sua opção típica de poupança.

Ter um fundo de poupança de emergência robusto “pode ser a diferença entre pagar aluguel naquele mês ou não”, diz Zohlen.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Seja Sempre Lembrado no Trabalho

Para contribuir com as chances de você manter sua receita atual, é preciso se preocupar com que você seja lembrado no seu trabalho.

Não só os hábitos de consumo mudaram, mas também para os que ainda estão empregados, o local de trabalho também mudou drasticamente.

Trabalhar em casa traz seus próprios desafios, incluindo garantir que seus superiores saibam que você está cumprindo suas responsabilidades.

Facilite para eles, diz Cole-Davis. “seja proativo”, dizendo ao seu superior o que você está fazendo e enviando atualizações tanto quanto possível.

Agora é hora de melhorar sua comunicação, especialmente se você está preocupado com a possibilidade de sua empresa estar considerando demissões.

“É tudo uma questão de ser lembrado”, diz Cole-Davis.

Mesmo se você não estiver trabalhando mais, apenas mostrar aos seus superiores o que você está fazendo pode realmente destacar você e talvez ajudá-lo a manter seu emprego.

Também é importante ser flexível.

Os chefes estão tão sobrecarregados quanto você, diz Cole-Davis, então certifique-se de considerar maneiras de apoiá-los.

“Muita coisa mudou, então ser muito aberto a outras formas de trabalhar e ajudar as pessoas vai realmente te beneficiar durante este tempo.”

→ Você é Livre Financeiramente? Clique Aqui e Baixe o Guia para Chegar à Liberdade Financeira

Defina Limites

Não apenas o trabalho remoto como todo o contexto de pandemia tem exigido muitas tarefas das pessoas em isolamento, por isso é essencial que você defina limites neste momento.

Neste ponto, Zohlen alerta que esse passo é ainda mais fundamental para as mulheres.

“Quando se trata de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, as mulheres podem ser suas próprias piores inimigas ao tentarem fazer tudo e estar disponíveis para todos”.

“Isso pode levar ao esgotamento”, reforça a planejadora financeira.

Para evitar perder força, ela diz que “tem que haver alguns limites”. E isso vale tanto para a família quanto para o trabalho.

Ele começa definindo expectativas com seu empregador.

Há uma boa maneira de definir esses limites sem parecer ameaçador ou como se você estivesse emitindo ultimatos, diz Zohlen.

Por exemplo, ela sugere dizer algo como: “geralmente não estarei disponível depois das 17h30 porque temos algumas atividades que estamos fazendo com nossos filhos”.

“Ajude a definir esses limites. Sei que é difícil.”

“Temos que fazer um auto policiamento para ter certeza de que estamos conseguindo o tempo de que precisamos para recarregar nossas baterias”, diz Zohlen.

“Tanta coisa recai sobre os ombros das mulheres que estão trabalhando em casa e cuidando da família agora”, indica ela.

“E se não formos cuidadosos e diligentes com o autocuidado, iremos esgotar e não teremos o suficiente para compartilhar com a família.”

Em casa, Zohlen diz que é importante certificar-se de que as tarefas domésticas sejam feitas uniformemente, mesmo que seja difícil de aplicar.

Se você não fizer isso, ela diz que você estará perdendo a oportunidade de proporcionar as atividades dentro de sua própria família.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Experimente Oportunidades Educacionais

A última estratégia para buscar amenizar os impactos da pandemia nas suas finanças pessoais é que você experimente oportunidades educacionais.

Esteja você trabalhando ou desempregado, pode fazer sentido considerar aumentar seu conjunto de habilidades e adquirir conhecimento.

Para alguns, pode ser que agora tenham mais tempo livre para voltar a estudar.

Para outros, essa oportunidade pode ser sobre querer adicionar mais perícias ou uma certificação para torná-los mais valiosos e, quem sabe, até mesmo conseguir uma promoção.

Experimentar voltar para as aulas também pode valer a pena, especialmente para quem não tem um diploma de bacharel.

Aqueles que se formam na faculdade tendem a ganhar em média 80% mais do que os que possuem apenas o diploma do ensino médio.

Dito isso, pode não valer a pena se você tiver que assumir dívidas de empréstimos estudantis enormes. O momento é de sair das dívidas, não de fazer novas. 

Se você estiver interessado em desenvolver habilidades específicas, em vez de obter um diploma completo, você pode se inscrever em plataformas digitais que oferecem alguns cursos gratuitamente.

A especialista Cole-Davis considera importante a opção de estudos em meio à pandemia, “pude ver muitas mulheres voltando para a escola durante esse tempo”.

E para ajudar você a potencializar seus resultados profissionais e começar a investir rumo à independência financeira, baixe uma cópia gratuita do livro digital “Como Começar a Investir do Zero”.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE